segunda-feira, 16 de junho de 2014

Resenha: Ratos - Gordon Reece


Caro amigo,

Hoje escrevo a você a primeira resenha do blog! Vou falar sobre o livro “Ratos”, de Gordon Reece.



Sinopse:   "Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite."

Dados sobre o livro:
Editora: Intrínseca
Páginas: 238
Lançamento: 2011
Skoob: Ratos

Por que?: Eu comprei o livro porque estava em promoção num site. Não recebi recomendações, nem nunca tinha ouvido falar sobre ele.
O motivo de eu ter escolhido ele como o primeiro livro a escrever resenha foi: Surpreendente! 
Sabe aquele livro que você não espera muita coisa? Aquele livro que você compra por 3 reais e deixa ele na estante? Pois é, esse livro era só mais um na minha estante, até que um dia eu resolvi abrir e ver o que ele tinha a oferecer...

Arte da capa: Foi a primeira boa impressão do livro. A capa mostra uma parede suja de sangue e, no rodapé, uma famosa “casa de ratos”, popular em desenhos e filmes. Essa “casa” é cortada e mostra o título do livro escrito na orelha (uma indireta para os leitores não marcarem as páginas com a orelha).

Sobre o livro: O livro é narrado por Shelley, uma garota de quinze anos, vítima de bullying na escola. Nessa parte em que Shelley conta sua história de bullying, é possível relacionar com a vida real. Shelley sempre foi amiga de Emma, Teresa e Jane, mas com o passar do tempo, as garotas mudaram seus estilos, ficaram mais rebeldes e abandonaram de vez a ingenuidade, enquanto Shelley continuou a mesma garota tímida e simpática. Visto isso, as amigas não a aceitaram mais a presença dela e passaram a zombar dela todos os dias. Tudo saiu do controle quando Shelley é atacada do banheiro e tem o rosto e cabelo queimados. Foi o limite para ela e, devido à má administração da escola, nada foi feito.
Com medo de que as garotas a ataquem novamente e com consequências piores, Shelley e a mãe se mudam para um chalé escondido fora da cidade. Sem vizinhos, sem a presença de mais ninguém. Escondidos como ratos se escondem de gatos.
Diante disso, o leitor é colocado no lugar da garota. Milhares de pessoas sofrem bullying diariamente na escola e, nem sempre tem a oportunidade de se esconder.
Após se mudarem, tudo parece melhorar para a vida das duas. Todos os dias, a mãe sai para trabalhar enquanto Shelley fica em casa no meio de livros e de instrumentos musicais e recebendo aulas em casa.
Até aí, parece uma típica vida de vencedores do bullying e o livro parece, de início, uma história de automotivação.
Aí que a trama começa! A vida de Shelley e o desenrolar da história mudam por completo.
Durante a noite do aniversário de 16 anos, Shelley recebe uma visita nada desejada. Um ladrão. Para não dar spoilers, não vou contar o que acontece em seguida. Mas é perceptível um grande suspense e o leitor é convidado à uma nova perspectiva da mãe e da garota.
Gordon Reece soube juntar todos os elementos para um ótimo livro: Suspense, comédia, um pouco de romance na vida da mãe, automotivação e coisas surpreendentes.
Um livro extremamente forte. Após terminar de ler, fiquei com o livro na cabeça por muitos dias. Várias perguntas ficaram circulando pela minha cabeça! Qual é o nosso limite? Até que ponto conseguimos chegar sem perdermos a consciência? Uma simples garota, uma simples mulher, é possível que cheguem a tal ponto?
É preciso cautela pra ler esse livro, pois ele é muito impactante. Do nada a história muda e cenas fortíssimas surgem!  

Nota Pessoal: Em uma nota de 0 à 5, eu dou 4,5. Foi uma leitura muito rápida (os grandes acontecimentos surgiram do nada e eu, “psicologicamente”, não estava preparado) e eu gostaria de mais. Acredito que faltou um pouco mais de esclarecimentos no final.


Frase que eu mais gostei:

“Fitando o céu, eu gostava de imaginar que vivia em uma época mais simples e inocente – de preferência antes de surgirem os seres humanos, quando a Terra era um vasto paraíso verde e quando a crueldade de ferir apenas por puro prazer era completamente desconhecida.” 


Recomendo a todos que tiverem a oportunidade de ler! Vale a pena reservar uma tarde para este livro!
E uma dica: Cuidado! Ratos podem ser selvagens!
...

Espero que tenham gostado da resenha >_<  
Com carinho,
Markus A.

2 comentários:

  1. Oi Markus , tudo bem ?
    Tenho esse livro aqui mas ainda não li ( rs ) . A capa e a premissa foi o que me conquistou para comprar esse livro , são ambos muito interessante :) E mensagem que o autor quis mostrar ao leitor deve ser bem legal sobre o assunto de bullying , espero ler o mais rápido possível !
    Parabéns pela resenha ! Está Ótima
    Abraços !
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan! A mensagem do autor sobre bullying, tem lados positivos, mas também tem os negativos. Sugiro que leia, aí você vai entender o que eu quis dizer !!
    Obrigado pela visita ;) Abraços!

    ResponderExcluir