segunda-feira, 30 de junho de 2014

Desafio de Férias - Resenha #01 (por Rafaela César)

Caros senhores,


Hoje estou escrevendo sobre o primeiro livro que li no #desafiodeférias do blog (nesse post aqui o Markus fala sobre o desafio), escolhi (re)ler A Culpa É Das Estrelas do John Green!


SKOOB




EDITORA: INTRÍNSECA
ANO DE LANÇAMENTO: 2012
PÁGINAS: 283
ISBN: 9788580572261







Sinopse
Capa com a versão do filme
Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Confesso que deixei o livro alguns meses na estante, o motivo era simples, eu tava cansada de ouvir falar de ACÉDE me julguem e também com uma pontinha de medo do livro não ser tudo aquilo que falavam… Só resolvi ler o livro assim que fiquei sabendo sobre o filme(não queria uma chuva de spoilers na minha cabeça) e foi aí que deixei meus “preconceitos” de lado e decidi lê-lo.

Sobre o Autor
Vou deixar aqui o link do twitter e do vlog.

John Green é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. Com mais de um milhão de seguidores no twitter, é autor best-seller do The New York Times, premiado com a Printz Medal e o Printz Honor da American Library Association e com o Edgar Award, e foi duas vezes finalista do prêmio literário do LA Times. Com o irmão, Hank, mantém o canal do YouTube "Vlogbrothers", um dos projetos de vídeo on-line mais populares do mundo. Mora com a mulher e o filho em Indianápolis, Indiana.


Resenha
O livro começa com Hazel Grace Lancaster uma garota de 16 anos que tem câncer em estado terminal. Seus pais ficam preocupados com sua situação e a obrigam a frequentar um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, na intenção de que ela encontre amigos e tenha uma vida “normal”, já que seus dias se resumem a ler seu livro favorito e assistir programas de televisão.
Em umas das reuniões Hazel conhece Augustus Waters, um jovem de 17 anos que tem osteossarcoma e uma perna amputada, Gus é descrito com um jovem sorridente e bem humorado.
No inicio achei a Hazel muito chatinha, mas ao decorrer da história fui me encantando com ela
Uma das coisas que mais gostei no livro foi quando Hazel fala sobre o seu livro favorito para Augustus, Uma Aflição Imperial, livro esse que é muito importante na história.
Assim como Hazel, Augustus também fica curioso pra saber o que acontece no final de Uma Aflição Imperial e então decide mandar um e-mail para Peter Van Houten, autor de Uma Aflição Imperial. Augustus logo que recebe a resposta de Peter liga pra Hazel e conta pra ela, a garota fica super entusiasmada e decide mandar um e-mail também, recebendo uma resposta alguns dias. Na resposta Peter Van Houten diz que adoraria responder o que acontece no livro, mas que só falaria pessoalmente e que se algum dia Hazel quisesse o visitar em Amsterdam o mesmo a estaria esperando para uma conversa… sem mais detalhes por motivos de spoiler hihihi
Juro que até hoje espero o querido do João Verde escrever Uma Aflição Imperial, sério, a paixão que Hazel tem pelo livro me deixou com muita vontade de lê-lo :(
Bom, depois de algumas semanas(com alguns probleminhas) de terem se correspondido com Peter Van Houten, Agustus e Hazel embarcam para Amsterdam, onde conhecem o autor favorito de Hazel e infelizmente acabam se decepcionando com algumas coisas...
O que posso falar do livro é o seguinte... ele me encantou bastante, me fez rir e chorar, apesar do drama ele é divertido.
Me surpreendi bastante com o final, juro que nem por um momento imaginei o que aconteceria.


Separei algumas das minhas partes favoritas


Se ela estivesse melhor ou o senhor, mais doente, então as estrelas não estariam tão terrivelmente cruzadas, mas é da natureza das estrelas se cruzar, e nunca Shakespeare esteve tão equivocado como quando fez Cássio declarar: “A culpa, meu caro Bruto, não é de nossas estrelas/ Mas de nós mesmos.”
  
 "Eu estou apaixonado por você – ele disse, baixinho./ - Augustus – falei. /- Eu estou – ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. – Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."


"Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso."
"Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e 0 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muito deles, em que fico zangada com o meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter."  


Avaliação: 


Amei e indico pra quem ainda não leu...

Onde comprar: 


-
Espero que tenham gostado :)
Beijos,
Rafa César.

1 comentários:

  1. Les montres conçues de manière créative et sans limites sont les véritables éditions limitées des plus grandes marques horlogères d'aujourd'hui.fausse montre Voir la Rolex Daytona Rainbow 2018 d'une valeur presque triple, de son prix de détail de 90000 $ à 200000 $, n'est qu'un exemple parmi tant d'autres. À cette occasion, nous allons nous familiariser avec la dernière itération de montres Rolex Daytona serties de diamants, avec la Rolex Daytona 116588TBR, surnommée «Eye Of The Tiger Daytona» ou, comme j'aime l'appeler,copie montre la «Rorschach Testez Daytona »d'après le motif unique serti de son cadran.

    ResponderExcluir