sexta-feira, 20 de março de 2015

{Minhas Impressões} A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


Caro amigo, 

A Editora Novo Conceito enviou para os blogueiros que cadastraram para parceria de 2015, os 8 primeiros capítulos do livro "A Playlist de Hayden", de Michelle Falkoff, que será lançado dia 6 de abril. Hoje, eu vim falar sobre o que eu achei desse início do livro.




Sinopse: A playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.


Minhas impressões: 

"Você nunca conhece uma pessoa até ouvir o que ela gosta." - essa frase já me conquistou de cara. Não tem nada que eu ame mais que livros e músicas.
"A Playlist de Hayden" é narrado por Sam, um garoto muito simpático, mas que só tem um amigo: Hayden. Na verdade, tinha.
O livro começa com a terrível descoberta feita por Sam, que seu melhor amigo se encontrava morto, enrolado sobre seus lençóis de Stars Wars. Sem entender muita coisa, pensando que Hayden estava só com uma ressaca, ele começa a pensar no que aconteceu na noite passada, mas aí ele vê algo que dá um fim no seu pensamento: Uma garrafa de vodca vazia, um frasco de remédio de tarja preta também vazio, um pen drive e um bilhete:

Hayden havia se matado. E só deixou uma playlist como resposta ao feito.

Assim, cada capítulo tem como título, uma música da playlist e olha... Eu seria melhor amigo do cara só pelo gosto musical dele. É claro que, antes de terminar o primeiro capítulo, eu já tinha olhado todas as oito músicas e poxa...  não tenho o que criticar, viu! É uma playlist um tanto depressiva e ... meu estilo, cara!

Estamos, então, diante a nova realidade de Sam. Superar e entender a morte do amigo. Os dois eram garotos bem solitários no mundo geek, mas o real sofrimento de Hayden estava ligado ao bullying que ele sofria, até mesmo pelo próprio irmão.
É triste de pensar que esse livro tem muito da realidade de muita gente que sofre disso e, não sei se é por causa da playlist que eu to ouvindo enquanto escrevo, mas ... lágrimas.

"Eu tinha escutado aquelas músicas sem parar nos últimos dias, tentando descobrir o que ele quis dizer com aquilo. Ouça. Você vai entender. O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontrá-lo. E eu tinha certeza absoluta de que era tudo culpa minha, apesar de esse não ser um assunto no qual eu estava preparado para pensar naquele momento. Mas eu ouvia várias e várias vezes aquela playlist, procurando pela música que confirmasse aquilo, a música que jogaria toda a culpa em cima de mim. Mas até agora eu não tinha encontrado nada."

No dia do funeral, Sam conhece Astrid, que o chama a atenção pela beleza, pelo estilo e por ela ter o seguido até uma loja de artigos nerds. Astrid era uma conhecida de Hayden que Sam não conhecia e isso provocou um certo tipo de ciúme. Mas logo eles se tornam amigos e ela, de alguma forma, o ajuda na superação.

Os primeiro capítulos apresentam um livro repleto de drama, tensão, pureza, inocência e mistério. Os personagens são bem trabalhados dando o incrível toque da realidade e ouvir as músicas citadas é como sentir o que Sam estava sentindo.
Esse é o meu gênero literário favorito, então eu li as 86 páginas disponíveis de uma vez e agora tenho uma longa e torturante espera até o lançamento. To realmente com muita vontade de saber mais músicas da playlist, descobrir alguns mistérios e chorar um pouquinho (o que é muita provável que aconteça).
Esse livro, com certeza, vai fazer um sucesso enorme porque tem o tipo de história que é difícil não gostar.

É isso! Espero que tenha gostado e se interessado pelo livro. Quando lançar, venho com a resenha do livro inteiro.

As músicas que eu mais gosto da playlist:
O1. How To Disappear Completely - Radiohead  (melhor de todas, pra sempre, lembra As Vantagens de Ser Invisível)
O2. Invisible - Skylar Grey  (conheci essa cantora mês passado - por causa da Nicki Minaj - e ouvi várias músicas dela, aí a encontro nesse livro...  destino?  ~lágrimas)
O3. One - Metallica (tem um olho na minha lágrima. Que saudade de passar as noites lendo e ouvindo Metallica )
O4. I Don't Want To Grow Up - Ramones (Eu não quero crescer ... a letra dessa música é muito eu!!)
... e várias outras. Quando lançar o livro, eu faço a playlist de abril com as músicas do livro !

Um Abraço!
Markus A.


26 comentários:

  1. Oii Markus, tudo bem???? Nossa!!!! Primeiro, eu amo livros com essa temática. Inclusive, tenho um projeto engavetado sobre. Quem nunca desejou se matar? (ok, eu é que sou louca mesmo, kkk). Mas adorei saber suas impressões sobre essa "amostra" do livro. Acho que muitas lágrimas vão cair quando o livro for lançado né?
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giih! Joia?! Eu também amo livro com essa temática. Quem nunca desejou se matar? Quem nunca? kkkkkkk
      Lágrimas previstas.
      Beijo.

      Excluir
  2. Oi Markus, se eu também não tivesse lido os primeiros capítulos, já ia querer comprar o livro só por causa desse seu post!!! Estou ansiosa pelo desenrolar da história.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, Mari !! To mto ansioso também !! Esse livro promete!!
      Beijo

      Excluir
  3. Markus querido, como vai?

    Estou esperando o meu livro desse, parece ser muito bom, não vejo a hora de ler rsrs. A Novo Conceito tem caprichado em seus lançamentos.
    Amei as músicas escolhidas na playlist.

    Beijoks.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/resenha-um-novo-amanhecer.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Td bem?!
      Realmente a NC ta caprichando muito nos seus lançamentos. Não vejo a hora de terminar esse livro.
      Essa playlist é foda *-*
      Beijo

      Excluir
  4. Oi Markus! Tudo beeem?

    Senhor! Tanta gente falando bem dessa prova e eu aqui esperando a minha chegar </3, acabei de ver as impressões de uma blogueira em outro Blog, mas a sua até que foi bem mais construída :3

    Eu me apaixonei por essa sinopse desde a primeiea vez em que a vi, e espero ter a oportunidade de ler o livro todo *-*

    Abs!
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Jhonatan! Caalma , a sua vai chegar !! *--* Adorei tudo sobre o livro, tenho certeza que vai gostar.
      Abraço!

      Excluir
  5. Oi Markus, tudo bem ???
    Já tinha ouvido falar desse livro mas não sabia muito bem do que se tratava, graças as suas primeiras impressões eu finalmente descobri !!! ^^
    Confesso que não me interessei muito pelo livro, me lembrou um pouco (pelo menos por causa de alguns detalhes) do As Vantagens de Ser Invisível, e só por isso eu já desanimei um pouco, rsrsrsr. Não curti muito o Vantagens e não sei se gostaria desse livro, mas não descarto a ideia de ler para tirar a dúvida !!!
    O que mais me interessou foi que cada capítulo apresenta uma música da playlist, fiquei super curiosa para saber quais são as músicas. A eu também não nego que adoro uma música meio depressiva, pronto falei, rsrsrs.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, joia?!
      Me lembrou As Vantagens de Ser Invisível e eu o amei !! A coisa da playlist foi o que me conquistou de cara. Assim como As Vantagens de Ser Invisível também tem a sua playlist.
      Música depressiva é a melhor coisa haha'
      Beijo

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nossa a sinopse é interessante e pelos seus comentários eu realmente fiquei com vontade de dar uma chance ao livro, por mais que me lembre o meu insuperável As Vantagens de Ser Invisível acho que pode ser uma boa ler esse livro, gostei mesmo!
    Leitora nova aqui no blog e já estou seguindo e adorando viu?!
    Beijos.
    Se puder, dá uma passadinha no meu cantinho: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Willma. Você vai lembrar muito de As Vantagens de Ser Invisível lendo esse. O que é muito bom !!
      Obrigado por seguir. Vou dar uma passar no seu sim!
      Beijao

      Excluir
  7. Essa frase que você citou no começo é realmente a mais verdadeira que existe kk qualquer livro que envolva música me atrai, então a curiosidade já foi lá pro alto, assim como a sua. É sempre bom dar uma chorada com livros né? Faz tempo que não alago o quarto, acho que essa deve ser uma ótima aposta pra isso hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre filmes, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que envolve música me atrai. HAHA' Olha, eu acho que esse vai provocar muitas lágrimas, viu!
      Beijo

      Excluir
  8. Oi, Markus! Já tinha visto algumas fotos desse livro pelo Instagram, mas não sabia nada da história. Fiquei super curiosa e essa obra entrou para a minha wishlist. Aguardo o lançamento. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é linda, né Gabi?! To louquinho pra terminar!
      Beijo

      Excluir
  9. Ele já esta na prioridade da minha wishlist! Minha amiga recebeu e estou doida para lê-lo.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca. Também ja esta como prioridade na minha haha'
      Bjo

      Excluir
  10. Nossaaaaaaaaaaaaaaaa!! Agora eu necessito ler esse livro, fiquei curiosa demais.
    Achei uma temática bem interessante, parece ser um livro que prende demais nossa atenção.
    Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prende muito a atenção. Li os 8 capítulos em menos de duas horas.
      Bjo

      Excluir
  11. Que livro incrível Marckus gostei muito da história, mais devo dizer que mais que isso gostei muito mais, foi da capa dele é demais :D
    parabéns pela postagem
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa não é massa?! Curti pra caramba tambem!
      Abraço

      Excluir
  12. Oi Markus
    Li meus oito capítulos também e minhas impressões e as suas foram quase as mesmas haha. Deixei programado as minhas impressões para serem publicadas as 15:00 horas de hoje (24/03) caso quiser conferir ;) Estou ansiosíssima para o lançamento e essa playlist é incrível.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary !! Vou lá conferir suas impressões, sim! Beijo.

      Excluir
  13. Oláaa,
    Também recebi a amostra desse livro, e logo fiquei muuito curiosa para lê-lo. Amo música, então o nome já me conquistou!! Achei isso do livro também, as nossas primeiras impressões foram as mesmas. Agora temos que esperar o lançamento do livro, até lá vamos nos torturar.
    Beijos!!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lanço das músicas me ganhou também viu!
      haha' Esperar :'(
      Bj

      Excluir