segunda-feira, 30 de março de 2015

{Resenha} Confesse-me - Hugo Ribas


Caro amigo,

Hoje trouxe a resenha do livro Confesse-me, do autor parceiro do blog, Hugo Ribas. Se você viu o post sobre a parceria, sabe o quanto eu amo a capa desse livro e ela é uma das mais fodas da minha estante.
Sem enrolação, vamos lá!



Dados do livro:
Páginas: 104
Editora: Giostri
Ano: 2014
Skoob: Confesse-Me

Sinopse: Hector está à beira dos 30 anos e sempre relegou seu sonho de ser escritor em nome de "empregos estáveis" para ajudar a mãe a sustentar a casa. Em meio a uma revisão de sua vida e como chegou ao ponto em que se encontra, ele expõe ao leitor o dilema que envolve reconhecer aquilo que se é e se deseja fazer na vida, por prazer e não pela simples obrigação das contas a pagar no final de cada mês.

Resenha:
"Sabe essas perguntas todas que vêm à cabeça todas de uma vez nos momentos de dificuldades? Sabe aquela sensação de que até então sua vida inteira foi um erro grotesco, uma verdadeira cagada?"
Assim é a narrativa do livro Confesse-me. Despojada, irreverente e única. 
Bom, o livro é narrado por Hector, um cara daqueles mal sucedidos - tipo eu - que é bancado pela mãe e tem o sonho de ser escritor (ainda é tipo eu). 
Hector está sempre insatisfeito com sua vida, seu emprego e amarga o ódio de não conseguir criar uma história e ganhar algo como escritor. 
O livro é bem pequeno, mas isso não quer dizer que não tenha uma grande história. Logo no início, percebe-se que Hector tem uma grande inteligência e o sarcasmo é um dos seus melhores amigos.
Ele conquista as pessoas por onde vai, mas não tem prazer por isso. Ele sabe manipulá-las, mas não consegue se organizar. Contas a pagar, responsabilidades e uma forma muito despojada de descrever tudo e todos.

Além das preocupações diárias, dramas e responsabilidades, esse livro é sobre escolhas. Escolhas que fazemos e rumos que tomamos. É sobre você olhar para dois caminhos: O que você precisaria e o que você ama. É sobre até onde você vai pelo que gosta e até onde você aceita a pessoa que se tornou. É facilmente identificável e tudo se torna uma metáfora inteligente quando você compara à sua própria vida. 
Resumindo, um livro inteiramente profissional e psicológico. Tem muita coisa atrás da história engraçada e irreverente contada por Hector. vontade de ser alguém melhor, de ir atrás do que você realmente ama e de se transformar começando pelas coisas mais simples. E apesar de Hector ser um cara muito mal humorado e reclamar muito da vida, a característica que marca o personagem é a força de vontade.  

Outra coisa que me chocou muito no livro, foi ele contando sobre sua mãe. Uma mulher que trabalhou a vida inteira, teve problemas no casamento e, no tempo do livro, trabalha num shopping, onde passa a maior parte do seu tempo. Tipo, retrata muito bem a realidade de muitas mulheres e todos os problemas que elas enfrentam. De sofrer com problemas alcoólicos do marido à perder todos os cabelos.

"Sobreviver... Era isso que ela fazia todos os dias. Sobrevivia. trabalhava, trabalhava, trabalhava  pra sobreviver, ocultando tudo o que de melhor existia nela."

E como o sonho dele era conseguir escrever um livro, em grande parte do tempo, são relatadas suas tentativas de escrita. Começa com Benjamim, que nunca deu muito certo e depois ele recebe uma "visita" de Profeta Clara, e essa ganha vida em seus pensamentos. 



" Finalmente eu disse 'NÃO' para tudo aquilo que não estava de acordo!!!
Durmo, tranquilamente...
Desperto pela manhã com a magnífica sensação de não ter de ir para a merda. Projeta Clara me aguarda, pacientemente. Tomo meu café, tranco-me em meu quarto e me entrego."

"Merda" é como ele, carinhosamente, chama o local onde trabalhava.

Sobre a escrita: Impossível não se aconchegar com uma leitura tão boa. A escrita do Hugo é leve e, ao mesmo tempo, forte. É daquele tipo que você lê bem calmamente pra não chegar ao fim tão cedo. Ressalto a incrível inteligência do autor na escrita desse livro.

Sobre a edição: As edições da Giostri são sempre muito boas. As folhas são amareladas, o livro tem orelhas e a diagramação é ótima. A única coisa que eu observo nos livros da editora é que as letras são um pouco menores e as linhas são menos espaçadas que o normal, o que sempre deixam os livros mais curtos e fininhos. Se comparar com as letras da Novo Conceito, por exemplo, a diferença é muito perceptível. Mas é uma coisa que só altera no aspecto visual. Nada que atrapalhe a leitura. 
E a capa... não preciso comentar, né?! Melhor capa. 

Nota final: 5. 

___________________________________________________

Então, é isso! Me diz aí o que achou da resenha e se interessou pelo livro! :D 
Queria agradecer ao autor pela parceria e pela oportunidade de ler esse livro incrível e que vai fazer muita diferença na minha vida. Vou demorar a desapegar do jeito engraçado do Hector e suas desventuras.
Vamos às novidades:
Concurso:
Está rolando o Concurso Contos em Cartas. 
Envie um conto de autoria própria para blogmundoemcartas@gmail.com e concorra a prêmios (livros, camiseta, marcadores e outros mimos). Serão 2 contos premiados.
Todas as informações e regras: http://goo.gl/pHUvEI

Promoções:
  Aniversário de 5 anos do blog Pétalas de Liberdade.
São 12 livros para 4 ganhadores.

Aniversário de 1 ano dos blogs Sra. Bookaholic e Interessante de Ler.
São 36 livros para 9 ganhadores.

Instagram:
O Mundo Em Cartas agora também está no Instagram, siga: 
@mundoemcartas 
E curta nossa página no Facebook.

Obrigado!

Um abraço.
Markus A.



48 comentários:

  1. Oláá! Bom, já li umas 4 resenhas desse livro e estou louca para ler ele. Pretendo comprar em breve. Parabéns pela resenha!

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!! Compre, leia e resenhe *-----* Espero pra ler o que achou! haha
      Beijo

      Excluir
  2. Essa é a segunda resenha que leio do livro e só fico mais curiosa sobre a história. Parece ser realmente uma história incrível! Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! É, de fato, uma história incrível! XD '
      Beijo

      Excluir
  3. Nossa, acabei de conhecer o livro. Sua resenha me despertou interesse, pois esse livro retrata não só "a realidade das tantas mulheres" como você citou, mas a realidade de todos. Achei a temática interessante, e essas cores da capa são lindas <3
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Super verdade o que você disse, retrata a realidade de todos.
      Essa capa né <3 haha'
      Abraço ! o/

      Excluir
  4. Olá Markus
    A critica a respeito desse livro foi sempre positiva em todas as resenhas que li!
    Ansiosa para começar a leitura!
    Querido, te indiquei na tag Meme Escrito
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Todas as resenhas que eu li desse livro foram positivas. Sinal que é realmente mto bom.
      Obrigado pela indicação! Vou responder em breve!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá,
    Não visto nenhuma resenha sobre esse livro. Gostei muito, viu?!
    Me atraiu bastante. Vou procurar.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana! Procure sim. É uma leitura que vale muito a pena.
      Beijos

      Excluir
  6. A linguagem parece ser bem acessível para nós jovens né!

    E a questão das escolhas... Nossa... Cada opção nos leva a uma consequência! Eita causa e efeito que não se separam... Acho que esse livro pode ser uma boa para refletir sobre esses aspectos ;]

    www.onigiricat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Exatamente, esse livro é ótimo pra refletir sobre a relação escolha/consequência. E a linguagem é super de boas!
      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Markus, tudo bem contigo ???
    Assim como você eu acho a capa desse livro maravilhosa, ela é ótima e acredito (mesmo sem ter lido o livro) que ela reflete um pouco do que o livro quer nos apresentar. Só de ter esse fundo roxo, meio lilás, eu já me encantei ainda mais, acho que são poucos os livros que possuem a capa roxa né ?!
    Tenho certeza de que gostaria desse livro, gosto bastante de livros com uma linguagem irreverente e acessível, mas que contenham várias mensagens dentro de suas páginas. Espero um dia ter a possibilidade de conferir essa história com meus próprios olhos !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ryoko ! Joia?!
      A capa é linda, nao canso de dizer!! :3
      As mensagens dentro dele são lindas e transcritas numa linguagem super acessível. Espero que possa ler!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi
    Não conhecia o livro e nem o autor o livro parece ter uma premissa interessante e fiquei curiosa para conhecer a escrita, sera que ele consegue realizar o seu sonho, eu também tenho sonhos e vivo frustada por não conseguir realizar eles.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Não vou te dar o spoiler sobre ele realizar o seu sonho, mas o livro ensina que é possível realizar, fazendo as escolhas certas e abrindo mão de algumas coisas.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Markus!!
    E de cara me apaixonei pela capa do livro, é linda, despojada e diferente! A historia do livro parece ser bem envolvente e gostosa de se ler! E nos mostra a não desistir de nossos sonhos! Beijos! Adorei a resenha!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luan! Vlh, essa capa é mto diva!
      Livro super gostoso de ler! haha'
      E sim, mostra a não desistir dos nossos sonhos e a tomar decisões corretas.
      Abraço!

      Excluir
  10. Oi Markus que capa incriável é essa pelo amor de DEUS, só pela capa já deu vontade de ler e imagina pelo conteúdo, sabe que esse livro é muito verdadeiro até porque muitos deixam de realizar seus sonhos por alguns problemas, mais com muito mais esforço pode ser conquistado, parabéns pela resenha, quero muito ler :D
    Abraços

    http://www.pedrosanttos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro !! Capa perfeita ne *--------* hahah'
      Olha, se ler, não vai arrepender, tenho certeza!!
      Abraço!

      Excluir
  11. Oii Markus, tudo bem???? Acho que eu ia amar esse livro . Eu para me tornar autora, precisei chutar mais baldes do que posso contar. Baldes demais, acredite em mim. Mas nem por um momento, eu me arrependo disso. Eu faria tudo novamente. Fácil??? Que nada. Mas é somente fazendo o que amamos, que podemos ser feliz. Eu sempre digo, prefiro comer pão e água e escrever, do que comer camarão e trabalhar em um escritório. Graças, ainda não estou no pão e água, mas se precisasse, eu não hesitaria por um momento sequer =D
    Adorei sua resenha.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih!! Joia?!
      Eu imagino o tanto de coisas que voce teve que abrir mão pra se tornar escritora. E sei que não é nada fácil. Mas com amor, confiança e a cabeça no lugar, dá pra chegar la ne?
      Que bom que gostou da resenha.
      Beijos

      Excluir
    2. Giiihhhh!!! Toca aqui! Eu também prefiro passar a pão e água e escrever... Do que comer camarão e trabalhar em escritório! É tão bom encontrar pessoas que compartilham dos mesmos ideais rsrsrsrsrsrssrs

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Vi que você passou pelo meu blog e eu é claro vim retribuir a visita, seguindo!

    Nossa, amei a capa desse livro. Eu sou do tipo que infelizmente julga um livro pela a capa e vou querer ler esse ai. E a resenha está ótima, adorei!

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Joia?!
      Obrigado por seguir. Eu tbm sempre julgo o livro pela capa :/
      Ah, e leia sim. Será uma ótima leitura, com certeza!
      Beijos. Volte sempre!

      Excluir
  13. Oláaa,
    Adorei a proposta do livro, ainda mais quando você disse que o livro é bom e que a escrita dele flui perfeitamente. É bom livros assim! Quero ler em breve, porque que eu irei me identificar. Além que o personagem já me conquistou quando, na sua resenha, você citou o sarcasmo!!! E a capa para ajudar é linda!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!! A escrita é ótima!! Leia assim que puder, é muito bom. Essa capa ne <3 <3 haha'
      Beijos

      Excluir
  14. Que capa mais maravilhosa gente <3
    Eu não conhecia esse livro, mas vou procurar *_*

    Ps : EU já disse que seu blog é muito amor né? Queria seguir aqui, mas tô com um problema q não consigo seguir ninguém :"(

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ! Essa capa ... não vou parar nunca de eologiar <3 <3
      haha'
      Ps.: Owwwnt *--------* Obrigado. É só voltar sempre! hehe'
      Beijão

      Excluir
  15. Oi, Markus! Tudo bem? Ainda não conhecia o livro, mas (também) fiquei encantado com a capa dele e sua resenha super me convenceu a lê-lo! Já estou ansioso para conhecer o Hector! rs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Tony! Joia?! Cara, leia sim! O Hector é gente boa demais! hahah'
      Abraço !!

      Excluir
  16. Markus, obrigado pelo carinho, pela leitura, pela parceria! Enfim, fico feliz que tenha compreendido com perfeição as mensagens positivas por trás de tanto sarcasmo e tantos pensamentos caóticos desse tal de Hector rsrsrsrsrsrs

    Sucesso pra você!!!
    Hugo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hugo! Eu que agradeço! haha'
      Cara, você tem mto talento e saber usar as palavras. O Hector se tornou um personagem incrível e que todo mundo se identifica!

      Sucesso pra você, também!
      Abraço!

      Excluir
  17. Oi Markus,super gostei da resenha,é super positiva sobre o livro.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Joia?! Que bom que gostou! Beijos :*

      Excluir
  18. Oi Markus, obrigado por sua visita e comentário lá no Doces Letras.
    Gostei muito da sua resenha, mesmo não conhecendo o livro e nem o autor.
    Vou dar uma pesquisada pra saber mais sobre ele.
    Gosto de livros assim, que instiguem minha curiosidade e que me façam refletir sobre os temas abordados nele.
    Já estou seguindo aqui e em suas redes sociais.
    Abraço e sucesso.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia! Obrigado por seguir ! *--*
      Sucesso pra voce tbm !
      Beijo

      Excluir
  19. Oii!!!

    Já tinha lido resenhas desse livro e achei com uma premissa muito interessante, bem diferente de tudo que li esse ano. Gostei, inclusive, da capa, bem característica.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    Participe da Promoção de Páscoa. São diversos livros para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete ! Eu curti mto esse livro tb por ser diferente de tudo que li esse ano! haha'
      Beijos

      Excluir
  20. Ahhh, você falou tão bem do livro!! Adorei sua resenha.
    Agora quero ler Confesse-me também! Adoro quando o livro é tão bom ao ponto da gente não querer terminar...
    Eu também gostei da capa!

    Adorei seu blog, seguindo ;)
    Beijos,
    Gaby.
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby! Obrigado por seguir! Leia sim, não vai arrepender! Beijoos!

      Excluir
  21. Parece mesmo um livro bem realista, adoro livros assim com os quais até me identifico...sua resenha está ótima, parabéns!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Obrigado. Sim, o livro é mto realista, o que é muito bom!
      beijos

      Excluir
  22. Oi Markus, eu tava mesmo esperando essa resenha rss desde que você falou da parceria, e o que posso dizer além de que EU QUERO ESSE LIVRO rss!

    A premissa do livro parece ser muito bacana e muito interessante!

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai, Joanderson !
      É muito bom, cara!!
      Se tiver a oportunidade, LEIA!!

      Abraço!

      Excluir
  23. Adorei a resenha, eu não conhecia esse autor e tampouco o quão sua escrita é boa. Estou encantada pela resenha ♥ Continue assim *-*

    Bjs, Beatrice.
    ahoradocafeliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá! :)

    Também acho essa capa muito linda!
    Há um tempo, eu fechei parceria com o autor e só estou esperando o livro chegar para devorá-lo.

    Confesse-me parece incrível. Já estava super animada para lê-lo e sua resenha me deixou mais animada ainda. Parabéns! <3

    Beijos e até! :*

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir