sexta-feira, 6 de março de 2015

{Resenha} Welder Thompson e o Mundo de Arcádya - Jeferson Mello


Caro amigo,
Escrevo hoje a resenha de um livro que eu ganhei num sorteio realizado pelo autor. Eu já havia falado desse livro aqui no "Dica de Leitura". O Jeferson é um cara muito legal e eu não via a hora de poder ler o livro dele. "Welder Thompson e o Mundo de Arcádya" ... um livro onde não falta mistério, fantasia e ação.
Vamos lá!





 Dados do livro:
Páginas:304
Editora: Giz Editorial
Ano: 2014

Sinopse:
    Dezessete anos depois da perda da mãe e do misterioso desaparecimento do irmão gêmeo, Welder percebe que não é um rapaz normal: ele é dono de estranhos poderes. Não bastasse isso, descobre ser o alvo principal de assassinos com poderes sobrenaturais a mando de um desconhecido inimigo.
    Estando com a vida ameaçada, o jovem parte para o Mundo de Arcádya, dimensão de onde provem suas origens, e se vê diante de uma grande decisão: terá que enfrentar o inimigo que está a sua procura, se quiser entender o que de tão misterioso aconteceu no passado.
    Em meio a uma trama cheia de surpresas, Welder terá as mais perturbadoras revelações e aprenderá que certas respostas podem ser muito perigosas quando encontradas...
    Fantasia, mistérios, romance e confrontos de tirar o fôlego se juntam nessa trama que surpreenderá o leitor a cada página!

Resenha: 
Como eu havia dito quanto postei sobre esse livro, fãs de Percy Jackson irão adorar! Foi assim comigo. O livro me surpreendeu logo no início com sua ótima escrita e a facilidade da leitura. 
Welder Thompson sempre foi um garoto rebelde e dá muito trabalho na escola. Sua rebeldia tem um motivo: Há 17 anos, sua mãe morreu e seu irmão gêmeo ficou desaparecido depois de um acidente num hospital. Ele cresceu com o pai e uma madrasta nada simpática. Nesse seu cotidiano, o garoto vivia buscando respostas para sua vida e passava o resto do tempo irritando os professores ou fazendo algum vandalismo por aí.
Num certo dia, Welder e um amigo decidem sair pra pichar, mas as coisas saem dos limites e e a polícia os vê. Sem paciência para aturar os vândalos, os policiais saem atrás dos garotos e, quando são cercados e Welder está prestes a apanhar, o policial sai voando tomado por um pulso de vento. 
Welder não acredita que fez aquilo e a curiosidade o incomoda, até que ele se vê perseguido por caras com roupas bem estranhas e percebe que tem algo de muito errado acontecendo. 
Se sua vida era confusa, depois disso, a coisa piorou toda. Mais perguntas surgiram na sua cabeça e mais sua vida ficava complicada. Ele descobre que tem poderes, mas não sabe como usá-los.
Aparece, então, Pestana. Ele é um dos caras que o perseguia, mas que na verdade estava o  protegendo dos outros perseguidores. Pestana é um senhor de aparência velha, mas com um corpo de quem pratica, há anos, artes maciais. Welder e Pestana são atacados por dois outros caras de roupas estranhas. Kad e Kay. Dois "guerreiros" na intenção de acabar com o garoto.
A partir daí, muita luta, muito mistério, mais um pouco de luta e ação fazem o livro tirar o fôlego, além das revelações que se encaixam incrivelmente. 
Pestana apresenta a Welder o mundo de Arcádya. Um "mundo paralelo",  numa época não tão atualizada como o mundo normal (lá não existiam carros). Esse seria o início do caminho para as respostas que Welder tanto busca. 
No mundo de Arcádya, muita coisa é diferente. As pessoas tem poderes, pertencem à linhagens de grandes mestres e há um centro de treinamento e aperfeiçoamento de seus dons. É lá que Welder passa a maior parte do tempo, com novos amigos, um mestre que o obriga a acordar cedo e fazer treinos intensivos, garotas e outros rapazinhos rebeldes que não podiam faltar. 
Arcádya trouxe uma nova vida para Welder, mas como é de se esperar, nem tudo é coisa boa. Há também os inimigos. E o inimigo mortal é Dehn. Um poderoso ser que tem uma grande relação com o sumiço do irmão e a morte da mãe de Welder. Durante a história, eles sem encontram muitas vezes e Dehn tem várias oportunidades de matá-lo, mas precisa dele vivo. E ele, claro, precisa enfrentar Dehn para saber as respostas e descobrir porque ele tem que passar por isso. 

O livro tem uma história extremamente envolvente e imaginativa.  Diferente de alguns livros de fantasia, esse é facilmente imaginável e as batalhas são agonizantes e super bem descritas. O autor soube criar cada cena de modo que o leitor não se perde na leitura e sempre quer mais. 
Esse lance de outro mundo, poderes, desafios, inimigos mortais, etc, é arriscado por ser uma área um tanto comum na fantasia, mas nesse livro o autor foi feliz e soube diferenciar e inovar, criando assim uma trama cheia de surpresas e mistérios com uma aura hipnotizadora e um desenrolar de deixar qualquer leitor cheio de emoção. 
É um livro que eu apostaria como uns dos melhores da literatura nacional atual, está sendo muito reconhecido e tem muito potencial pra ser publicado em outros países.
Críticas?
Como qualquer livro que começa a ser reconhecido, esse também é alvo de algumas críticas a serem esclarecidas. Um site de grande referência no Brasil publicou sobre essa obra e a maioria dos comentários foram críticas em cima do nome "Welder Thompson". Diziam que, por ser um livro nacional e que se passa aqui, o garoto devia ter nome brasileiro e que autor quis "americanizar" a obra. Bom, por palavras do autor, o livro não se passa no Brasil. Em momento algum, na história, fala que Welder mora no Brasil e eu, como mero blogueiro e leitor, acho esse pensamento um tanto ignorante. Onde foi definido que um autor brasileiro tem que escrever sobre o Brasil? Onde foi definido que um autor americano tem que escrever sobre os EUA? Seria errado que eu desse ao meu filho o nome de Welder?! Seria antipatriotismo? Pra mim, essa ideia é sim ignorante e um preconceito literário sem cabimento algum. (meu nome é Markus, eu sou americanizado por isso?!)

Sobre a edição: Apesar das folhas brancas, a edição desse livro foi muito bem feita e as letras, mais claras e bem espaçadas facilitou muito a leitura. A capa é incrível e convidadita e há poucos ou nenhum erro de diagramação.
Sobre a escrita: Como já comentei, o livro tem uma ótima escrita. Leve e detalhada. Um tom de humor que deixa tudo mais fácil de ler e dá mais qualidade ao livro. 
Nota Final: 5, com toda certeza. O potencial que esse livro apresenta é de impressionar e espero ansiosamente mais obras do autor. 

Onde Comprar


__________________________________________________
Então, é isso! Espero que você tenha gostado da resenha. 
Gosta de escrever?! Fique ligado, em breve será lançado um concurso cultural de contos aqui no Mundo Em Cartas. 

Um abraço!
Markus A.

30 comentários:

  1. Olá Markus
    Adorei sua resenha, principalmente a parte sobre críticas. Isso sobre americanizar ou não as personagens vai de cada autor. Eu, como escritora frustrada que sou, nunca consegui escrever a menos um conto que se passasse no Brasil (desculpa sociedade, mas vejo coisa errada de mais nesse país para ter algum orgulho em ser brasileira) e como futura mãe, o nome escolhido para minha filha é Amy Lee. Já me perguntaram muitas vezes: Porque não Emile? Porque a filha é minha e eu ponho o nome que eu quiser e se achar ruim eu coloco Marlin Morroe kkkkkkkk.
    Gostei bastante de sua resenha e fiquei interessada no livro. embora seja considerada velha de mais pra infanto juvenil, acho que são estórias incríveis, emocionantes e que passam lições lindas. Sou apaixonada por Percy e saber que a estória agrada aos fãs da saga do Rick, fiquei ainda mais empolgada para lê-lo.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary !! Amy Lee - ADOREI !!
      Olha, eu acho que vai gostar sim, pq é um estória muito boa e vai passar muita lição sobre família, amizade, superação, etc!! Leia !! *-*
      Beijos

      Excluir
  2. Markus amei a resenhe e principalmente a parte em relação a critica, tambémpenso como você, mas infelizmente alguns leitores acreditam que só por ser um livro nacional todos os personagens tem que ser um Maria e João da Silva, nada contra os nomes, em casa mesmo temos os dois, mas é bobeira, vamos valorizar o que é nosso também.

    Beijos e bom final de semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/resenha-uma-licao-de-amor.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina "João da Silva e o Mundo de Arcádya"? Pqp ne. kkkkkkk
      Beijoo

      Excluir
  3. Oi Markus, ótima resenha como sempre! O livro parece ser muito interessante, e devo confessar que estou muito feliz de está lendo resenhas de obras brasileiras! :)

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joanderson! Q bom que gostou. O livro é ótimo! Voce sempre vai ver resenhas de obras brasileiras aqui pq é minha paixão *-*
      Abraço

      Excluir
  4. Poxa cara, finalmente encontrei mais homens na blogosfera! Ganhou mais um seguidor. Ótimo post rapaz!

    maisotimismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí , Raphael ! Valeu, cara. Vou visitar seu blog também! Abraço

      Excluir
  5. Adorei a resenha! Parece ser um livro bem bom.

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oláaa,
    Não conhecia esse livro e, poxa, achei muito legal. Adorei a sua resenha e a sinceridade nela. Acho que irei gostar bastante, ainda mais depois de ler "fãs de Percy Jackson irão adorar!". Acho nada a ver dessa crítica, realmente não tem nenhum cabimento.
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana!! Vale muito a pena ler esse livro!!

      Beijão.

      Excluir
  7. Hey, brother. Gostei da resenha. O livro realmente parece ser bem interessante :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeeey, Robert! Vou te dar de presente, amigo! (mentira)

      Excluir
  8. Puts a resenha ta muito boa e me deixou com muita vontade de ler.

    http://armazemdochef.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Bruno ! Espero que tenha a oportunidade de ler o livro! Abraço!

      Excluir
  9. Adore sua resenha, ela é super completa.
    O livro parece ser bem legal,adorei!
    Metamorfose Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernanda! Caso leia, espero que goste. Beijo

      Excluir
  10. Olá Markus, tudo bem contigo ???
    Ainda não conhecia essa obra, assim como não conhecia o autor. Fiquei muito feliz com sua resenha, sou um pouco desatualizada com os livros de autores nacionais, não que eu tenha alguma coisa contra autores nacionais, mas acho que, querendo ou não, ainda existe uma falta de visualidade dos livros nacionais (não sei se essa seria a palavra certa, não consigo lembrar a palavra que queria usar, rsrsrs). É graças aos blogs literários que descobri vários autores, os quais pretendo ler as histórias quando tiver a oportunidade !!!
    Essa história parece ser ótima, eu leria com toda a certeza !!! Apesar de seu comentário, de que fãs de Percy Jackson gostariam do livro, eu não pude deixar de lembrar de Harry Potter enquanto lia sua resenha. Acho que é inevitável comparar, não é mesmo. Não uma comparação ruim, isso nunca, mas aquela comparação que nos faz lembrar de boas histórias !!!
    Espero ter a chance de conferir esse livro também !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ryoko !!Joia??
      O autor disse ter inspirado em Harry Potter para escrever o livro. hahahaha' Realmente é inevitável fazer uma comparação saudável !!
      Espero que tenha a oportunidade de ler o livro.
      Beijo.

      Excluir
  11. Oii Markus, tudo bem???? Caraca, preciso ler, hahahha. Como fã de Percy, claro que fiquei ultra mega curiosa e com vontade =D
    E pra variar, adorei a sua resenha, hahah. Eu já disse que precisava parar de vê-las né??? mas não resisto, hahahha
    Fantasia é tudo de bom e eu me amarro.
    Também adorei o que você falou sobre as críticas. E cara, é só um nome. Ele tinha que se chamar João é isso??? heheh
    Beijooos e sucesso ao autor =D
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih!
      HAHAA' Não pare de ler minhas resenhas, kkkkkkkk
      Leia o livro quando tiver oportunidade, tenho certeza que você vai gostar. Beijão !!

      Excluir
  12. Oi!
    Nunca tinha ouvido falar sobre o livro mas sua resenha me deixou animado em ler!
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Espero que tenha a oportunidade de ler! Abração

      Excluir
  13. Vou ser sincera. Eu como futura escritora não sou muito fã de por nomes brasileiros. Não é questão de americanizar, mas é uma coisa que não me atrai entende? Então entendo completamente o lado do autor e acho que hoje em dia não deveria existir regras na escrita. Isso é ficção, então o autor pode fazer o que quiser.
    bjs bjs
    Formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo inteiramente com seu comentário, Sofia! Eu também não colocaria nomes brasileiros nos meus personagens simplesmente porque não gosto !
      Bjão!

      Excluir
  14. Oi Markus! A história parece ser legal, mas não é do estilo que eu gosto de ler, então não despertou tanto o meu interesse. Concordo contigo em relação a crítica. O autor ser brasileiro não influencia na nacionalidade nem no nome de seu personagem. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielle. Super nada a ver isso de autor brasileiro ter que dar nomes brasileiros ne?! hah'
      beijo

      Excluir
  15. Markus, o problema é que eu não gostei de Percy Jackson... Como faz? ahahahaha
    Sequer consegui terminar o primeiro livro! rs
    Mas eu gostei da sua resenha sincera e empolgada. Fiquei curiosa.
    Se eu tiver a oportunidade, quero ler esse livro.

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Verdade? Primeira pessoa que fala que não gostou de Percy Jackson. Mas se tiver oportunidade, dê uma chance a esse. Quem sabe você não acaba interessando na história!
      Beijo

      Excluir