quarta-feira, 9 de setembro de 2015

{Resenha} Capitães da Areia - Jorge Amado

Caro amigo,

Como vai?
Hoje eu trouxe uma resenha feita pela minha amiga/parceira, Sarah. Se você acompanha o blog há mais tempo, já deve ter visto alguma resenha dela aqui. Eu amo as resenhas que ela escreve, porque ela disserta de uma forma tão linda, que dá gosto de ler!
Então, vamos lá. A resenha de hoje é do livro Capitães DA Areia, clássico , por Jorge Amado.

Vamos lá?


Dados do livro (essa edição):
Páginas: 280
Ano: 2009
Editora: Companhia de Bolso
Sinopse: Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador e clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.

Resenha:

Querido leitor, 
Admito que como um ser humano bem típico, tenho tendência à preconceitos. No caso literário, intolerância com obras nacionais e principalmente "clássicas". Não é como se eu não tenha lido e intrigado-me com o famoso "Dom Casmurro", ou não adorasse de paixão um romance como "Escrava Isaura". Apenas necessito de "empurrãozinhos"... 
Semanas passadas, em um intervalo entre os estudos, fui pesquisar sobre obras que possam ajudar de alguma forma no Enem. Dentro da lista havia "Capitães da Areia" que por alto presumi em minha ignorância, que com certeza, a obra refletiria algo como fome nos sertões brasileiros ou, pior, personagem nacionalista piradinho da Silva!

Oh, como é bom se enganar as vezes, não?

Por obra do destino, esse livro começou a aparecer toda vez que eu ia à biblioteca. Até que um dia como outro qualquer, eu acordei decidida a pegá-lo.
Capitães da Areia do reconhecido Jorge Amado é simplesmente um dos meus livros favoritos agora! Entrou para a lista dos desejados e ocupou um lugar mais que profundo em meu coração... Quem me conhece sabe muito bem que isso não acontece com frequência. (Nota do Markus: Não acontece mesmo)

Bom, querido-pobre-leitor que chegou até aqui, talvez clássicos não seja seu forte. Talvez você já tenha lido e está exclusivamente a espera das minhas opiniões condizerem com as suas. Quem sabe, não? 
"A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo"

Na verdade, gostaria de começar (finalmente) dizendo que, talvez, assim como eu, você goste de uma boa leitura de fantasias loucas, dragões, bichos esquisitos, perseguições, irmandades inimigas, mundos distintos e personagens que superam todas as benditas barreiras que são colocadas a sua frente... Sim, esse tipo de leitura me atrai como goiabada chama queijo. Entretanto, ler algo mais real, algo que reflita nos dias atuais mesmo após tantos anos de publicação seja bacana também... Afinal, é cientificamente comprovado que mesmice é um dos principais fatores do Alzheimer.

Capitães da Areia é o nome dado a um grupo bem grande de garotos sem pai, sem mãe, sem casa, sem carinho, sem comida ou qualquer outro direito garantido na Constituição desde 1988. Na visão da sociedade, por outro lado, eles são apenas um bando de delinquentes que furtam: uns meros desocupados que deveria residir em um reformatório ou na prisão. "(...) os Capitães de Areia eram como homens, iguais a homens. Amavam e derrubavam negras no areal desde cedo, furtavam para viver como os ladrões da cidade. Por vezes, assaltavam de armas na mão como os mais temidos bandidos da Bahia. Sempre tinham sido como homens, na sua vida de miséria e de aventura, nunca tinham sido perfeitamente crianças."
Para quem não leu: não seja pretensioso assim como eu a achar que o livro é pura violência. Não, não e não. Essa obra remete a mais profunda alma humana. Trata-se de crianças na margem da sociedade, sem ninguém, que por conta da desigualdade e precariedade de recursos auxiliadores, foram obrigados a crescer muito antes da hora e cuidar um dos outros. 
"(...) Aprendeu que as crianças pobres são desgraçadas em toda parte, que os ricos perseguem e mandam em toda parte." Mostra a desigualdade, as luxurias da classe A, o tenentismo, Cangaço, ordem de uma classe trabalhadora que exige direitos, mortes por conta de epidemias. Todas as consequências foram colhidas pelas meras crianças que nada tinham a ver com aquilo. Contudo, nem tudo se mostra perdido por completo. Há pessoas boas na trajetória dos meninos, como o Padre que era repreendido por ajudá-los, o trabalhador do cais e a mãe-de-santo. 
De um modo geral, Capitães da Areia é um romance sobre o desamparo e abandono de crianças, independente da raça. No grupo, há tanto personagens louros, assim como nordestinos e até filho de estrangeiros. 

"É como se corresse sobre o mar para as estrelas, na mais maravilhosa viagem do mundo"

Do imenso grupo de mais de cem que dormia no trapiche abandonado da praia, meus favoritos são:
Pedro Bala: O líder. É respeitado pelo restante. É astuto e sozinho no mundo desde que o pai morrera fazendo greve. Ele não tem uma história exata antes de ingressar nos Capitães da Areia, mas se mostra um ótimo garoto durante o percurso da história. Tive vontade de abraçá-lo, de adotá-lo e procurar uma certa estrela no céu...
Professor: Ele furtava livros e passava a noite a ler com a ajuda de uma vela. Ganhava dinheiro desenhando pessoas no chão. Verdadeiras obras de arte!
Sem-Pernas: Aleijado (coxo), usava suas limitações para comover senhoras que lhe davam abrigo temporário. Tempo o suficiente para o garoto descobrir onde ficava os objetos de valor e depois, juntamente com o bando, furtá-los. 
Vida Seca é um menino do sertão, que diz ser afilhado de Lampião e o adora de paixão. Ele sonha em entrar para o grupo do Cangaço quando for "grande" e vingar a morte da mãe. 
Gato: esse tem estilo, por mais incrível que pareça! Desde cedo aprendeu a ser vigarista, a passar os outros para trás e arrancar dinheiro sem muita dificuldade. Esse não dormia no trapiche, pois teve um relacionamento duradouro com a prostituta Dalva e dormia na casa dela quase todas as noites.
Dora: a única garota do grupo entra bem mais tarde, após perder a mãe para a epidemia e atravessar a cidade juntamente com o irmão mais novo com  a finalidade de conseguir um emprego. Os garotos a acham e cuidam dela. Ela não era apenas uma menina. Era igual a eles. Participava dos furtos com satisfação e tinha o papel de mãezinha de alguns dos meninos abandonados, irmãnzinha de outros e noiva de um em específico... 
"Mesmo não sabendo o que era amor, sentia que era bom."
A história de todos eles é bem mais profunda, trágica e cheia de traumas do que eu deixo escapar... Os garotos sempre fora do campo de visão da elite, não eram ajudados pela grande maioria e muitas vezes repreendidos com violência. Desde aquela época há falhas na inclusão social e problematização dos jovens que vivem nas mazelas da sociedade. 
"Gostava de deixar a vida correr, sem se preocupar muito."
Talvez, mas só talvez, isso esteja meio sério... Gostaria de ressaltar que também se é possível sorrir, rir e ir para as nuvens com esse livro de Jorge Amado. Ele é muito mais do que consigo colocar em palavras. Ele é daquele tipo de toca os diferentes leitores de diversas maneiras. É "a" obra para sentir e refletir...
"Porque a revolução é uma pátria e uma família."

                                                                                                                               Abraços de areia, 
                                                                                                                                                                   Sarah Vargas

78 comentários:

  1. Que resenha linda!
    Ainda não li Capitães da Areia, aliás, tenho muito pouco contato com as obras do Jorge Amado, embora tenha vários livros dele em casa.
    Os personagens parecem ser incríveis e fiquei com muita vontade de lê-lo agora!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiii Alice!!!!!!
      Que fofa você, moça!
      ~abraço
      Olha, eu te aconselho a ler viu? É maravilhoso. Quando ler -e sei que vai, pois acredito em você- venha me contar o que achou, sim?
      Beijooooooossssss
      Sarah

      Excluir
  2. Para ser sincera também não sou acostumada com obras nacionais (já li algumas e adorei) e clássicas, eu estou tentando acostumar com isso pois na literatura nacional tem muitos livros bons.
    Eu ainda não li esse livro, mas já conhecia de nome o Jorge Amado.

    >> www.mhyllaoficial.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa literatura é ótima, com certeza vale uma atençãozinha Mhylla!
      Beijossssssss
      Sarah

      Excluir
  3. Olá Sarah;
    Adoro quando leio resenhas de clássicos, me faz recordar leituras que a muito eu tinha me esquecido. Este com certeza é um livro que merece ser relido.

    Seguindo aqui, beijos.
    cabinedeleitura1.blogspot.com


    Seguindo aqui, beijos.
    cabinedeleitura1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pessoa! <3
      Também gosto de ler resenhas de livros que já li. Nostalgia as vezes pode ser um estado de momento muito bom, não é mesmo?
      Com certezaaaaaa merece ser relido!
      Beijos <3

      Excluir
  4. Gostei muito da sua resenha, eu nunca li nada desse autor mas acho que já está passando da hora, de aprendermos a dar mais valor aos nossos escritores e sair um pouco da rotina.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela!
      Muito obrigada, fico mais que contente!
      Quando ler algo dele volte aqui e me conte, sim? ;)
      Beijossss!!!

      Excluir
  5. Oiii!

    Assim como você eu tinha um preconceito sobre essa obra. E o mais engraçado de tudo é que eu nem sabia o que se tratava, meu preconceito era apenas pelo titulo e autor que sempre achei ter uma escrita mais complicada e dificil de compreender. Eu achei sensacional sua resenha.
    Obrigada por me esclarecer sobre essa obra e agora eu vou ler sim!


    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiii Ana Paula!!!!
      Passei exatamente por isso kkkkkkkk mas como viu, vale a pena. Valeu muito para mim, ao menos.
      Leia sim e quando terminar, volte para me contar, sim?
      Beijooooooooo
      Sarah

      Excluir
  6. Oi, Sarah!
    Quero ler este livro. Diferentemente de você, adoro algumas obras clássicas nacionais. Dê mais chances mesmo. Há livros muito bons.
    "Capitães de Areia" parece ser uma obra muito rica e valiosa mesmo. Acredito que irei gostar. Sem esquecer, claro, que será meu primeiro contato com Jorge Amado. Espero não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááaaaaaaaa, Leandro!
      Pode deixar que acatarei seu conselho!
      Não sei hein? Estou sentindo que vai gostar e muito.
      Vai até voltar aqui para me contar como achou tudo fantástico. Quer ver só?
      Beijoss
      Sarah

      Excluir
  7. Oi Sarah
    Ultimamente tenho ficado meio enjoada dos livros "clichês". Aqueles romances que você mal chega a metade do livro e já sabe o que vai acontecer.
    E tenho mesmo buscado sair um pouco da minha zona de conforto.
    Então, assim que eu acabar minhas "leituras obrigatórias" que são livro de projetos ou de parcerias, vou em busca de ampliar meus horizontes com leituras desse tipo.
    Valeu pela dica, a propósito!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiii Raissa!
      Nossa, estou de saco cheio desses tipos de livros "clichês" zzzzzzzzzz
      Você vai gostar, garota! Anota o que eu estou lhe falando kkkkk
      Leia sim e depois me conte o que achou <3
      De nada, foi um prazer! ;)
      Beijosssssssssssssssssss

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Ultimamente não estou lendo muito, mais fiquei muito interessado nesse livro, alias sua amiga escreve muito bem. Parabéns!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Robson! Depois desse lindo elogio sou, estou muitíssimo bem e você?
      Muito obrigada
      Beijooo <3

      Excluir
  9. Sarah lindona a cada resenha que vejo de clássicos como esse, penso como faz tempo que não leio um, esse livro em questão nos faz refletir e muito sobre o abandono de meninos e a vida que o futuro lhes reserva. Amei sua resenha e assim que sobrar um tempo vou ler. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Joyce lindona!
      Realmente, como eu disse: esse é um livro para sentir e refletir.
      Muiito obrigada e releia sim, vale a pena!
      Beijosssssss
      Sarah

      Excluir
  10. Oi, tudo bom?
    Adorei essa resenha, muito bem feita. Também tenho um certo preconceito na literatura e sempre achei que Capitães da Areia se tratasse apenas do sertão. Nos enganamos mesmo.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca! Tudo bem sim e com você, moça?
      Enganar as vezes é bom, viu?
      Não custa dar chances, nunca se sabe ;)
      Beijossss
      Sarah

      Excluir
  11. Bela resenha.
    Eu tenho esse livro, mas ainda não li por causa da falta de tempo. Contudo, sei que preciso conferi-lo logo exatamente porque ele trata de diversos problemas sociais que devemos refletir.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!!!!
      Muitíssimo obrigada!
      Assim que tiver um tempinho, leia sim!
      Vale super a pena <3
      Beijosss

      Excluir
  12. Oi, Sarah!
    Adorei o modo como você escreve. Confesso que sou como você com fantasia, me atrai como a goiabada e o queijo, hahaha. (Sensacional essa expressão! Não conhecia).
    Eu adorei Capitães de Areia. Eu li na época de escola, no ensino médio (Ai, Jesus, tem 10 anos isso já!) e lembro que fiquei meio chocada com as cenas fortes de sexo, hahaha. Naquela época não tinha 50 Tons de Cinza ainda, sabe? Eu no auge dos meus 16 anos fiquei um tanto quanto "oi?".
    Mas esse livro é ótimo mesmo!
    Que bom que entrou nos seus preferidos.
    Dê mais chances para os nacionais (Não precisa ser clássico, pode ser os novos. Tem muita coisa boa por aí - Inclusive um chamado I Love New York de uma autora aí chamada Teca Machado, haha).

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláááááááá Teca!!!!!
      Acho que eu inventei essa expressão, sinceramente kkkkkkkkkkkk
      É verdade, essas cenas também me pegaram um pouco desprevenida. Tipo "oh? okay....." mas dá pra superar né?
      Pesquisarei sim, pode deixar!
      Beijossssss

      Excluir
  13. Olá!

    Esse livro é um clássico e Jorge Amado é um verdadeiro mestre da literatura brasileira. Meu primeiro contato com essa história foi no ensino médio e até hoje sei tudo que se passa de cor e salteado. rsrsrs.

    Bela resenha, super bem escrita!

    Beijos, And!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, Andresa!
      Fico contente por compartilharmos da mesma opinião haha <3
      Beijooo,
      Sah

      Excluir
  14. Olá!
    Ainda nao li o livro, mas depois da sua resenha penso seriamente em ler.
    Tbm preciso de um empurrãzinho as vezes pros nacionais, mas até que agora to lendo mais
    Muito bom se surpreender na leitura e até se tornar um dos seus favoritos
    Parabéns pela resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiii Ana!!
      Leia sim, viu?
      Depois que pegar para ler, não vai se arrepender, com ctz viu?
      Se surpreender é sensacional <3

      Excluir
  15. Admiro sua coragem em conseguir ler esse livro kkk brincadeira. É um clássico que de fato teve um grande impacto na literatura e merecidamente foi reconhecido. Aliás, bom que você gostou também! Eu infelizmente não sou fã de livros antigos assim, já tentei, mas realmente não dá nao :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Despertar do Príncipe", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii carol!!!
      O livro é pós-vanguarda literária...
      Não é antigo não, ao meu ver!
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  16. Oi!
    Li esse livro obrigada na escola e na época não gostei (claro).
    Foi bom ver uma nova opinião, um novo olhar.
    Mesmo assim fiquei traumatizada, acho que não encaro!
    kkkkkkkkkkk

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Rízia!
      Bom, ce que sabe, mas tá perdendo uma que nem imagina..
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  17. Ótima resenha, muito bem estruturada. Sou doido pra ler esse livro, sempre soube que era bom. Mas ainda não tive coragem.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwnnntt muito obrigada! <3
      Menino, tá esperando o que? CORRE!!!!!
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  18. Amoooo clássicos, li esse na época de colégio, a uns 15 anos atrás e não me lembrava muito da história, lendo a sua resenha me veo uma nostalgia e uma vontade de pegar pra ler que cruz credo. Preciso visitar um sebo urgente, quero logo refazer essa leitura.
    E gente, que resenha linda e cheia de sentimentos e conflitos,amei mesmo, que bom que passei por aqui.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada, moça!
      Releia mesmo, a nostalgia vai ser maior ainda
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  19. A gente costuma menosprezar mesmo os autores nacionais. Mas tem uns que são excelentes.

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Sarah,
    Acredita que Capitaes de Areia deve ser uma das minhas próximas leituras?
    Sempre me senti mal por nunca ter lido nada do Jorge Amado e quando comecei a procurar algum livro dele, Capitaes da Areia logo se destacou.
    Acho o tema interessantissimo e mesmo passado anos da publicação da obra, ela permanece atual.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Alê, tudo bem?
      Cara, eu espero que você tenha lido e amado tanto quanto eu...
      Eu li outra obra do Jorge, mas Capitães continua sendo meu amorzinho, vamos ver se isso continuará a medida que lerei os livros dele, né?
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  21. Oi Sarah!
    Acho que sou a única pessoa no mundo que não gostou desse livro. Tudo bem que na época eu tinha uns 16 anos de idade e era bem infantil.. então espero ter oportunidade de reler algum dia. O problema é que preciso desse empurrãozinho que você comentou rs.
    Você escreve muito bem, parabéns pela resenha!! :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiii Bárbara!!!
      Quer que eu lhe dê o empurrãozinho?? Hahaha
      Muito obrigada!
      Beijosss

      Excluir
  22. Olá Sarah, tudo bem ???
    Você nem imagina o quanto eu fiquei contente ao ler sua resenha, ela me fez relembrar o quanto eu tenho vontade de ler esse livro !!!
    Todo mundo que conheço, e que já leu esse clássico, é só elogios com relação a história, ao autor, a tudo que possa estar relacionado à Capitães de Areia. Como ainda não li o livro, não posso afirmar com toda a certeza, mas acredito que esse é um dos clássicos brasileiros que realmente valem a pena ler e conhecer. Já cansei de ler clássicos para o vestibular que eram terríveis, de leitura extremamente lenta, que não me deixavam nem um pouco à vontade, porém é bom saber que existem clássicos que são tão maravilhosos quanto diversos livros atuais !!!
    Adorei sua resenha, ficou bem completa !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááááá Ryoko! Agora com seu comentário estou melhor ainda e você?
      Menina, tá esperando o que para viver as aventuras dos capitães? Você vai adorar, tenho certeza!
      Dependendo da época de publicação, o que estava acontecendo no Brasil no período, alguns livros conseguem ser REALMENTE chatos.
      Mas Capitães veio logo após a vanguarda literária, então sua leitura é fácil, flui e ainda retrata as mazelas daqueles que não tinham ninguém para os representar.
      Fico hiper contente que tenha gostado!
      Beijo grande
      SARAH

      Excluir
  23. Olá Sarah,
    Apesar de ja conhecer as obras do Jorge Amado, não consigo me identificar com a escrita dele. Mas, esse livro com certeza é um clássico merecedor do títulos da sua resenha maravilhosa.
    Parabéns.
    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhh Isaac... Sério?
      Bom, realmente merece muitos méritos.
      Entretanto, também há muitos livros por aí! Não gostar de Jorge Amado não é um problema. O importante mesmo é ler livros, né?
      Beiiijossss
      Saah

      Excluir
  24. OI
    Eu não leio muito clássicos, acho que nacional só li Iracema, até tenho vontade, mas nunca dar certo, o pouco que conheço de Jorge Amado foi o que vi na escola, espero um dia ler algum livro dele, adorei a resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiii Liv!
      Vale a pena viu? Aconselho de todo coração a dar uma chance
      Jorge Amado é vida <3
      Beijossssssssssssssssssssssss

      Excluir
  25. Oie,
    Li esse livro quando estava no oitava série, isso faz muito tempo... hahah
    Adorei a resenha meu deu vontade de ler novamente, talvez eu tenha uma nova perspectiva.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Juh!
      Muito obrigada, fico super contente!
      Já que você disse que tem muito tempo, eu apostaria numa releitura sim, viu? Acho que vai ser promissor!
      Beiiijo grande
      Sarah

      Excluir
  26. Olá!
    Sua resenha me empolgou para ler a obra, eu nunca li esse livro haha.
    Os quotes selecionados também me deixaram bem curiosa.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Juliana!
      Fico feliz que tenha lhe empolgado, Ju!
      Leia sim, viu? Vale super a pena
      Beijooooo
      Sarah

      Excluir
  27. Ei Sarah, Ei Markus tudo joia?
    Então, eu não tenho muito preconceito com nacionais não, com clássicos talvez um pouco hahaa Mas na verdade eu até leria, é que tenho tantos outros na frente que nunca tenho tempo para os clássicos. Mas esse me chamou muita atenção, já que conquistou até você que não gosta desse tipo de leitura haha Eu já li Vidas Secas (um clássico brasileiro também) e gostei muito, é bem inteligente, te indico ele.

    Abraços
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Filipe! Tudo bem da minha parte, e você?
      Kkkkkkkkkkk eu amo ler, mas é raro eu gostar de um livro. Faz sentido? Eu geralmente sou muito crítica e chata hahahha
      Vidas Secas... Sim. Acabei de colocar na minha lista!
      Beijão
      Sarah

      Excluir
  28. Oi Sarah e Markus,
    Eu também tive um preconceito com essa obra por ser clássico e leitura obrigatória na minha aula de literatura. Mas eu fui lendo e me apaixonando. Cheguei a chorar e não posso ignorar esse fato, né? A resenha ficou incrível e realmente é uma obra maravilhosa.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Alessandra!
      Mais uma fã de Capitães <3
      Muito obrigada!!!
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  29. Heey!
    Assim que entrei no Ensino Médio, "Capitães da Areia" foi o primeiro livro que li para o vestibular e devo dizer que adorei haha. Não chego a favoritá-lo, mas com certeza ficou marcado ^^
    Para mim, nenhum clássico brasileiro até agora superou Memórias Póstumas de Brás Cubas, e olha que ainda estou na metade ♥♥
    Amei sua resenha =)
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii Guii!!!
      Bom, se te marcou, foi especial de alguma forma, já fico contente por isso.
      Eu vi o filme de Brás Cubas e nunca tive vontade de ler o livro por motivos de preguiça, mas tenho a faculdade inteira pela frente para me fazer ler livros.
      Veremos né?
      Fico super feliz que tenha gostado!
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  30. Olá, tudo bem?

    Amei a sua resenha! Estou a algum tempo para ler esse livro, inclusive já o adquiri, mas ainda não peguei para ler. Mas é meta lê-lo ainda esse ano. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii! Tudo bem e com você?
      Muito obrigada, pessoa!
      Eu espero que tenha lido hein <3
      Beijo

      Excluir
  31. Amo Jorge Amado, já li alguns livros dele. Tenho vontade de ler muito mais. Ótima resenha.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Moisés! O mesmo nome do meu irmão mais novo hehee
      Eu já li dois e pretendo ler todos todos TODOS
      brijossssssssss
      Sarah

      Excluir
  32. Olá, tudo bem? Gostei muito da resenha, eu sempre tive um pouco de preconceito com essa obra, eu a julgava pela capa, mas depois que li a sua resenha, a minha opinião mudou por completo ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Victor!
      To bem sim e você?
      Bom, eu espero que tenha lido hein u.u
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  33. Olá Sarah, tudo bem?

    Menina, Capitães é um dos meus clássicos favoritos. Tenho uma edição da Record, bem velha já. Preciso comprar o que saiu pela Companhia há pouco tempo (não com essa capa, mas uma azul linda <3 ). Sei que muitos não admiram a magnitude do enredo, mas Jorge Amado soube descrever muitíssimo bem o povo pobre que vive embaixo dos trapiches.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIIIIIIIIII PAMELA
      ME DÁ UM ABRAÇO, MOÇA!
      Sim, a edição de capa azul até tinha lá na escola, eu acho, mas eu gostei tanto dessa... o amarelo representando a areia e o azul/cinza o mar e as formas de palitinho... Me atraiu.
      Esses que não admiram, não sabem o que estão perdendo!
      Bobos deles! Hahahaha
      Beijooooooo
      Sarah

      Excluir
  34. Olá.... Sara, tudo bem??
    Adorei a sua forma de escrever... eu por exemplo não curto livros fantásticos rsrsrs, mas já li alguns clássicos quando estudava... hoje eu não tenho mais vontade de ler, pra são cansativos, então eu deixo de lado... mas eu gosto de ler resenha deles... e desse livro já é a terceira que leio nesses últimos meses e devo confessar, que meu interessem em conhecer a obra está crescente, pois esse eu não li...e acho incrível o retrato que autor faz sobre esses pequenos que desde cedo começam a se virar da maneira que podem... ou no que eles são sujeitos a viverem... as vezes com olhares preconceituosos da sociedade e as vezes ajudados, por pessoas totalmente inesperadas, como citou acima... sua resenha ficou ótima... perfeita... adorei... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Diana. To bem sim e você?
      Dependendo do clássico, da época dele, são realmente cansativos. Os clássicos do romantismo requerem muita paciência mesmo e nem vou comentar sobre os de nacionalismo exagerado, mas Capitães de Areia é uma obra depois de 1945, quando os livros ficam melhores... é a época de mudanças, sabe? Tanto na escrita, quanto na arte, na dança, na vida da população no geral. Desejavam que tudo isso fosse mais "popular", logo, o livro tem uma linguagem não tão distinta da nossa, para todos compreenderem.
      Eu arriscava hein ;)
      Muitissimo obrigada viu?
      Beijoo
      Sarah

      Excluir
  35. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que antes de ler a sua resenha eu não tinha a minima vontade de ler o livro, mas agora, eu não poderia estar mais ansiosa, e nunca que eu poderia imaginar que essa era a historia por trás do livro! Com certeza está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnttttt
      Oiiii Gigi!
      Primeiramente: abraço.
      Segundo: você vai adorar, tenho ctz!
      Beijoooooooooooo
      Sarah

      Excluir
  36. Não sou muito fã desses classicos nacionais. Fui obrigada a ler na escola, e a produzir curtas deles, o que era muito dificil visto que eu estudava em período integral e tinha várias outras matérias mais importantes do que fazer um filme sobre o livro, então sou meio traumatizada. mas adorei suas resenha e a forma com que passou pra gente a ideia do livro

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Que bom que você gostou do livro. Confesso que ainda tenho certo preconceito com os clássicos. Acho a linguagem bem cansativa.
    Vou tentar superar isso.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oii!

    Não conhecia o livro, mas achei a promissa bem interessante ^^ A sua resenha ficou fantástica e já anotei a dica :) A capa é bem bonitinha ^^ Amei o blog! Muito fofo!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Amanda, tudo bem, moça?
      Quando ler, volte para me contar o que achou, sim?
      Muito obrigada pelos elogios!
      Beijo
      Sarah

      Excluir
  39. Olha eu sinceramente nunca li nada do autor, mas tenho bastante interesse em conhecer agora depois de grande, porque quando eu era mais nova eu tinha trauma para pegar qualquer outro livro NACIONAL sabe? Mas agora tenho uma certa curiosidade de conhecer alguns livros e achei esse bem legal. Espero poder ler assim que tiver chance. Adorei a sua resenha, porque além de estar muito bem escrita, gostei do seu ponto de vista sobre ele =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-sangue-do-cordeiro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááááá Silvana!
      Sim, sim, com certeza vale a pena viu?
      Afinal, é sempre bom experimentar coisas novas e no último livro que li, um pequeno bípede de espada desembainhada e pluma atrás da orelha disse que nunca é uma honra dar costas para a aventura!
      Beijo grande,
      Sarah

      Excluir