quarta-feira, 16 de março de 2016

Anjo Mau - Milton Tiutiunic (uma resenha necessária)


Não estranhe vendo eu aparecer por aqui. Esse livro merece uma resenha. Se você não conhece, pode saber mais sobre o livro no site da editora: Schoba.




Uma aula de história. Amantes de guerras (histórias das guerras... vc entendeu, né?) e acontecimentos históricos, preparem-se. 
A começar pela capa e edição, a obra merece seu espaço destacado em qualquer estante. Uma das capas mais fortes que eu tenho e acredito na influência que a capa tem para convencer as pessoas a lerem essa história. 

Ao começar a leitura, senti um pouco de Paulo Coelho e, para minha surpresa, na biografia do Tiutiunic cita o autor como uma de suas influências. 

No prólogo, confesso que fiquei um pouco confuso, mas logo me situei e percebi que se tratava de alguém anônimo conversando com o leitor, mesmo em terceira pessoa, sobre assuntos importantes que viriam a surgir na história do livro. É uma parte interessante do livro, onde o autor pode se soltar em suas filosofias e há até uma fábula com uma moral muito relacionada a tudo. Pode ser que eu tenha lido poucos livros, mas foi a primeira vez que vi um prólogo se desenrolar por trinta páginas. 

Já no começo da história, capítulo 1 na página 31 (escrevi para ver como soava estranho), Deus cria o homem. A partir daí, uma releitura da história bíblica de Adão e Eva, com os nomes Asmir e Osnir. Tudo aquilo que a gente leu sobre o paraíso, solidão de Adão, etc. Esses seriam os herdeiros do reino de Deus, mas um anjo, inconformado com a decisão divina, revolta e se põe contra o Criador. Já conhecemos essa história também, né? 
Aí está o Anjo Mau. O influenciador e disseminador do pecado, que tenta acabar com a criação divina desde o início dos tempos.

Mas não pense que esse livro é só uma história bíblica de briga entre Deus e o diabo.  Cada capítulo, uma ação do Anjo Mau na história da humanidade. Dentre as mais interessantes, a ascensão de Hitler, levado pelos conselhos do anjo sobre a promessa de domínio do mundo. 
E por aí vai...
Uma excelente e criativa junção de ficção e realidade. Uma explicação fictícia sobre os males do mundo desde o primeiro homem e a primeira mulher, sobre a briga entre Deus e o diabo no passado, no presente e, com muita certeza, no futuro. 


Uma obra fantástica, que merece o maior reconhecimento, nessa edição impecável e invejável da Schoba. Me sinto muito honrado em poder ter conhecido essa história.
Agradeço, de coração, a editora Schoba. Mesmo trabalhando pouco tempo com ela, foi significativamente importante tê-la como parceira. 


Divirta-se com suas leituras. 
E seja feliz, principalmente.


Até logo
A gente se vê por aí...


7 comentários:

  1. Ahhh... Eu sabia que voltaria!
    Achei a premissa do livro bem interessante e acho que irei gostar da leitura! O que mais me chamou a atenção foi esse "anônimo" que meio que conversa com o leitor... deve ser uma passagem realmente interessante.
    Beijão e até o próximo post!

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Markus! Que bom que gostou do livro! Parabéns pela resenha. Foi muito bom ter o "Mundo em cartas" como parceiro. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro. Amei a diagramação, mas fiquei na dúvida quanto a leitura. Estou meio saturada de livros de anjos

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Se o livro for o que estou imaginando deve ser interessantíssimo.


    Abç,
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. Se o livro for o que estou imaginando deve ser interessantíssimo.


    Abç,
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Markus, tudo bem contigo ???
    Nem preciso dizer que fiquei muito feliz por te ver aqui novamente né ?! ^^
    Tenho que confessar que não conhecia o livro, mas assim que bati os olhos na capa eu fiquei curiosa. Gente, que capa é essa ?! Muito incrível, adorei, já deixa o leitor curioso sem nem mesmo saber do que se trata !!!
    Adorei saber que a história consegue misturar ficção com fatos históricos, sempre fui apaixonada por história e além disso, gosto muitíssimo de livros que além de possuir uma história instigante, apresentam informações interessantes com relação ao nosso próprio mundo. Não tem como errar com livros como esse né ?!
    Gostei muito de te ver aqui novamente, e gostei da dica do livro !!!

    Beijinhos e até logo !!!
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  7. Que história interessante, eu já conhecia esse auto, o livro vai entrar pra minha lista de leitura!! Ótima resenha.
    Beijos
    http://blog-abreaspas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir