quarta-feira, 23 de julho de 2014

Resenha: A Chave de Sarah - Tatiana de Rosnay



Caro amigo,

Novamente, a nossa leitora Sarah Vargas escreveu pra gente uma resenha. Depois de escrever sobre o livro "A Garota de Papel", agora ela mandou sobre o livro "A Chave de Sarah" (deve ser ótimo ler um livro que tenha o seu nome). (Ok, meu autor favorito tem o mesmo nome que eu)...


Dados sobre o livro:
Páginas: 311
Editora: Suma de Letras
Lançamento: 2008

Sinopse: 
    Julia Jarmond é uma jornalista Americana que vive em Paris há 25 anos e é casada com o arrogante e infiel Bertrand Tézac, com quem ela tem uma filha de onze anos. Julia escreve para uma revista americana, e seu editor pede que ela cubra o sexagésimo aniversário da grande concentração no Vélodrome d’Hiver – um estádio no qual dezenas de milhares de judeus ficaram presos antes de serem enviados para Auschwitz.
    Ao se aprofundar em sua investigação, Julia constata que o apartamento para o qual ela e o marido planejam se mudar pertenceu aos Starzynski, uma família judia imigrante que fora desapossada pelo governo francês da ocupação, e em seguida comprado pelos avós de Bertrand. Ela resolve descobrir o destino dos ocupantes anteriores. É revelada então a história de Sarah, a única dos Starzynski a sobreviver.
    A família de Sarah foi uma das muitas brutalmente arrancadas de casa pela polícia do governo colaboracionista francês. Michel, irmão mais novo garota, se esconde em um armário, e Sarah o tranca lá dentro. Ela fica com a chave, acreditando que em poucas horas estará de volta. Julia é então impelida a retraçar a sofrida jornada de Sarah em busca de liberdade e sobrevivência, dos terríveis dias em campos de concentração aos momentos de tensão na clandestinidade, e por fim seu paradeiro após a guerra. E à medida que a trajetória da garota é revelada, mais segredos são desenterrados.
    Ao escrever sobre o passado da França com uma clareza implacável, Tatiana de Rosnay oferece em A Chave de Sarah um contundente retrato da França sob a ocupação nazista, revelando tabus e negações que circundam este doloroso período da História francesa.


Resenha (Por Sarah) :

    Ao analisar a capa e ler o resumo, presumi logo de cara que contava a história de alguém judia e, como Sarah é um nome hebraico, portanto Judeu... Logo associei juntamente com a estrela amarela de Davi na roupa da loirinha da capa. 
    Acho mais do que importante ler sobre os judeus e como eles sofreram. Nos fazem refletir imensamente sobre os seres humanos e até onde suas maldades vão. Neste livro, diferentemente da maioria, conta da batida policial em Paris, ao invés da Alemanha e a personagem (Julia) retrata principalmente o pouco caso dos parisienses perante a data 16 de junho de 1942, quando Sarah, sua família e outros milhões de judeus foram tirados da sua casa em uma madrugada de quarta feira, deixando para trás todos seus motivos para sorrir, suas casas, suas vidas. 
    A pequena Sarah, escondera seu irmãozinho em um compartimento secreto no armário durante a batida policial em sua casa. Ela jurou que voltaria. Michael estaria seguro, certo? Lá dentro continha seus livrinhos, ursinho de pelúcia, lanterna e água. Ela não iria demorar, não é mesmo? Michael ficaria seguro.
   E então uma série de conflitos acontecem, barbaridades sem tamanho, a mocinha vai contando sua história, sobre a fome, a vergonha, as mortes que ela vira, o quanto ela sofreu, mas tudo a impulsionava a continuar viva por Michael. A história é completamente emocionante, te deixa com o coração na mão e é intercalada com a história de Júlia, que mesmo menos interessante que a de Sarah, é intrigante, cheia de problemas atuais, críticas da sociedade francesa e descobertas incríveis sobre o que ocorrera com Sarah. Se ela sobrevivera, se escapara do campo, se havia encontrado Michael novamente. 

    É profundamente triste, realista, céus, é sensacional. Só acho que perde um pouco pra vida da Julia e o fim. Mas Sarah, ah, Sarah é esplendida! Eu a queria para mim. As pessoas não podem simplesmente ignorar que houve uma guerra, um massacre verdadeiro, onde pessoas perderam tudo que tinha e impregnadas em suas mentes ficaram marcas jamais esquecidas. Coisas tão horríveis, até demais para um coração jovem.

Nota: 4,5

------

À Sarah, muito obrigado por enviar a resenha. 
Aos leitores, espero que, assim como eu, se interessem pelo livro (ele é até baratinho em alguns sites).

Abraços! 
Markus A.

14 comentários:

  1. Oi Markus! Estou retribuindo a visita ao meu blog e gostei muito da sua resenha, a história parece ser muito legal mesmo *o*

    Já estou seguindo!
    Abraços

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu não curto muito livros de drama. Já li O Caçador de Pipas e não me interessei tanto. Porém somente ao ler a sinopse já fiquei bem curioso (Será que Sarah voltou para salvar Michael?), e ao ler sua resenha, me deu uma vontade enorme de ter na minha prateleira, haha. Espero que em breve eu possa lê-lo.
    Que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Markus.

    Pela resenha esse livro me faria ficar com olhos marejados, a resenha da do jeito certo dando aquela vontade de ler mais, de sair correndo pra compra o livro..

    ResponderExcluir
  4. Olá Milena, Mateus e Fabiano! rs
    Espero que possam ler o livro! Encontrei ele muito barato e já vou comprar!
    Obrigado pelas visitas!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei até orgulhosa de mim! u.u
    Já procurou pra comprar baratinho né Markus pobre? <3
    É tão triste, mas é tão fofo e como eu disse slá, milhões de vezes na resenha, acho super importante sabermos do assunto!
    Beso :*

    ResponderExcluir
  6. Ah, Sarah! Lógico que olho sempre se tá baratinho <3
    Bjo!!

    ResponderExcluir
  7. Poxa, esse livro tá na minha lista de desejados, mas ainda não tive a oportunidade de adquiri-lo. Ótima resenha. E parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gleyse ! Faça como eu, aproveite que ta barato! kkkkkkkk
    Obrigado pela visita !! Volte sempre :)
    Markus

    ResponderExcluir
  9. Olá Markus!
    Muito boa sua resenha e o livro parece ser bastante interessante.

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu li este livro, agorinha, em julho...muito bom o livro! Boa resenha! Abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andrea! Que legal que você tenha lido *-*
    Obrigado pela visita >_< !

    ResponderExcluir