sábado, 26 de julho de 2014

Resenha: O Oceano No Fim do Caminho - Neil Gaiman



Caro amigo, 

nessa semana recheada de resenhas, recebemos mais uma da nossa quase "resenhista oficial" (parei), Sarah. Ela é um amor de pessoa e sem as críticas dela em tudo que eu faço, eu não seria nada.
Se você, leitor, quiser que publiquemos uma resenha escrita por você, é só entrar em contato pela nossa página no Facebook
Enfim, vamos a resenha. . .


O livro de hoje é "O Oceano no Fim do Caminho", do Neil Gaiman.



Dados sobre o livro:
Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2013

Sinopse: 
    Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
    Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


Resenha: (por Sarah)

    Inicialmente pensamos: "Ô sinopse maluca, ô livrinho maluco!" Mas depois que meia centena de páginas passa, você entende que ele é simplesmente completamente original, de arrepiar pelo fato de mexer com teu psicológico e trazer a tona aquela criança de sete anos que um dia você já foi, causando assim, um conflito massante com o adulto /jovem adulto racional que você é. 
    Eu, sinceramente, perdi o sono por algumas noites e olhava para os lados constantemente como não fazia há quase uma década! Trouxe de volta todos meus medos e desentediamentos infantis. (Não que hoje eu entenda lá muito bem esse mundo em que vivemos). Contudo, não se podia esperar menos vindo do autor de Coraline, convenhamos! 
    O cara é um gênio, que entra na sua cabeça e a domina de tal forma até se sentir exatamente como era na idade do garoto do livro, que por sinal, não tem o nome mencionado na história. Dando mais ainda uma ideia de bibliografia e mexendo mais ainda na sua área psica-mental. É a história de um garoto como eu já havia dito, um minerador de opala e três mulheres do final da rua, que existem antes do nosso mundo ser mundo. Graças ao minerador que se matou, algo muito antigo fora libertado e começou a complicar seriamente a vida do garoto. E sinceramente, tenho mais medo da Úrsula do que dos Faxineiros. 
     Esse livro lembrou-me muito "A Menina que não sabia ler". O fim da história é fantástico. É muito legal a forma como o autor separa as crianças dos adultos o tempo todo, mostrando a importância da criança, de seus caminhos e principalmente critica aquelas crianças que quando crescem, viram adultos que não acreditam naquilo que antes viam. Sim, sim. Talvez o caro leitor esteja boiando ao meio disso tudo, mas é assim mesmo. Passei por essa mesma etapa! Mas, caso você queira ler esse livro, o ler e voltar algum dia para ler essa resenha, entenderá exatamente tudo o que estou dizendo. Mesmo tentando retratar e articular de maneiras que os outros entendem, eu tenho completa consciência e que é muito difícil fazer isso quando se trata do O Oceano no Fim do Caminho, ele é aquele tipo de livro que te deixa sem palavras apropriadas para se expressar da maneira como gostaria. É do tipo que só dá para sentir na pele, nas entranhas e nos sentimentos, se o ler. 

"-Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo"

Nota: 4,5

Muito obrigado a todos que leram! Voltem sempre! 

Att,
Markus A.



17 comentários:

  1. HEEEEEEEEEY MARKUS !
    Já li esse livro e tipo adorei conhecer a escrita do Neil , já estou querendo mais obras dele HUAHAUHAU . A narrativa é bem legal e desenvolvente , quanto a capa foi o que mais me motivou a leitura sou daquelas pessoas que só comprar pela capa HAUAHAUAUAH é a life ....
    Parabéns pela resenha
    Até mais !

    ResponderExcluir
  2. HEEY, Luan!!
    Obrigado pela visita, cara! Essa capa é tão linda! <33333
    Até mais!

    Markus

    ResponderExcluir
  3. Jesus, sou medrosa,hahahahaha, mas gostei da sua resenha e daria uma chance com certeza pra esse livro,estou querendo muito ler algo diferente e fugir um pouco do romance...enfim, bela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Simeia! Acho que vale a pena, viu! Eu tb sou bem medroso, mas sendo um livro tao bem falado... Haha'

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Markus, gostei bastante da resenha... esse livro parece ser bem diferente e interessante, tenho vontade de ler algum dia.

    Estou seguindo o blog!! :)

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raphaella! Obrigado pela visita! Já já vou lá no seu :P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu achei sua resenha tipo q muito incrivel! É um livro meio diferente,#partiuSaraiva.
    Adorei seu blog,sem mentiras.

    To seguindo e curti a fan page,retribui?
    http://bee-rainha.blogspot.com.br/2014/07/o-que-e-blythe-fotinhas.html

    ResponderExcluir
  8. Oi, Barbara! Retribuirei! Fico feliz que tenha gostado!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro ainda, mas achei a história bem interessante no começo achei estranho, mas depois fui achando legal.

    Blog Sopa de Letrinhas

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o blog...parabéns!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tabatinha e Victor! Obrigado pelas visitas :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Resenha bem legal, fiquei com vontade de ler o livro!
    Parabéns para a resenhista quase oficial! rs
    SEguindo aqui...
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ah Obrigado, Luiza!! Já sigo o seu tbm :3
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá Markus!
    Sua resenha é fantástica e você escreve muito bem.
    A história contada no livro deve ser muito boa; me interessei bastante só de ler sua resenha!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fer *-*
    Ah, quem escreveu a resenha foi a Sarah <3 (ah, ela escreve mto bem, mas n deixa ela saber senão ela fica impossível)
    Ah, vou passar no seu blog, que é muito lindo !!
    Beijos! Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Oi Markus!
    Gaiman é um senhor escritor em? Eu morro de vontade de comprar O Oceano no Fim do Caminho. Comecei a ler, recentemente, Deuses Americanos, e a escrita do cara é fenomenal. Não podia ser menos né, mas mesmo já sabendo a fama e o talento, é surpreendente o quanto o cara consegue por de emoções nas páginas de um livro!
    Essa história da morte do minerador despertar alguma força obscura incompreensiva, ai minha curiosidade! E se dá um pouquinho de medo, melhor ainda! Hahahaha :P
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Denise!! Eu sou outro que morre de vontade de comprar o livro! Nossa, que comentário forte e instigante rsrs XD '
    Bjoos!
    Markus

    ResponderExcluir