quarta-feira, 30 de setembro de 2015

{Resenha} O Despertar do Príncipe - Colleen Houck


Caro amigo,
Como vai?

Olha, eu to numa correria terrível por causa da faculdade. Tanta coisa pra estudar e tanto trabalho pra fazer que eu acabo tendo que reduzir o tempo de dedicação ao blog.

Mas enfim, achei um tempinho pra escrever uma resenhas e hoje eu trouxe a do novo livro da Colleen Houck, que esteve aqui no Brasil durante a Bienal do Rio e fez um tour pelo país.
Se ela veio aqui em BH pra eu pegar autógrafo dela? Não.
Se eu tive algum amigo em outro estado pra pegar autógrafo dela pra mim? Não.
Se eu sofri com isso? Bastante.
Vamos lá.



Dados do livro:
Páginas: 384
Ano: 2015
Editora: Arqueiro

Sinopse: O Despertar do Príncipe - Quando a jovem de dezessete anos, Lilliana Young, entra no Museu Metropolitano de Arte certa manhã, durante as férias de primavera, a última coisa que esperava encontrar é um príncipe egípcio ao vivo com poderes divinos, que teria despertado após mil anos de mumificação. E ela realmente não poderia imaginar ser escolhida para ajudá-lo em uma jornada épica que irá levá-los por todo globo para encontrar seus irmãos e completar uma grande cerimônia que salvará a humanidade. Mas o destino tem tomado conta de Lily, e ela, juntamente com seu príncipe sol, Amon, deverá viajar para o Vale dos Reis, despertar seus irmãos e impedir um mal em forma de um deus chamado Seth, de dominar o mundo.

Resenha: Pra quem já leu a saga A Maldição do Tigre (não é meu caso), certamente se acostumou com a escrita leve da autora. O Despertar do Príncipe é o primeiro livro da nova série da autora, chamada Deuses do Egito.
Obviamente, sabe-se, que se trata da mitologia egípcia. Pela sinopse, percebe-se também que é uma história adolescente.
Pegando um clichê das outras séries mitológicas: Adolescente meio problemático, poucos amigos, se sente diferente dos outros e acaba descobrindo que a mitologia em questão é verdadeira e as histórias ainda acontecem por baixo dos olhos do humanos. Nesse livro tem tudo isso. E que bom, não tem um acampamento, uma escola maluca, ou um instituto para pessoas diferentes que percebem esse outro "mundo paralelo". 
Lily Young é uma adolescente "normal", no sentido de ser completamente humana. E é bem rica também. Além de ter uma vida cheia regras e falsidades para "manter o status".
Ela não teria participado de nenhuma aventura mitológica se, num certo dia, não tivesse entrado na seção egípcia do museu de arte, em busca de um lugar calmo pra colocar os pensamentos em dia e fazer anotações. A seção estava fechada para reforma, mas como ela é rica, conseguiu acesso ao local. Lá, percebe a presença de um cara de aparência jovem, careca, usando só uma saia e com os pés descalços. 
Inicialmente, ela pensou ser um modelo que estava fazendo fotos com a fantasia, depois concluiu que era um louco que estava perdido. Com um humor bem aplicado, dá-se início à história de Lily e Amon, um príncipe de milhares de anos atrás que despertou no mundo atual (O Despertar do Príncipe - tcharaaaaaan) e precisa da energia vital de alguém porque não encontra seus vasos canopos. 

A partir daí, acompanhamos a narrativa de Lily na adaptação de Amon ao novo mundo, repleto de novas tecnologias. Com certeza você já viu algum filme de alienígena ou até mesmo de alguém do passado que está no tempo atual, onde tem toda aquela cena de: "- Ai, meu Deus egípcio, o que é esse negócio de metal que move tão rápido e tem pessoas dentro?
- Um carro!" 
"Que portal mágico é esse onde você consegue comunicar com alguém muito longe? É algum tipo de magia negra?
- Um celular!" 
E muitas outras cenas de humor barato baseado nisso. 

A história é toda cheia de humor e isso é agradável, não dando espaço para momentos chatos. Amon precisa chegar ao Egito, onde está seu túmulo original, para fazer um ritual milenar e garantir a segurança da Terra, protegendo-a do deus vilão, destruidor de vidas, tá mais pra demônio, Seth.

A vida de Lily muda completamente, a partir de, é claro, estar no lugar errado e na hora errada e acabar conhecendo o príncipe galã. Ele a usa como fonte de energia vital, então não podem se separar e acabam indo para a aventura juntos. 
É um livro bem introdutório e, pelo ritmo, acredito que a série terá vários volumes. A ação fica para o segundo livro, já que no primeiro, ela só esteve presente na parte final.

De fato, não é uma história original, mas a habilidade de escrita da Houck deu espaço para um ambiente confortável, divertido e atrativo. A exploração da história egípcia, relacionando-a com o presente e as muitas mudanças da sociedade foi excelente. 
A relação de amizade e apoio entre Lily e Amon é encantadora, deixando no ar grandes e belas mensagens.

"-Hakenew, Lily.
  - Isso quer dizer 'obrigado', não é/
  - Quer dizer mais que um simples obrigado. Expressa um profundo sentimento de gratidão por outra pessoa. É um agradecimento pelo calor e pelo conforto duradouros que se sente na companhia de alguém especial. Não estou agradecendo a você, Lily. Estou agradecendo por você."


Ponto negativo: Padrão de beleza. Sério, uma parte que julguei completamente desnecessária foi a criação do padrão de beleza. Já ouviu alguém dizer "Nossa, esse cara é um deus egípcio"? Acho que não, né? Pois bem, num costume egípcio, os reis, príncipes, etc, raspavam a cabeça. E a autora fez questão de fazer Lily falar da careca de Amon várias vezes. Até que chega num momento em que ele usa um poder pica das galáxias que faz crescer cabelos lisos, macios e sedosos naquela cabeça reluzente. Pra que? Pra ficar mais bonito. Eu, particularmente, achei isso um desrespeito à cultura egípcia. 

Enfim... 


Finalizando, O Despertar do Príncipe é mais um dos ótimos livros de aventura mitológica. Tem todos os ingredientes pra ser mais uma série cheia de fãs, curiosos e amantes. 

Sobre a edição: O que dizer dessa capa linda -diva, derrubadora de forninhos-, brilhante e bem feita? E aquele kit feito pela editora? Combinação incrível para ser tornar um dos favoritos da estante. 
Nota final: 5. Leitura maravilhosa, divertida e muito leve, somado à edição super caprichada!

____________________________________________________

Então, é isso! 
Eu espero que tenham gostado da resenha. Me conta aí o que achou. Já leu algum livro da autora?


Ah, quero deixar um recadinho aqui rapidinho: 
Se você realmente lê as resenhas, textos e outras coisas que posto aqui, sabe que sempre uso ironia, sarcasmo, piadas bestas e me sinto bem a vontade escrevendo aqui do mesmo jeito que converso pessoalmente. Não tem nada de formalidade e nem vai ter.
Fui chamado de arrogante em um post por causa disso e fiquei bem triste. 
Gente, sério, não sou arrogante. Falo besteiras o tempo inteiro e é só ler duas vezes que vai entender o sarcasmo. 

Vamos parar de julgar os amiguinhos sem conhecer direito, né? Fica feio.

Um abraço!
Markus A. 





59 comentários:

  1. Olá!

    A capa está linda mesmo, mas quando eu li o primeiro livro da Maldição do Tigre, achei a escrita dela muito arrastada, detalhada demais. Ela colocou na trama muitos detalhes que mostram que ela estudou o tema, mas acabou enrolando um pouco a leitura. Então, dificilmente lerei esse.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila!
      Realmente a escrita dela é bem detalhada. Porém gostei mto desse!

      Excluir
  2. Oiie Markus, que saudade de visitar seu blog e de você também!
    Bom, eu estou LOUCO para ler esse livro, o próximo a ser comprado será ele, sem dúvidas.
    Eu amei sua resenha, ficou muito boa, uma das melhores que já li aqui em seu blog, parabéns.
    E você não é arrogante e sim um amor de pessoa <3

    Abraço!
    http://meumundoraay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ray! Saudade também !!
      Fico muito feliz por ter gostado *-*

      Abraço

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha. Eu até que gostei da história do livro. Gosto de livros infanto-juvenis e de aventura.
    Realmente a capa é fantástica!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Markus! Tudo bem? Cara, adorei a premissa do livro! Mesmo tendo detestado o fato de a autora ter embelezado os personagens (por que ela não deixou ele careca?), vou dar uma chance ao livro, pois ele parece ser ótimo! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Tudo ótimo ^^
      Como disse, achei isso completamente desnecessário.
      Espero que possa ler, viu! É mto bom :)

      Abraço

      Excluir
  5. Oi, Markus!
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita dessa autora, mas pretendo começar pela "Maldição do Tigre". Espero gostar, pois a sinopse desse novo romance dela me interessou bastante.

    PS: Te entendo, sempre brinco e ironizo no meu blog, e muitas vezes as pessoas não parecem gostar. Tendem a levar tudo pro pessoal. Paciência. hehe

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Plinio!
      Eu tambem pretendia começar por Maldição do Tigre, mas acabei recebendo esse.

      Ow, tem que ter mta paciência, né? haha
      Até o/

      Excluir
  6. Oi Markus!!
    Ameii sua resenha, vc me passou uma boa visão da história. Eu ainda não li nada da autora e penso começar por este. Essa capa ta perfeita né?

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Essa capa é mto linda *-*
      Espero q possa ler !
      beijos

      Excluir
  7. Oie Markus. Quanto tempo. Olha eu tenho um pé atrás com a Collen por causa da outra serie dela Maldição do Tigre que já tentei ler mas não consegui. Essa sua resenha melhorou minha relação com a autora e posso dizer que vou ler esse livro em breve. Uma coisa que quero te perguntar você nao gosta de Percy Jackson?
    E esse povo que chama você de arrogante nao te conhecem e acham que tem o direito de vir ate o seu blog e falar coisas que nem sabe sobre quem você é. Jamais foi arrogante ou ignorante tanto nos posts como respondendo os comentários isso magoa, eu entendo. Mas não liga pra isso continue sendo esse blogueiro alegre e sempre com bom humor.

    Beijão da Lari
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari!
      Quanto tempo!! *-*
      Ainda não li a outra série! Preciso fazer isso.
      Eu adoro Percy Jackson. Foi uma indireta em tom de brincadeira hahaha'
      Beijos
      E ah, concordo mto com o que voce disse ai!

      Excluir
  8. Olá,
    Eu ri muito com o pika das galáxias, mas o livro parece ser bem bacana, ainda não conheço o trabalho da autora, mas ela é sempre tão elogiada que é difícil não ficar curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu não sou muito fã de mitologias mas ando ficando com uma curiosidade de ler os livros dessa autora. Vou acabar começando com este, pois assim da para acompanhar conforme os lançamentos e é muito mais fácil assim (para mim).
    Seu comentário sobre a careca do rapaz me fez rir, mas ao mesmo tempo ficar com um pouco de raiva. Não sei como isso foi desenvolvido da historia, mas realmente parece um desrespeito com a cultura em questão e espero que ela reveja isso nos proximos. Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oii, Sil!
      Eu até gosto muito de mitologias! Também acho mais facil ir acompanhando os lançamentos!
      Olha, na minha opinião, foi desrespeito sim!

      Beijos

      Excluir
  10. Oie,
    não conhecia o livro, confesso que egito não é meu tema preferido, mas em geral gosto bastante dos livros de mitologia

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Eu nunca tinha lido nada sobre mitologia egípcia! A experiencia foi bem legal!
      beijos

      Excluir
  11. Oi... Já li A Maldição do Tigre e gostei bastante da história porém não me simpatizei com a protagonista. Adorei a parte da mitologia e pretendo ler esse livro mas acho que vou esperar lançarem todos os livros da série primeiro... bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!!
      Ouvi falar que as protagonistas de ambas as séries são meio parecidas.
      Espero que possa ler.
      Beijos
      mundoemcartas.blogspot.com.br

      Excluir
  12. Já li outros livros da autora e não gostei muito. Não me animei com essa história, apesar de adorar deuses egípcios e toda a cultura deles.

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Ainda nao li outros livros dela, mas vou fazer isso!! *-*
      Beijo

      Excluir
  13. Oi ...
    Primeiro me interessei somente pela capa que considero linda ! Mas ao ler sua resenha achei bem interessante o fato de ser uma aventura mitológica .
    Gosto muito desse assunto ...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! A capa é mesmo muuito linda *-*
      E aventura mitológica me conquista mto!
      beijos

      Excluir
  14. Olá, parabéns pelo blog!

    Faz tempo que me interesso em ler o livro, ainda não tive a oportunidade de compra-lo, mais está na minha lista de prioridades, todas as resenhas que ali até então só atiçam ainda mais minha curiosidade a cerca da estória.

    Bjus!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigado *-*
      Recomendo muito que você leia!

      beijos

      Excluir
  15. Oi, Markus!
    Que ridícula essa pessoa que te xingou! R I D Í C U L A! Não liga, cara. Eu adoro essa interação que você proporciona e acho muito digna.
    Sobre o livro, não sei se quero ler. Não gosto da saga do tigre. Já li a série e só me estressei. Não sei se iria gostar deste livro em especial.
    Mas até que estou curioso. Não sei se leria agora, mas, quem sabe, em breve...
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro! Fazer o que, né?
      Mas fico feliz por ter alguem que gosta ^^
      Ainda não li a saga do tigre, mas quero tirar minhas próprias conclusões.

      Abraço

      Excluir
  16. Oi, Markus!
    Eu estou louca para ler este livro *-*
    Adoro todos os livros da Colleen, até já tenho ele, mas to lotada de livros para ler, então logo logo vou poder ler ele também, e espero também gostar muito dele.
    E, por fim, para pessoa que te xingou, é só ignorar, as vezes as pessoas são leigas demais para entender o que realmente estamos falando, ou do jeito que estamos falando.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Entendo sobre estar lotado de livros pra ler haha'
      E concordo com o que voce disse ! ^^
      Beijos

      Excluir
  17. Ah, não acho que ele tenha feito o cabelo crescer pra ficar bonito (até pq ele já era naturalmente), mas pra se adaptar à geração, já que raramente os adolescentes tem cabeça raspada. E meu kkk esse negócio de beleza já ficou um padrão básico em 90% do livro, já cansei de tentar julgar serem lindos demais ou estranhos demais, não existe o meio termo normal, e quanto ao Amon até dá pra entender porque os deuses num geral são considerados bonitos né. É um livro bem divertido mesmo, acaba ganhando fácil o leitor <33

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Apenas um dia", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Mesmo se tiver sido para "adaptar", achei um desrespeito !
      Fora isso, super divertido mesmo, ne? haha'

      Excluir
  18. Oi
    eu terminei de ler um livro que os personagens também acordam depois de séculos
    e ficam encantados com a tecnologia e olha que isso ainda era em 1999.
    Esse é daqueles livros clichês que e tenho vontade de ler, pois parece ter uma história mega envolvente e eu gosto dessas coisas de mitologia, pelo menos você gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. hahahahahah pica das galáxias foi ótimo! hahahaha

    olha, deu bobeira! Eu moro no Rio...fui na Bienal, podia ter pedido pra mim, mas vc não se manifesta mais nem no grupo do face, aliás, vc tá lá ainda? hahahaha

    Eu não tenho muito uma opinião formada sobre esse livro em questão, li algumas resenhas e eles foram bem distintas umas das outras...então não sei. Só sei que acho os livros da Saga do Tigre meio zoofílicos, não curto o enredo dele não, acho bem estranho! hahahah

    Sobre terem chamado você de arrogante...liga o f* e seja feliz! Não é todo mundo que tem o dom de entender sarcasmo e ironia! hahahahah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires!!
      NOSSA VOCE DEVIA TER PEGADO PRA MIM !!!! :(((((((((
      Eu ainda to no grupo no facebook, eu acho!!

      Beijos

      Excluir
  20. Ah eu gostei da estória!
    Já li outras resenhas dele e todo mundo parece estar gostando também.
    Quero siim, assim que der!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei a sua resenha! Eu sempre achei a capa desse livro linda e o enredo muito interessante, adoraria conhecer melhor essa história. *------*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho a capa muito linda *-*
      Espero que possa ler!
      Beijos

      Excluir
  22. Oie Markus =)

    Eu gostei bastante desse livro, e a única coisa que me incomodou um pouco é que achei a estrutura da história, assim como algumas características dos personagens muito parecidas com a da saga anterior da autora. Fora esse pequeno/grande detalhe achei que a série teve um inicio bem promissor.

    Beijos e um bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane!
      Eu nao li a outra saga, mas já me disseram isso também!!
      Vou ler e ver se é assim mesmo!
      Beijos

      Excluir
  23. Acho a capa desse livro linda, e pelo visto esse livro não é só lindo por fora, mas também por dentro com essa história que parece ser muito legal :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  24. Comprei o livro recentemente no evento de lançamento com a autora na minha cidade, mas ainda não li! Tem tantos na frente na lista de leitura. :P

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que inveja! Queria ter ido em alguma cidade que ela foi :(((((9 '
      Beijos

      Excluir
  25. Oi Markus, tudo bom?
    Também não li A Maldição do Tigre, na verdade eu li uns cinco capítulos e abandonei, achei a escrita muito chatinha.
    Mas pelo que pude perceber na sua resenha, O Despertar do Príncipe é super leve e descontraído, além de ser engraçado.
    Não gosto muito de literatura fantástica, fantasia e ficção. Então acho que vai demroar até eu ler esse livro,
    Beijos, lendocomabianca.blogspt.com
    PS: Não ligue para as pessoas te chamarem de arrogante, eu amo suas resenhas e adorei o sarcasmo relacionado a Percy Jackson, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca!
      Eu já gosto muito de literatura fantástica. Quero ler a saga do tigre, apesar de muitos comentarios negativos!
      Ps. Pessoas que entendem sarcasmos <3
      Beijos

      Excluir
  26. Oi,
    Quero muito ler esse livro, a cada resenha lida fico mais curiosa!
    Ah ignore os comentários sobre você ser arrogante! Arrogante é quem julga os outros sem conhecer!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iris!
      Espero que possa ler!
      Vou ignorar msm
      beijos

      Excluir
  27. Oieee
    Tudo bem???
    Man, estou querendo ler esse livro, pois eu não curti muito os outros da autora.
    Minha mãe amou, mas confesso que não conseguii, por isso quero ler kk
    Concordo que essa idealização exagerada cansa. Foi isso que me fez não gostar dos demais livros autora. É muitoo exagero desnecessário.
    Obs: Gosto do fato de que seja sincero ;p Isso é uma das qualidades que admiro nas pessoas;
    http://www.screepeer.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Ágatha! Tudo ótimo ^^
      Espero que possa ler!
      Beijos

      Excluir
  28. Nunca li nada dessa autora, mas sou louca pela história do Egito! Certamente começarei por esse. :)
    Qual é a graça da vida se não tivermos sarcasmo?! Ótima resenha!
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  29. Oi Markus, tudo bem contigo ???
    Bom, primeiramente, acredito que não poderia deixar esse comentário para o final, eu tenho que dizer que adoro suas resenhas justamente pelo fato de que elas mostram você. Adoro o humor que você emprega em muitas das resenhas, e acho (desculpe pela minha memória falha) que já disse aqui algumas vezes como gosto de ver esse bom humor nas resenhas. É uma pena que essa pessoa te chamou de arrogante, ela claramente não entendeu, ou não leu muito bem o seu texto. Mas é impossível agradar gregos e troianos não é mesmo ?! Por isso o negócio é seguir fazer o que você faz de melhor e deixar as pessoas com seus problemas.
    Ufa ... Agora vamos ao livro !!! *-*
    Nunca li nada da autora. Estou tentando comprar todos os exemplares da Saga do Tigre para conseguir ler a série toda de uma vez, mas até agora nada, rsrsrs. Por isso não posso falar muito, mas das duas séries da autora, tenho que confessar que me identifico mais com a do Tigre, por abordar coisas que não são tão populares e abordadas na literatura. Mesmo assim, não descartaria a chance de ler esse livro. Parece ser uma ótima leitura !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bel! *-* Tudo ótimo!!
      Fico muito, muito feliz em ler isso!
      Todos os meus posts são escritos da maneira que eu falo no dia a dia, ou seja, sou eu sendo eu mesmo!
      Obrigado mesmo *-*
      beijos

      Excluir