segunda-feira, 17 de agosto de 2015

{Resenha} Festim das 12 Cadeiras - Elvis DelBagno


Caro amigo,
Como vai? 
Hoje eu trouxe a resenha do livro "Festim das 12 Cadeiras", do Elvis DelBagno, publicado pela Editora Schoba, parceira do blog.
Então... 
Puxe uma cadeira e aproveite ... a resenha! ;)



Sinopse: Ao comprar um conjunto de 12 cadeiras russas para o jantar anual, um casal homossexual descobre um tesouro embaixo do estofado de uma delas. Com as contas bancárias transbordando, os milionários resolvem manter o tesouro na cadeira e doá-lo ao primeiro convidado que se sentar nela. No entanto, eles percebem que isso será um problema quando um dos convidados não comparece ao jantar. Estruturando-se nas comédias de costumes, nos deparamos com uma crítica social de um humor ácido extravasante dos diálogos preconceituosos dos personagens mais bizarros que poderiam surgir numa sociedade cheia de interesses. Narrado de forma corrida como um roteiro cinematográfico e com diversas referências à cultura popular, o autor traça uma paródia do clássico conto russo 12 cadeiras, de Ilf and Petrov, e ao filme Festim Diábolico, de Alfred Hitchcock.

Resenha: (Essa resenha pode conter conteúdo impróprio para menores de 16 anos)
Sabe o chão? Pois é! Eu tô nele. E vou ficar por um bom tempo até passar o impacto que foi ler esse livro. 
Já na sinopse percebemos que o livro aborda uma temática recheada de humor e sarcasmo. 
Em "Festim das 12 Cadeiras", conhecemos o descontraído casal Laerte e Carlão. Super bem sucedidos financeiramente, formam uma dupla da alta sociedade que gosta de se exibir e aproveitar do melhor. 
Ressaltando: O livro é narrado de uma forma cinematográfica, onde o autor descreve as cenas como num filme. O cenário inicial é a poderosa mansão do casal, descrita com diversas referências do cinema e características típicas de um casal gay. 
Por falar em referência, preciso dizer o quanto fiquei impressionado com as diversas existentes nesse livro. Além de parodiar o clássico Festim Diabólico e o conto das 12 cadeiras, temos referências a Noviça Rebelde, 50 tons de cinza, Senhor dos Anéis, Lost, e muitos outros filmes ou séries famosas de uma forma hilária. Palmas pra esse autor. Só Palmas, não. Vamos dar Tocantins inteira!! 

Para um típico jantar (de pura exibição), o casal comprou um conjunto de 12 incríveis e luxuosas cadeiras russas. Ao ajeitá-las na sala de jantar e testar a maciez das cadeiras, Laerte percebe que há algo de errado com uma das cadeiras. Eis que somos apresentados aos primeiros diálogos com conteúdo sarcástico sexual do livro. Já aproveito pra alertar: quem não gosta de uma pitada de sacanagem nos livros, não aproxime desse. 
"__ Tem algo estranho aqui. Tá duro.
Carlão gargalha com a atitude do parceiro.
__ Tá rindo do quê, Carlos?
__ Achei engraçado você reclamar de algo duro." Pg. 20
Após analisar a cadeira, eles percebem que realmente há algo duro na cadeira e, fazendo referência ao filme de Mel Brook, The Twelve Chairs (1970), Laerte acredita que há um tesouro escondido dentro do estofado. Tomados pela curiosidade, eles começam a rasgar a cadeira com delicadeza e ... sim. Ele estava certo.
"__ Eu sabia! Eu sabia! - Laerte sobe em cima da mesa em completa excitação. - Eu te disse! Meu cu é quase um leitor em braile." Pg. 22

A cadeira estava recheada com um tesouro com um valor de, aproximadamente, 100 mil reais. Porém, esse valor era micharia, comparado à conta bancária do casal. Seria irrelevante eles ficassem o com dinheiro. E, para tornar o jantar mais divertido, eles decidem deixar o tesouro na cadeira e o convidado que sentasse nela levaria o dinheiro. 

Passamos então a uma breve e longa apresentação de alguns dos convidados. Seria a "parte chata" do livro, se não fosse pela narrativa humorada e repleta de conotação sexual que arranca risos e impressiona o leitor. Cada descrição é mais hilária que a outra. Cada um explicado com uma apresentação de cenário no estilo cinematográfico. Cada capítulo, é claro, com uma referência.
Não vou falar muito sobre cada personagem em si, porque ficaria enorme, mas cada um foi muito trabalhado e descrito de forma completa, justamente pra dar esse ar de filme mesmo. 
Por cima, temos as "Três Marias", Ana, Zetinha e Dolores. Três irmãs da zona mais pobre de São Paulo com o vocabulário repleto de besteiras e conteúdo sexual. (nenhum trecho da descrição dessas personagens tem conteúdo saudável pra ser incluído aqui)
 Adriano e Abigail são o "casal perfeito". Bonitos e bem sucedidos. 
"É um casal realmente bonito, mas que não inspira confiança. É como a cidade de Brasília - uma cidade modelo que esconde por debaixo das mangas toda a falcatrua." Pg. 34
Padre Samuel é o próximo e não tenho muito o que dizer dele. Só que é um tipo de padre que a gente não está acostumado a ver. (deixo em aberto para causar curiosidade).
Pedro, o vizinho do casal, é convidado depois de um incidente que impediu a presença de outro personagem. Ele é um visionário que quer acabar com a religião. Marido da gigante Zélia (a quem se refere o nome do capítulo XI - foto). Junto com eles vem o ser Blue Suede Shoes. Ele recebe esse nome pois, em um ritual de invocação, o espírito de Elvis Presley baixou sobre ele e o garoto começou a cantar e dançar a música. 
Os Isaías e Ezequiel são os próximos convidados. E ainda aparece um detetive para participar do jantar. 

Com diversos imprevistos, sacanagens e muito, muito conteúdo sexual, o livro lembra filmes de comédia absurda e surreal como "Todo Mundo Em Pânico" que, de tão besta fica engraçado. 
O jeito rápido e sem censura da escrita do DelBagno ressalta críticas ácidas a todo tipo de padrão da sociedade. O enrendo cinematográfico transporta o livro de paródia à originalidade, sem perder o foco. 
O final, imprevisível e surpreendente, só mostrou que a criatividade do autor foi além do esperado e não se esgotou nem na última frase. 
Com confiança e humor, ele finaliza o livro com a mesma conclusão que eu tive ao terminar a leitura: Festim das 12 cadeiras: uma reunião familiar cheia de lamentações pornográficas.

Sim, o livro tem notas do editor. Isso foi a coisa mais diferente que eu já vi em todas as minhas leituras.
Ponto negativo: Não recomendo a qualquer tipo de leitor. O conteúdo sexual e críticas sociais podem ofender ou se tornarem desagradáveis. 
Nota final: O livro que me causou mais risadas, que quebrou todos os padrões sem limitar a ousadia. Se tornou, é claro, a melhor leitura do ano! 5 cartinhas *-*

_______________________________________________________
É isso. Espero que você tenha gostado da resenha. 

Um abraço.
Markus A. 

63 comentários:

  1. Olá!

    Já tinha lido uma resenha dele e... preciso ler imediatamente!!! Adoro livros que misturam conotação sexual e ironia dentro de uma trama única. Realmente é um livro bem original, diferente de tudo o que já li!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Fiquei impressionado com esse livro. Me surpreendeu em todos os sentidos.
      Se vc gosta desse estilo, vai adorar esse livro.

      Excluir
  2. Oi Markus!
    Não conhecia esse livro e parece ser uma leitura super divertida.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca!! Eu ri muuuuuito lendo esse livro. Divertido é pouco kkk
      Bjs

      Excluir
  3. Olá, Markus.
    Crítica social é um aspecto que não abro mão em livros. Então, esse entrou rápido na minha lista de desejados.
    Excelente dica!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A crítica social está em massa nesse livro. Espero que possa ler !!

      Excluir
  4. Oi ...
    Gostei de ver como você escreveu a resenha . Adorei !
    Mas , não vou ler o livro porque não gosto muito de livros com conteudo sexual .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Xiii, então não leia mesmo esse :/
      Tem mto conteúdo sexual.

      Excluir
  5. Oi ...
    Gostei de ver como você escreveu a resenha . Adorei !
    Mas , não vou ler o livro porque não gosto muito de livros com conteudo sexual .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Markus! Tudo bem? Nossa, adorei a resenha! As suas resenhas já são ótimas, mas quando a resenha é de um livro que você amou, elas são ainda melhores e mais divertidas! rsrs Ri muito em alguns momentos (cara, adorei essas notas do editor! rs) e fiquei com uma baita vontade de ler o livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony!!
      Que bom que você gosta das minhas resenhas *--*
      As notas do editor me surpreenderam hahaha'
      Espero que possa ler!
      Abraço

      Excluir
  7. Eu dei risada com esses diálogos, mas muito tempo de vocabulário pesado me deixa meio incomodada... Talvez valha a pena tentar ler pra ver como eu me saio. Nunca tinha visto um livro assim, hahah.

    Um beijo!

    A Carta Violeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja bom dar uma lida num livro assim pra sair do conforto do vocabulário leve kkk

      Beijo

      Excluir
  8. Oi Markus, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da proposta, então se surgir uma oportunidade vou lê-lo. Gostei da resenha!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marla. Que bom que gostou.
      Espero que possa ler *-*

      Excluir
  9. Olá! Vi algumas resenhas positivas sobre o livro e me interessei bastante. Parece ter a pegada comida que eu adoro! Com certeza vai pra lista! ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Olá Markus,
    Adorei a resenha, adorei a forma com qual escreveu.
    Porém, poucos livros com conteúdo sexual eu leio. Só li "50 tons", porque fui obrigada hahahahah
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Apesar do conteudo sexual, é totalmente diferente de 50 tons. Inclusive este faz uma crítica a essa trilogia rs'
      Que bom que gostou da resenha. Bj

      Excluir
  11. Olá, Markus!

    Ah, posso dizer que amei esse livro e que já anotei o nome para que eu possa procurar depois?! rsrsrs. Pois é, eu amo um bom romance, mas amo também livros new adult com cenas engraçadas. rsrsrs. Adorei sua resenha e da forma como vc descreveu cada detalhe.

    Beijos, And!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, And. Cenas engraçadas tem de sobre nesse livro hahaha'
      Vai adorar a leitura \o/
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Markus!
    A primeira vez que me deparei com este livro eu fiquei com muita vontade de ler! Acho a premissa interessante e o fato da leitura ser divertida me interessa. Mas depois de ler sua resenha acredito que ele não seja para mim rs.
    Nunca gostei de "Todo Mundo em Pânico" e não me sinto a vontade com tanta conotação sexual em tudo..
    Mas que bom que você gostou!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! Que pena.
      Eu adoro Todo Mundo em Pânico. Amo comédia besta, sabe? kk

      Beijo

      Excluir
  13. Oiii Marcos, tudo bem??? Eu tinha muita vontade de ler este livro, mas depois da sua resenha, fiquei em dúvida. Não gosto de cenas de sexo no livro e linguagem muito chula, então não sei se iria aprovar isso. Mesmo assim, a capa é linda demais não é?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih. Que pena. O livro é repleto de conteúdo sexual.
      Ah, sim! A capa é muito linda!! *-*

      Beijo

      Excluir
  14. Oie,
    já vi a capa por ai, mas não tinha lido uma resenha. Gostei do livro, confesso que pela capa ou titulo não compraria rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Nossa, eu acho essa capa tão linda *-* E o título até chamativo kk

      bj

      Excluir
  15. Acho que já te falei que eu adorei a capa e que eu quero ler esse livro né? Lembro das passagens que você me mostrou e só aumenta a minha vontade. Gostei da narrativa em formato cinematográfico, acho que nunca li um livro assim. Espero ler logo!
    Bela resenha.

    Diego - Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Estou precisando mesmo sair da minha zona de conforto e ler mais esse tipo de estória!
    Gostei de como você descreveu ele na resenha e fiquei com vontade genuína de ler! haha

    Beeijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa.
      É um livro pra sair da rotina, sabe?
      Espero que possa ler.

      Beijo

      Excluir
  17. Quero muito ler esse livro ,já vi resenhas super positivas. O enredo é bastante diferente , criativo e crítico. Amei a resenha. Abraços

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Já faz um tempo que resenhei esse livro, e super concordei com você, essa leitura foi algo totalmente diferente do que eu estava acostumada a ler, ri bastante, amei a diagramação, a capa ficou linda. O autor foi muito criativo na hora de desenvolver o enredo.


    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joice. Então você entende o quanto eu me diverti lendo esse livro \o/
      O autor foi demais hahaha'
      Bjs

      Excluir
  19. Markus, acho que essa é a terceira resenha que leio sobre esse livro. Eu não me interesso pela história, me parece ser bem sem noção! hahahahaha
    Lembro de quando você mandou essa nota do editor lá no grupo...eu fiquei WTF?! hhahahahha
    Enfim...

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires.
      É bem sem noção mesmo, o que faz ser muito engraçado! hahahah'
      Eu ri mto com essa nota do editor kkkkk

      Bjs

      Excluir
  20. Olá, parece ser um livro interessante, porem não me chamou muita atenção :|
    Mas parece ser muito bom para dar algumas risadas!
    Parabéns pela Resenha!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      É ótimo pra dar boas risadas sim! hahaa
      Bjs

      Excluir
  21. Oi Markus,

    Que resenha incrivel! Eu já tinha ficado louca com essa capa e sinopse do livro, achei super engraçado os trechos que você destacou, entrou fácil para a lista dos meus desejados. Agora uma pergunta... Tem continuação? Acho que deveria! Se for tão bom quanto a sua resenha sugere.
    Adorei!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia! Não sei sobre continuação, mas seria ótimo viu!! Eu seria o primeiro a comprar kkk
      Beijos

      Excluir
  22. Oii
    Esse parece ser um bom livro e com uma premissa diferente que chamou minha atenção
    mais uma resenha positiva que leio dele, essa capa ta linda. A história me chamou a atenção e genial a ideia do autor. que bom que curtiu a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. Essa capa ta linda ne??
      Nossa, a ideia do autor foi realmente genial kk

      Excluir
  23. CARAMBA. Adorei hahahaha Fiquei curiosa por essa história. Ainda não conhecia!

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA' que bom que gostou *0*
      Espero que possa ler!
      Beijos

      Excluir
  24. Olá Markus,
    Adorei sua resenha, acho que ela está tão bem humorada quanto o livro.
    Gosto de livros que são hilários e, sinceramente, não me importo que a abordagem seja para o lado sexual.
    Com toda certeza é um livro que eu leria.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. Que bom que gostou da resenha *-*
      Espero que possa ler. É hilário !!

      Beijos

      Excluir
  25. Olá,
    O livro parece mesmo ser super bacana e tem um proposta bem diferente, entretanto não chamou minha atenção.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! A proposta dele é bem diferente, realmente. haha'
      Beijos

      Excluir
  26. Oi Markus!
    Gostei da sua resenha, mas eu acho que não leria o livro, não me identifiquei com a história dele.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora!!
      Entendo! Tem mta gente q nao vai identificar !
      Beijos

      Excluir
  27. Hey, Markus!
    Gosto muito de livros críticos, mas acho que todo esse teor sexual me incomodou um pouco, esse tipo de humor negro não me atrai muito, às vezes fica forçado demais rsrs.
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme.
      Eu gosto muito desse tipo de humor e não achei que ficou forçado.
      Abraço

      Excluir
  28. Olá, Markus!

    Menino, que quotes são esses? Adorei hahaha *-* Eu não sei se amei ou fico receosa com o livro... Adorei pelo sarcasmos e críticas sociais, e estou com o pé atrás pela descrição cinematográfica!

    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari.
      Eu queria colocar muuitos mais quotes, mas ia ficar enorme kkk
      A descrição cinematográfica só descreve o livro em cenas de um filme. Não acho que atrapalha em nada a leitura, só a torna diferente. Pode ler sem medo haha'

      Excluir
  29. Oi, Markus! Tudo bem? Eu não conhecia o livro e apesar de achar a proposta interessante, confesso que não bateu a vontade de conferi-lo. A pegada sem censura não me incomoda, mas tive a impressão de que ela pode ser bem apelativa e muito recorrida, não sei se iria curti algo assim. Vou ficar de olho em outros lançamentos do autor, quem sabe algum outro me conquiste mais! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica!
      Realmente não há censura alguma e a linguagem é bem forte!
      beijo

      Excluir
  30. A cada resenha ou comentário que vejo sobre esse livro eu só quero mais lê-lo.
    Parece ótimo!
    Adorei a resenha... me deu um panorama muito bom de como deve ser a leitura.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH. Que bom que gostou da resenha. Espero que possa ler o livro!
      beijos

      Excluir
  31. Olá Markus!
    A capa do livro já me ganhou de primeira haha Nunca vi nada parecido com esse livro. Parece ser incrível e muito divertido. Bem, digamos, "real". Antes de ler a sinopse, nunca ia adivinhar que era com essa premissa haha Mas gostei bastante. Me surpreendeu.
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália! Tudo bem ?
      Eu também nunca vi nada parecido. Esse livro é único hahaha'

      Espero que possa ler.
      Beijos

      Excluir
  32. Markus, eu que estou no chão com essa resenha! Parabéns! Muito bem escrita. Fico muito feliz que o livro tenha sido uma ótima leitura para você. Gente, o livro ganhou cinco cartinhas <3. Tô feliz! hahahah. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!! Fiquei no chão com esse livro hahah'
      Muito bom mesmo. Digno de 5 cartinhas *-*

      Excluir