quinta-feira, 25 de junho de 2015

{Resenha} O Milagre - Nicholas Sparks


Caro amigo,

Venho com a resenha do livro "O Milagre", do Nicholas Sparks, que recebi em parceria com a Editora Arqueiro.



Dados do livro: 
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Sinopse: O Milagre - Jeremy Marsh é um jornalista cético que dedica a vida a investigar e desmentir fenômenos sobrenaturais. Ele está no auge do sucesso, prestes a ir trabalhar na TV, quando recebe uma carta curiosa.
Nela, uma senhora relata a ocorrência de luzes estranhas e fantasmagóricas no cemitério de Boone Creek, uma pequena cidade na Carolina do Norte. Farejando uma boa história, Jeremy sai de Nova York e vai passar uma semana lá.
Quando começa suas investigações, ele conhece a obstinada Lexie Darnell. Responsável pela biblioteca local, ela está determinada a proteger as pessoas e a cidade que tanto ama - e nem um pouco disposta a confiar no forasteiro. Depois de sofrer pelo término de dois relacionamentos, ela tem duas certezas: a primeira é de que seu lugar é em Boone Creek, e a segunda é de que não se pode acreditar num homem tão sedutor quanto Jeremy.
O que ela não imagina é que o jornalista também tem suas feridas. Ele nunca conseguiu superar completamente a dor de seu casamento desfeito e a frustração de saber que jamais poderá ser pai.
Enquanto tenta descobrir a verdade por trás das luzes do cemitério, Jeremy tem que desvendar também os próprios sentimentos e se vê diante de escolhas muito difíceis, entre elas a de voltar para a vida que conhece em Nova York ou fazer algo completamente novo: acreditar.
O milagre é um romance que explora os maiores mistérios de todos: os do coração.


Resenha: 
Quando se fala em Nicholas Sparks o mundo se divide ao meio. Amor e Ódio. Podemos pegar a metade Amor e dividir novamente para falar de "O Milagre". O livro, lançado no Brasil em 2006, pela Editora Agir foi relançado esse ano pela Editora Arqueiro, apresentando uma capa mais atraente, uma edição melhor trabalhada e seguindo a mesma linha editorial dos outros livros do autor, pra quem gosta de manter os livros na estante com as capas parecidas. 
O clichê "casal quase se beijando" na capa deixa a metade Ódio do mundo de cabelo em pé, assim como a jogada do nome do autor mais aparente que o nome do livro na capa. Lógico que as pessoas vão de cara no "Nicholas Sparks" e já pensam em "romance intenso, doenças, mortes no final, etc, = vou comprar". 
Mas vamos falar do livro, né?
Se você, assim como eu, já leu e se encantou com outras histórias do Nicholas, um aviso: não crie expectativas com "O Milagre". 
A história desse livro foge de tudo que se espera do autor. No final da resenha eu explico minha teoria. 

O livro é narrado em terceira pessoa e a história gira em torno de Jeremy, um jornalista que escreve para uma revista sobre coisas sobrenaturais. Ele não acredita nessas coisas e está sempre desvendando esses mistérios e desmascarando pessoas que ganham dinheiro em cima disso. 
Até que um dia ele recebe uma carta onde uma senhora diz que, em sua cidade, vem acontecendo coisas estranhas. Como um bom investigador, ele vai lá tentar descobrir o que está havendo. 
A cidade de Boone Creek é daquelas pequenas onde todo mundo conhece todo mundo, ajudam uns aos outros e não gostam muito das pessoas que vem de fora.
Lá, ele conhece a mulher que enviou a carta. Doris, uma senhora de idade que o conta sobre as lendas e mistérios do local. 
Ele se sente instigado a investigar e vai pra biblioteca começar as pesquisas.

Se você ta se perguntando "Cadê a mulher pela qual ele vai se apaixonar no primeiro encontro?", calma!
Lexie é a bibliotecária da cidade. Uma mulher linda, decidida e inteligente. Satisfeito, agora? 
Sim, a mulher decidida e inteligente que vê Jeremy pela primeira vez e já pensa "Caralh*, que homem gostoso, vou me apaixonar agora!" ~brincadeira. Com um pouco de verdade. Talvez muita.

O mistério da cidade é que luzes estranhas estão vindo do cemitério e o povo ta achando que são os fantasmas de uns antigos escravos da cidade que prometeram botar o cemitério abaixo.  zZzZz'
Mas essa história aí é a menos importante do livro, já que o autor é um romancista e não um autor de suspenses.
O foco do livro mesmo é na relação Jeremy e Lexie. Ela, que não tem muita sorte em sua vida amorosa tem medo de embarcar num romance e acabar sozinha. Mas... PARA TUDO.
"Um recado que eu quis mandar pra ela: Filha, você mora numa cidade pequena do interior que ninguém conhece. Você trabalha como bibliotecária. Sim, bibliotecária. Realmente espera não ficar sozinha? ah, por favor. Não. Estou. Disposto. pra esse drama."
Mas o bom é que alguém deu um recado parecido pra ela e eles vivem então o começo de um lindo romance. Até ela começar a fazer cu doce.

Fiquei, durante toda a leitura, procurando o milagre de O Milagre. Quando entendi, já tava acabando. Ok, não é assim "O MILAGRE", é só... aah, deixa pra lá.

Um livro onde os personagens secundários são mais interessantes que os protagonistas. A história de amor impossível mais óbvia que já vi. O livro que aparentemente seria de suspense, mas o autor esqueceu disso e focou no romance. Enfim ...
GENTE. NÃO TEM TRAGÉDIA! NÃO TEM CHORO! NÃO TEM DOENÇA. Me segura!
Minha teoria é: Certo dia, Nicholas, cansado de receber comentários sobre as tragédias em seus romances, resolveu criar uma história de mistério e investigação. É um livro para acalmar o coração dos fãs, aquele café depois de horas de estudos, aquele copo d'água depois de correr uma maratona. Leve, detalhado, calmo, quase parando.
O casal, de pessoas já adultas mas que agem como adolescentes, só não é mais broxante que a última "frase de impacto" da sinopse.

Por que eu gostei do livro? 
A identidade visual do livro melhorou 100%. Na edição da Agir, aquela capa com a loira foge um pouco dos sentidos, pois a Lexie é descrita com os cabelos castanhos.
Lembra quando o mundo dividiu entre amor e ódio ao falar do Sparks? Então, eu fiquei no meio. Acho incrível a capacidade de escrita desse autor. Numa história tão massante, ele conseguiu me prender, criou personagens que odiei e amei, além de um enredo de impressionar. 
A história, em si, é legal. Previsível? Sim. Clichê? Também. Mas o cara consegue fazer a gente gostar de uma forma diferente.
A mensagem do livro também é legal. Chega um momento em que eles se encontram obrigados a decidir: Quem largaria tudo pelo outro? Quem abriria mão de tudo que conquistou em nome do amor?
Eu não faço parte da metade Ódio do mundo, mas dizer que faço parte da metade Amor depois de O Milagre é impossível. 

Voltando a falar da edição: 
Sim, a minha coleção de romances da Arqueiro está ganhando vida e ficou ainda mais bonita com a presença de "O Milagre". Embora eu não goste muito das capas estilo "casal quase se beijando", essa edição ficou muito melhor que a outra a lombada no mesmo estilo dos outros livros do autor ficou muito legal na estante. 

Nota: 3, pela melhora na edição e pela incrível capacidade do autor de me surpreender!
Não espere um livro ruim, mas não espere chorar de amor.



________________________________________________
É isso! Espero que tenha gostado da resenha. 

Um abraço!
Markus A.

49 comentários:

  1. Oi linda!
    A Sua resenha é ótima.

    Parabéns pelo se blog ele é estiloso, tem uma apresentação linda e é cheio de informação útil.
    Que a sua semana seja ótima!!
    Beijokas!

    Dé uma passadinha no meu blog, você vai adora ele tanto quanto eu adorei o seu.
    Se gostar, me siga. Mas se você não gosta.......
    ME SIGA mesmo assim!!! rsrsrs

    http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado do blog. Vou passar no seu!
      Beijos :*

      Excluir
  2. Markus, eu nunca dei tanta risada lendo uma resenha, sério... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ela fazendo cu doce, e blá blá blá... melhor resenha do dia, porque sim. Eu li O Milagre, faz um tempo, na versão da agir, gostei muito do livro e de toda história. Mas sua resenha ta fodasticamente divertida. Parabéns!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah ' Que bom que você se divertiu lendo, Joanderson ! *-*

      Valeu !!!

      Excluir
  3. Admito que sempre tive um pouquinho de preconceito com os livros do Nicholas Sparks porque sempre me disseram que tem muito drama e eu não sou muito fã disso, mas me interessei por esse livro, principalmente quando você disse que não tem tragédia, nem choro e nem doença!
    É a primeira vez que visito o seu blog e já aproveitei para seguir de tanto que gostei! Amo ler e ultimamente estou precisando de umas dicas e eu me identifiquei muito porque você tem esse tipo de conteúdo! (:

    http://www.makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha um certo preconceito com ele, mas fui lendo e lendo e começando a gostar.
      Obrigado por seguir! Fico feliz que tenha gostado do blog!
      Beijos!!

      Excluir
  4. Oi, Markus, tudo bem?

    Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Nicholas, sabia? Eu não curto a maioria dos livros dela, mas quando esses livros viram filme, eu adoro os filmes! Como pode isso? hahahaha
    O único que teve efeito contrário em mim foi "Uma Longa Jornada", que amei demais o livro...não vi o filme ainda, mas farei assim que achar um link bom na internet! hahahahha


    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Os filmes baseados nos livros dele são sempre bons!! Não li Uma Longa Jornada ainda, mas que bom que você gostou. Me fez querer ler kkk
      Beijo

      Excluir
  5. Oi, Markus! Tudo bem? Cara, parabéns pela resenha! Eu nunca ri tanto como ri agora lendo a sua resenha! hahahaha Mas enfim, voltando ao livro, eu não tenho vontade de lê-lo! Ele me parece ser bem previsível e clichê... :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony!!
      Valeu, cara! É um tanto clichê, mas o Nicholas é o pai do clichê, né? kkk
      Abraço!

      Excluir
  6. Nunca li Nicholas Sparks, acho romance de mais hehehe, não gosto muito.
    Mas sei que ele faz o maior sucesso :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São romances bem melosos, mas até divertidos de ler!! kk

      Excluir
  7. Olá Markus!
    Comecei a seguir aqui e vou te falar que foi a resenha mais surpreendente que li na minha vida. HAHAHAHAHHAAH
    Nicholas Sparks que não faz chorar? AMEI sua resenha, juro! hahahaha
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra. Você não imagina o quanto fiquei feliz ao ler seu comentário ♥
      Obrigado hahaha
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Markus, achei sua resenha tão engraçada! hahaha
    Eu já li tantas coisas diferentes sobre esse livro, confesso q estou confusa XD
    Eu tenho ele e ainda n li, espero gostar um pouco pelo menos. Mas é bom saber que n é parecido com o "comum" do Tio Nick.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol !! Esse livro divide muitas opiniões !!
      Leia para saber em qual lado do mundo você fica!
      Beijos

      Excluir
  9. Adorei sua resenha! Eu gostei muito de alguns romances do Nicholas Sparks, mas li outros que eram muito parecidos entre si e acabei desanimando.
    Estou te seguindo também.
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um defeito do Nicholas é criar romances muito parecidos. Isso é fato.
      Obrigado por seguir!!
      Beijos

      Excluir
  10. Oie Cunhadooo!
    Bom, Nicholas Sparks minha relação com ele é meio a meio, li apenas 3 livros dele mais ela já me fez chorar rios de lágrimas e você vir me dizer que esse livro não tenho nenhum drama, é uma notícia maravilhosa pra mim! Heheh Adorei sua resenha e vou dar uma chance pra esse livro quem sabe eu não saio do meio a meio não é?

    Beijão da Lari
    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii ♥
      Não tem choro nesse livro. Pode ler tranquila! hahaha

      Beijos!!

      Excluir
  11. Olá.
    Eu tenho uma relação de raivinha com os livros dele, sempre me fazem mergulhar em lágrimas. Não li esse, ñ tenho curiosidade.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Markus!

    Tenho esse livro desde a primeira edição. Não conseguir ler ainda! Primeiro porque comecei a ler e nos primeiros capitulos não conseguir me conectar com os personagens e Segundo fui deixando na estante, foi aparecendo coisas novas e foi ficando pra trás.
    Mais pretendo ler, um dia.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia!! Os primeiros capitulos são meio chatinhos mesmo, mas depois melhora... um pouco!

      Beijos

      Excluir
  13. Rsrs... Adorei a resenha Markus e concordo com suas palavras.
    As vezes tenho a impressão que os livros do Nicolas Sparks é plágio de seus próprios livros, só trocando os nomes dos personagens e as cidadezinhas. Parece que ele usa um a forma para escrever seus romances, o que não tira seu mérito como escritor, afinal eu tenho a coleção completa e amo todos eles kkkkk.

    Beijos e um ótimo domingo.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/06/tag-bate-papo-literario.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo isso kkkkk Apesar de saber que as histórias se parecem, a escrita dele faz a gente gostar dos livro kkkkk Também tenho uma coleção (nao completa) dele.

      Beijos

      Excluir
  14. Oi!
    Acabei perdendo a vontade de ler os livros do Nicholas, mas esse por ser mais antigo parece ser bom.
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme!
      Eu não sei te dizer se é melhor que os livros mais novos, mas leia pra saber kkkk
      Abraço

      Excluir
  15. Olá! Tudo bem?
    Também já li O Milagre e assim como você me surpreendi por como Nicholas alterou o modo como abordou todos os outros livros que já escreveu... Outro livro que acho demais dele e que foge com a temática é O guardião se ainda não leu fica a dica ^^
    Beijinhoss
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigado pela dica! Esse ainda não li e vou procurar pra ler!
      Beijoos

      Excluir
  16. Oi, Markus! \õ/
    Ai meu Deus! HUAHUAAUHAU, eu ainda não li nada do Sparks, acredita? Tenho lido umas resenhas tão negativas a respeito dos livros dele que tô tirando da listinha de desejados, viu HAUHAUAHUA. Mas então, eu adorei a sua resenha, super humorada e me fez perceber que eu ia ficar extremamente "confuso" com esse livro, mas mesmo assim eu me interessei, pois como você falou, mesmo sendo clichê o Sparks conseguiu "domar" para que a gente gostasse do livro! Pretendo ler brevemente algum livro dele, mas antes vou dar uma pesquisada mesmo! Ótima resenha (:

    Abraços,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luaaan! o/
      Nada nada ? Você precisa ler um !! Todo mundo tem que ler pelo menos um livro dele pra saber se vai amar ou odiar!!
      hahaha'
      Abraçoo!

      Excluir
  17. Sua resenha ficou ótima!! E a teoria? Adorei hahaha
    Já li muitos livros do Sparks até enjoar. Não leria esse no momento, apesar de ser diferente dos demais... Acho que estou dando um certo tempo a sua escrita para voltar a me encantar com ela!
    Um abraço,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara!!
      Eu tbm já li Nicholas até enjoar kkkk
      Abraço !!

      Excluir
  18. Sua resenha ficou ótima!! E a teoria? Adorei hahaha
    Já li muitos livros do Sparks até enjoar. Não leria esse no momento, apesar de ser diferente dos demais... Acho que estou dando um certo tempo a sua escrita para voltar a me encantar com ela!
    Um abraço,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já li a continuação deste livro que é A Primeira Vista e amei a estória, pra mim é um dos meus prediletos.
    Ótima resenha, curto muito o Nicholas.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moises! Ainda nao li a continuação, mas pretendo ler em breve!
      Abraço!!

      Excluir
  20. Bom, isso vai de opinião pra opinião mesmo. É justamente o diferencial que me fez gostar desse livro. Ao contrário da maioria, os livros dele cheio de romance em exagero me dão esquifo, então ler algo que abordasse suspense também me pareceu algo bem mais legal. E não é porque ela é de uma cidade minúscula que ela vai terminar sozinha, o Jeremy é prova disso e todos os caras que gostam dela também kk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna - O Legado", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Verdade, vai de opinião pra opinião ! kkkkkk
      Bjo

      Excluir
  21. A edição que eu li tem um farol na capa e achei que tinha tudo mais a ver do que esse casal ali hehe. Infelizmente eu não gostei muito desse livro. Quando pego um Nicholas Sparks para ler espero que venham uma história de amor arrebatadora com um final de rasgar o coração e não aconteceu aqui. Mas, não sei se vc já leu a continuação, Amor a primeira vista, lá ele volta a ser o Nicholas de sempre hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição com o farol na capa acho que é a que mais tem a ver! kkk
      Ainda não li a continuação! Pretendo ler!!
      Bjos

      Excluir
  22. Olá!
    Esse foi o livro que eu menos gostei do autor. Eu amo os livros dele or me fazerem sentir e chorar, mas esse foi meio, blah.
    Adorei sua resenha expressou muito bem sua opinião!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tabatha!!
      De todos os livros, esse foi o que menos gostei dele tambem!!

      Beijo

      Excluir
  23. As historias de Nicholas Sparks são sempre boas, leitura que flui muito bem e que mexe com a gente. Mas eu sempre acho as edições brasileiras bem fraquinhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André! Fato sobre as edições brasileiras kkk

      Excluir
  24. Heey!
    Não gosto muito do Nicholas hahah, acho ele muito melodramático, mas pelo que li esse livro parece ser diferente ^^. Acho que vou dar uma chance =)
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  25. Oi Markus, tudo bem ???
    Então aqui estava eu lendo a sinopse com a maior alegria do mundo, porque pensei que esse seria o livro do Sparks que me deixaria curiosa o suficiente para ter vontade de ler, mas quando cheguei ao final da resenha percebi que não foi dessa vez.
    Quando li na sinopse que o jornalista lidava com coisas sobrenaturais, era cético com relação a tudo isso e que tentava desvendar os mistérios por trás desses eventos eu pensei: "Opa! Agora estamos falando a mesma língua Senhor Sparks!". Mas quando você disse que ao longo da história ele meio que se esquece desse detalhe, e coloca todo o foco na relação do casal, eu desanimei. Eu gosto de livros de romances (tá, nem tanto assim, hehehe), mas prefiro quando o romance anda de mãos dadas com algo mais, nesse caso seria o evento das luzes no cemitério.
    Até hoje não li nenhum livro do Nicholas Sparks, não porque tenha preconceito, mas porque eu ainda não encontrei o livro que me deixasse curiosa. Espero que algum dia descubra um livro do Sparks que queria ler !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, ele começa bem com a história do sobrenatural, mas eu achei que ele meio que se perdeu nisso na metade final do livro, sabe ?
      Espero que voce consiga achar um livro dele que te agrade.
      Beijos

      Excluir