quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Por que escolheu este bombom?

Querido Amigo,

Fazia um tempo que não postava no blog, por falta de tempo e de assunto mas, hoje eu acabei de chegar da primeira sessão com a psicóloga da escola e vou contar a experiência pra vocês.


A sala, com 35 alunos, foi divida em três grupos, dois de doze pessoas e um de onze que é o meu. A principio eu achei que iria ser uma conversa sobre o futuro, carreira, enem, vestibular, essas coisas 'normais' bem, e realmente é. Mas, eu Alyne, uma pessoa mentalmente perturbada que não consegue se abrir falando e que prefere escrever começou a dar os seus tremeliques já no inicio da aula quando teríamos de desenhar algo que nos represente , que gostamos... eu desenhei um livro e um papel com coisas escritas, dizendo que escrever e ler eram as coisas que eu mais curtia e tals.

A segunda dinâmica era o seguinte. Cada pessoa, teria de levantar e pegar um bombom da caixinha e explicar o porque de ter pegado aquele bombom. (Eu não consegui explicar o porque de eu ter pegado o bombom, comecei a chorar e é isso aê) Cara, por que eu escolhi aquele bombom? Porque escolhemos diversas coisas no nosso dia a dia e qual o critério que usamos para escolhe-las? Simplesmente por extinto? Por que todos fazem, por que eu gosto, por que me faz bem.... eram tantas coisas que poderiam ser ditas ali mas as pessoas se prenderam a coisas simples e diretas "Porque sim", "embalagem legal" .

Confesso, que ainda não sei o por que de ter pegado aquele bombom..

 Mas até o final das sessões eu pretendo descobrir. Não só isso mas o porque de ter feito várias outras escolhas na minha vida.
Acho que pode ser útil e mesmo que tenso me ajudar.

E você?sabe o porque de fazer as escolhas de sua vida? mesmo as pequenas?

É isso, Vlw.

Alyne Lima

4 comentários:

  1. Oii! Amei seu post! Seu relato e tal... Faço psicologia (era pra me formar esse ano, mas me atrasei hehe) e achei o máximo o que a psicologa da sua escola fez! Pq psicologa escolar raramente faz esse tipo de coisa... achei bem humano e criativo da parte dela.
    Sei que você não sabe o motivo da sua escolha, mas o fato de ter mexido com você e ter provocado até lágrimas e ter te feito pensar sobre isso... Nossa, era justamente isso que a psicologa queria. Provocar os alunos. Mexer com eles, fazer o que tá guardado no peito transbordar, mesmo que a gente não saiba o que é, a principio. A gente só melhora psicologicamente, depois que conseguimos fazer o que tá dentro de nós transbordar. E acredito que suas lágrimas significaram isso. É um processo lento, mas funciona. Não é comum ver uma dinâmica desses num colégio, mas é super importante! Diga a sua psicologa que ela está de parabéns! Porque na nossa profissão, a gente vê muitos psicólogos meia boca, sabe? Então achar um que consegue se sobressair, é ótimo!
    Mar,
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Marmel Paiva, realmente tô adorando as sessões e é realmente isso que sinto, uma sensação de transbordo de conturbações boas. Muito bom.
    Ah, passei pra ela seu recado ;) Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. A doidera de uns é a alegria de outros né Luan? kkkkkk

    ResponderExcluir