sexta-feira, 28 de agosto de 2015

{Resenha} O Que Eu Quero Pra Mim - Lycia Barros

Caro amigo,

Essa resenha está saindo super - super - atrasada. Faz tempo que li o livro, mas aí deixei os posts preparados e essa resenha acabou ficando pra tarde. Enfim... recebi o livro em parceria com a Editora Arqueiro e hoje vim falar o que eu achei da leitura !



Dados do livro:
Páginas: 208
Ano: 2015
Editora: Arqueiro 


Sinopse: Alice é independente, bem sucedida profissionalmente e muito ambiciosa. Além do sucesso no trabalho, tem um namorado que é o sonho de qualquer mulher: lindo, apaixonado, louco para se casar e ter filhos. Mas ela não é qualquer mulher, e acha que a carreira vem antes de tudo. Então, quando Casseano a coloca contra a parede e exige mais espaço em sua vida, os dois entram em um impasse e acabam se separando. Em poucos dias, Alice sente que o fim do relacionamento está sendo mais duro do que esperava. Para piorar, o trabalho entra em crise e sua sócia, preocupada com a saúde da amiga a obriga a se afastar por um tempo. As férias a ajudarão a arejar a cabeça e voltar mais produtiva. Com tudo dando errado ao mesmo tempo, Alice aceita a sugestão e compra uma passagem para Londres. Chegando lá, mergulha numa profunda jornada de autodescobrimento e percebe o que realmente importa para ela. O Que eu Quero pra Mim é um romance inspirador, que fala sobre a importância de conhecer a si mesmo e descobrir as próprias necessidades antes de trilhar de forma plena o caminho do amor.


Resenha: 
 O Que Eu Quero Pra Mim é um NA nacional e o tipo de livro que me agrada muito. 
Personagens bem construídos, maduros, sem aquele clichê chato de personagens com características de adolescentes. Às vezes, aparecem aquelas personagens com uns 30 ou 40 anos tomando decisões de menininhas ingênuas e isso é uma das coisas que mais me irritam na literatura. Quando peguei esse livro, tive o receio de encontrar isso, mas - Obrigado, Lycia - não há. 

Como você viu na sinopse, Alice é uma mulher, tem o próprio dinheiro, a vida social bem sucedida e o "namorado perfeito"(rico, bonito, apaixonado e deseja casar).
Ela trabalha com vendas de imóveis, ama fotografar, tem seu próprio apartamento, fuma e faz o que quer. Na verdade, ela faria o que quer, se não fosse o vício em trabalhar. 
"Depois de fotografar o raio de sol, Alice guardou a máquina e tirou um maço de cigarros de dentro da bolsa. Esta era uma das vantagens de morar sozinha: poder fumar a vontade, sem que ninguém olhasse atravessado para ela, como se fosse uma criminosa."
O livro é narrado em 3ª pessoa e a leitura flui rapidamente. Esse é o primeiro livro da Lycia Barros que eu li e gostei muito da sua escrita.

Casseano - não consegui me relacionar com esse nome por reza nenhuma -, é um médico, preocupado, cuidador, etc. Confesso que achei suas características um tanto "homem perfeito sonho de toda garota" e isso a gente vê em muitos, muitos livros. Ele se importa muito com Alice e a sente um pouco distante, devido o vício da mulher no trabalho. 
Para tentar ficar mais perto da namorada, ele resolve fazer um pedido. Casamento? Ainda não. Ele faz a proposta de os dois morarem juntos.  
Ta, os dois são namorados há um bom tempo, os horários não costumam bater, então eles não têm muito tempo pra ficarem juntos. 
Mas Alice não queria isso. Não naquele momento. Ela ainda queria aproveitar a privacidade e tinha um certo receio de relacionamentos mais sérios, por causa dos pais. 
Ela dá uma enrolada básica, mas Casseano não aceita muito isso e eles acabam brigando e separando. 
A partir desse momento tudo começa a dar errado. Resultado de um estresse pós briga, Alice está completamente tensa e desestimulada. Num evento importantíssimo do trabalho, ela acaba brigando com uma mulher e perdendo uma das maiores vendas da carreira. 
Por recomendações, ela teve que afastar do emprego e tirar um tempo pra si mesma. 

Sem saber o que fazer da vida, ela decide ir para Londres passar uns dias com uma amiga. Luana é sua melhor amiga e tenta a carreira de atriz na Inglaterra. Tem um filho e é separada do marido também estilo "homem perfeito sonho de toda garota".  

Em Londres, Alice embarca numa grande jornada de auto descobrimento. Não, isso não é um autoajuda e eu só usei o termo pra zoar. Falando sério agora, Alice vai pra Londres tentar esfriar a cabeça e esquecer os problemas. Junto com Luana, que tem um estilo vadia com classe (adoro demais esse tipo de personagem), ela sai pra festas, baladas, faz compras e até fica de babá pela primeira vez. 
Conhece Eamon, o ex de Luana, que de início, apresenta-se extremamente arrogante, mas muda do nada. 
Muita coisa acontece nessa viagem e torna essa viagem inesquecível. Enquanto isso. Casseano está no Brasil fazendo o mesmo: tentando esquecer Alice. 

Com mensagens fortes sobre relacionamentos, amizades, decisões e amor próprio, "O Que Eu Quero Pra Mim" é um romance cheio de sentimentos profundos e proporciona ao leitor uma aventura.
Nota final: 5. Eu adorei a escrita da Lycia Barros e a forma que a estória tomou. A edição do livro também está ótima, com uma perfeita diagramação. Eu adorei a capa, embora tenha parecido um pouco clichê. Pelo menos não fez aquela coisa de dividir a capa em duas imagens: uma com um casal quase se beijando em cima e uma paisagem embaixo. Haha' 
 ________________________________________________________________
"Talvez a solidão que eu carrego no peito neste momento de dissipe com a distância ou, pelo contrário, sirva apenas para me mostrar que não foi dos outros que me separei durante os últimos anos... e sim de mim mesma."
______________________________________________________________

É isso! Espero que tenha gostado da resenha. Super recomendo esse livro. 
Um abraço. 
Markus A.


54 comentários:

  1. Eu já havia visto esse livro, mas só de relance mesmo, nem tinha lido a sinopse. Mas a sua resenha... Meldels *o* Adorei mesmo, sério. Fiquei com muita vontade de ler. Tanto por ser de autora nacional, tanto pelas personagens não serem adultas com atitudes de adolescente de 13 anos (realmente, isso dá MUITA raiva).
    Beijos!

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz q tenha gostado haha'
      Odeio quando a personagem é adulta e age como se tivesse 13 ¬¬

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Markus!
    Nunca li nada da Lycia, mas vontade não falta. Fiquei bem curiosa para ler esse livro.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá'
      Foi o primeiro que li dela e só trouxe coisas boas!

      bjs

      Excluir
  3. Oie,
    já li outros livros da autora e gostei bastante, mas não é o primeiro livro que eu pegaria na estante.
    Vou colocar na minha lista de desejados

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      Depois dessa leitura fiquei interessado em ler outros livros dela!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi, Markus! Tudo bem? Adorei a resenha! Sempre vejo comentários positivos para essa obra, então tenho muito interesse em lê-la! Sem falar que essa capa é linda, né? :D Parabéns pela resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony!
      Se ler, me conte o que achou :)

      Obrigado ><

      Abraço

      Excluir
  5. Olá, Markus! Ainda não tinha visto comentários sobre esse livro e me surpreendi bastante. A obra parece ser muito boa, mas ainda não me deixou tão curiosa. A capa é linda. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi. Entendo haha'

      A capa é mto linda msm *-*
      Beijo

      Excluir
  6. Oii Markus! Eu gosto da estória desse livro e gostaria muito de ler. Ouço as pessoas comentando coisas boas sobre ele e sua resenha me deixou um pouco mais seguro também.

    =)
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Markus, esse livro parece o tipo de livro que fala de romance que eu leria com prazer. Sem muitos clichês e "maduro". Ah, eu gostei muito da capa. Foi uma das coisas que me chamaram a atenção.

    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hozana.
      Realmente o livro n possui mtos clichês e a maturidade dos personagens me encantou *-*

      Excluir
  8. Olá Markus,
    Adorei sua resenha!
    Eu preciso te contar que quase comprei esse livro na Bienal de SP do ano passado, mas acabei decidindo.
    Essa busca por se conhecer, me lembrou um pouco Comer, Rezar e Amar, mas acho que a história não tem relação com isso.
    É um livro que leria com maior prazer e estou muito tentada a conhecer a Luana (a vadia com classe) também adoro personagem assim rs.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Não conheço Comer, Rezar e Amar. Vou pesquisar sobre ele!
      Amo vadias com classe haha'
      Beijos

      Excluir
  9. Eu gostei da estória e sinto vontade de ler essa autora.
    Isso mostra quem não existe o namorado perfeito. Ser rico, bonito e inteligente não faz de um cara perfeito.
    Quero ler!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Markus, tudo bem??? Eu não curto muito a autora, por que - pelas experiências que eu tive- achei ela meio preconceituosa. Eu não sou religiosa e não curto que alguém queira me enfiar uma religião goela abaixo. Comecei a ler um livro dela uma vez A Bandeja e acabei desistindo :P
    Este que você resenhou, era um que eu queria ler, mas quando vi o nome da autora, desanimei total :P
    Mesmo assim que bom que você curtiu :)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih!
      Esse foi o único que li dela, e pelo menos nele, não teve nada relacionado a religião.
      Mas ainda assim desejo ler A Bandeja.
      Beijos

      Excluir
  11. Ooi Markus, tudo bom?
    Adorei a resenha, estou começando a ler mais new adults mas como você disse, tem muito que agem como adolescentes (Oi??) Ainda bem que esse livro é diferente, e ainda se passa em Londres, já adorei SHAUSH
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mandy!
      Eu sempre adorei NA's mas fico com preguiça daquelas personagens velhas com características adolescentes ! haha

      Beijos

      Excluir
  12. Boa noite, Markus
    Eu curti muito as resenhas que vi desse livro, e a maioria deram 5 estrelas e favoritou♥, kkk, espero poder ler e gostar muito ,não acreditei que era de uma brasileira, quanto mais que a Arqueiro que iria publicar, eu nuca tinha visto nenhum livro Brasileiro por essa editora, rsrssrsrsr
    Beijokas!!
    http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênya!
      Também fiquei surpreso pq na verdade, na conhecia a Lycia Barros. hehe

      beijos

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa deste livro, mas nunca tinha parado para ler a sinopse dele.
    E pelo o que você escreveu em sua resenha ele parece mesmo ser muito bom ((:

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Gostei muito do livro e super recomendo :)
      Beijos

      Excluir
  14. Olá!
    Estou descobrindo a literatura nacional contemporânea esse ano e estou muito feliz com a qualidade das obras.
    Esse eu ainda não conhecia, obrigada pela dica.
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana!
      Que bom que está gostando.
      Se precisar, tenho muitas dicas de bons nacionais !!
      Beijos

      Excluir
  15. É bom ver que uma autora nacional. Não curto muito livros assim, mas eu até que gostei do enredo que você disse na resenha, parece ser um livro bem diferente.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thales!
      Que bom que gostou. Recomendo a leitura, pra entrar no estilo '

      Excluir
  16. Oi Markus!
    Também já li esse livro e em breve trago resenha no meu blog.
    Mas acho que você gostou mais do que eu. HAHAH
    Achei um livro OK. Claro, ponto positivo pela personagem não ser aquelas meninas de 16 anos se descobrindo na vida.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse parece ser dos bons xD

    www.saibando.com

    ResponderExcluir
  18. Oie, Makus! Ainda não li nada da Lycia, mas acho bem interessante as premissas dos livros dela. Uma amiga começou a ler O que eu quero para mim, vou esperar ela terminar e ver se os surtos dela compensam pedir emprestado kkk
    Bem, esse papo de o homem perfeito é bem recorrente, mas se for feito da forma certa consegue nos conquistar de todo jeito.
    Sem or... não aguento mais aquelas capas de casais quase se beijando. É tipo o maior clichê das capas de romances! Falta só ter corações por todos os lados.
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anna!
      Eu só li esse dela até agora. Quero ler outros.

      Ah... essas capas me tão preguiça haha'

      Excluir
  19. Oi Markus!
    Ainda não li nada da autora mas tenho vontade ja que todo mundo elogia, esse parece ser muito gostoso de se ler, quero dar uma chance.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme!
      Recomendo muito essa leitura !! :)

      Abraço

      Excluir
  20. Oi, Markus! Tudo bem? Eu ainda não li nada da Lycia Barros, mas não é por falta de vontade! Vez ou outra me deparo com alguma resenha de um livro dela e fico na expectativa para conferir algo da autora, imagino que ela não irá me decepcionar... Quanto a "O Que eu Quero pra Mim", eu não conhecia o livro, mas algo que você disse super me conquistou: personagens adultos que se comportam como adultos! É difícil encontrar algum new adult que faça justiça ao nome e é bom saber que esse achado é um nacional! O livro já está na lista de desejados! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      O livro me conquistou pelos personagens maduros.
      Recomendo muito essa leitura e voce não vai arrepender.
      Beijos

      Excluir
  21. Oiiii, Markus!

    Eu gosto do enredo do livro. E o que mais me faz querer ler é a minha curiosidade em saber se o Eamon vem atrás dela quando ela volta! hahahaha
    Alías, os nomes masculinos nesse livro não rolaram, né? Eamon...Casseano...hahahah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra
    a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires.
      Os nomes masculinos... é.. n rolaram mesmo kkkkkk

      Beijo

      Excluir
  22. Eu amei a capa. Achei uma fofura, amo livros nacionais e pelo que nos passou pela resenha, a autora soube construir os personagens. ;* ;*
    - contosdeescritores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A construção dos personagens ficou ótima!!
      E a capa é linda msm ne? *-*

      Bjs

      Excluir
  23. Olá, Markus.
    O fato dos protagonistas não serem imaturos já me agrada demais. Detesto aquelas atitudes infantis. Contudo, como não sou muito fã de romances, não sei se leria a obra. De toda forma, foi ótimo conhecer um livro. Quando quiser ler um bom romance, já sei onde encontrar.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo.
      Mas tá ai, quando desejar ler um romance...
      hehe'

      Excluir
  24. Olá, Markus.
    Ainda não tive a oportunidade de ler nada da Lycia e para ser sincero nunca havia sentido interesse. Após ler sua resenha e a menção de uma histórias com mensagens fortes e reflexivas sobre amor, amizades... eu me vejo com muita vontade de conhecer a obra.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato!
      Recomendo muito essa leitura. Espero que goste!

      Excluir
  25. Olá,
    Engraçado, já eu não gostei muito desse livro, achei fraco. Já li outras obras da autora e essa ficou aquém do esperado, não me convenceu e não teve um desenvolvimento satisfatório em minha opinião.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês!
      Sei, quem sabe se eu ler outras obras da autora, começo a gostar ainda mais hehe'
      Beijos

      Excluir
  26. Faz algum tempo que tenho interesse de ler esse livro, mas sempre adiei. Com a sua resenha acabei colocando ele na lista de leitura de novo, e espero dar mais atenção a ele dessa vez kkk

    Poderia comentar o meu post novo? Eu ficaria muito feliz. Abraço! =)
    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Markus!
    Conhecia o livro pela capa, mas gostei demais de toda premissa e de saber sua opinião. Dica anotada, pois amo romance.

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wis!
      Que bom q gostou!! Espero que possa ler!
      beijo

      Excluir
  28. Oi Markus, tudo bem ???
    Caramba, fazia tempo que eu não conferia as suas resenhas ein, já estava com saudades !!!
    Achei interessante a história desse livro, me surpreendeu bastante, principalmente por trazer uma personagem condizente com sua idade. Assim como você, eu não gosto nem um pouco quando os autores criam personagens maduros que tomam atitudes de adolescentes.
    Não sei se leria o livro, normalmente não opto por livros como esse, mas confesso que fiquei curiosa para conhecer a história, se tiver a oportunidade acho que lerei o livro para sim !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir