quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resenha: Antes de te Conhecer - Lya Gallavote


Caro amigo,

Participei de um book tour organizado pelo blog  Livros de Elite com o livro "Antes de Te Conhecer", da autora Lya Gallavote. Hoje, eu trouxe a resenha do livro.
Já resenhei outro livro da autora, também participando de book tour, confira: Sem Limites.  





 Dados do livro:
Páginas: 236
Editora: Amazon
Ano: 2014

Sinopse:
    Aos 21 anos, Carol Gouveia é uma milionária da alta sociedade de São Paulo, que está cansada de ser manipulada por sua mãe autoritária, ditando sempre todas as regras. Tudo chega ao seu limite, quando se vê obrigada a ficar noiva de um rapaz que mal conhece. 

    É quando resolve sair de casa em busca de uma vida nova, para realizar o desejo de ser livre e feliz. Deixa apenas um bilhete e parte para trabalhar como camareira em um navio pela costa brasileira. 
    Dois meses a bordo, ela consegue a maior oportunidade de sua vida. Uma das dançarinas sofre um acidente no palco e, sem saber que esse novo emprego poderá lhe trazer os problemas do passado à tona, aceita substituí-la, já que é bailarina profissional há dez anos – a sua maior paixão. 
    Arthur é um rapaz inteligente, órfão e está concluindo o curso de Farmácia em uma Universidade Pública de São Paulo. Ele ganha uma passagem para essa mesma semana no cruzeiro e embarca na companhia de seu melhor amigo, com apenas um objetivo: se divertir com as garotas a bordo sem se preocupar com nada. 
     Mas ele não esperava que um encontro surpreendente com Carol pudesse mudar todos os seus planos, dando um novo rumo às suas vidas. 
    Uma inusitada história de amor e família, Antes de te conhecer mostra acima de tudo como as escolhas são importantes, sem deixar de lado as emoções de um grande final feliz.


Resenha:
    "Antes de te conhecer" é narrado em terceira pessoa e vai contar uma história que se passa em um cruzeiro no litoral do Brasil. Arthur e Murilo são dois amigos que estão embarcando no navio e são aquele tipo de garoto brasileiro que ficam reparando em todas as garotas a bordo. Dois rapazes de 21 anos sozinhos num navio e eles só não queriam enlouquecer. 
    Logo no início sabemos que é uma comédia romântica, pelo jeito despojado da conversa entre os dois e pelos primeiros acontecimentos. Depois de acomodados no quarto, Murilo vai fazer algumas coisas e deixa Arthur sozinho. Este vai tomar um banho e depois percebe que deixou a toalha na cama. No momento em que sai para pegá-la, uma camareira no navio entra no quarto para entregar o diário de bordo e o vê completamente nu. Eles conversam após o momento constrangedor e as desculpas são dadas. 
    Essa camareira é Carol e percebemos que ela é uma personagem importante quando a narração passa a ser pela sua perspectiva. Na verdade, Carol é uma famosa dançarina profissional de São Paulo e "fugiu" de casa para tentar a vida sozinha por não suportar a convivência com a sua mãe, sempre muito rígida. Ela conseguiu o emprego de camareira no navio e viu aí uma ótima oportunidade para recomeçar. Sai de casa e deixa apenas um bilhete avisando que vai ficar bem. 
     Um pouco irresponsável e imaturo pra uma profissional, né?
    Depois de toda essa explicação, conhecemos Alice, melhor amiga de Carol que também é camareira e a única que sabe da verdadeira identidade dela. Esses, então, são os principais personagens do livro. 
    Numa noite, Arthur e Murilo vão à uma apresentação de dança sensual e uma das dançarinas se machuca. Cabe a Arthur subir no palco para ajudá-la e é tratado com imensa falta de educação pela garota que insiste estar bem, mas não consegue nem se levantar sozinha. 
    Kelly, a dançarina machucada, recebe do médico a notícia de que não poderá se apresentar por no mínimo uma semana.
Bom, quando isso aconteceu, eu já pensei: Mas é claro. Vai faltar alguém pra dançar. Carol, que é uma dançarina profissional vai entrar no lugar dela e roubar a cena e todos são felizes para sempre!
    Mas não é bem assim que acontece. Sim, irá faltar alguém pra dançar e a coreógrafa Melissa vai abrir inscrições para um processo seletivo de dançarinas. O problema é que Carol está tentando fugir dessa vida e ganhar as coisas pelo seu esforço sem a ajuda da mãe. Mas com a ajuda de Alice, ela percebe que essa é uma grande oportunidade pra recomeçar e conquistar seu espaço sozinha. 
    Tudo parecia estar correndo bem, até que Carol percebe que Melissa é uma vaca, ogra maléfica, destruidora. Sim, ela é bem durona, crítica e estressada. Não seria tão fácil conquistar ela e nem a melhor dançarina de São Paulo tinha garantia. E outra: Kelly, a dançarina grossa que machucou, não ia entregar seu posto de mãos abertas. Ela fará de tudo para atrapalhar e não vai deixar barato.
    Com o desenrolar das coisas, Carol acaba reencontrando Arthur. Ele perdeu o celular e quem achou?!  Enfim. 
    O que era pra ser uma viagem de diversão para Arthur, se torna a viagem que mudou sua vida. O que era pra ser apenas uma tentativa de recomeço profissional para Carol, se torna a revolução completa de sua vida. 
    Temos então uma série de acontecimentos que deixam o leitor louco pra saber o que acontecerá em seguida. 
    Aguentar a coreógrafa vaca Melissa. Derrubar e aturar a vadia Kelly. Guardar o segredo de Carol. Contar quantas mulheres o Murilo citou. Ajudar Arthur em suas "aventuras". E muito, muito mais! 
    Um bom romance. Um bom livro pra se ler em um dia e se divertir bastante.
    O final esperado é consequência de todos os acontecimentos e todos os personagens tem alguma ligação. 


Sobre a edição: Não dá pra falar muito, pois é apenas a primeira edição impressa da Amazon. O livro que está para a venda tem outra capa (mais bonita) e com o texto revisado. Fora isso, a edição da Amazon já é conhecida: Não tem orelhas, porém as folhas são amarelinhas e as letras bem grandes.

Sobre a escrita: Eu já conhecia a escrita da Lya. Já li outro livro dela e já resenhei aqui: Sem Limites. E devo confessar: ela escreve muito bem. Esses dois romances foram super divertidos e instigantes. A narração é sempre no presente e muito bem feita. Além de uma enorme criatividade. Outra coisa que eu percebi e adorei nos dois livros, foi que ela expressou seu amor pessoal pelos livros. Sempre criando diálogos com esse tema e você percebe sua personalidade expressa nas páginas dos livros. A Lya arrasou, mais uma vez. 


Nota Final: 4. A única coisa que não me agradou nesse livro foi em como as coincidências uniam os personagens. Uma ou três coincidências até que ia, mas aí você percebe que praticamente todos os personagens se relacionavam através delas.  

_______________________________________

É isso! Espero que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro.

Solicitação de marcadores: http://goo.gl/forms/5A9EGZWNLt  
Já entrei em contato com os selecionados do mês de Janeiro! 

Me ajude a melhorar o blog! O que você acha que precisa ser mudado?
Sua opinião é muito importante: http://goo.gl/forms/oR21Cu7Wmh



 Abraços! 
Markus A.



15 comentários:

  1. Nossa! Amei o livro, amei a resenha e já entrou para minha lista. Amando seu blog. Beijos
    Paty (Leiturasplus.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Olha eu gostei bastante da sua resenha
    A Lya também é minha parceira de blog, mas ainda não recebi esse livro novo dela para leitura. Fiquei bastante curiosa por conta dos acontecimentos por causa da dançarina. Karamba, deve ser uma história maravilhosa. Parabéns, você desenvolveu muito bem a resenha e me deixou ainda louca querendo ler hahaahha.... =] Olha já estou seguindo o seu blog tá? beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvana! Que bom que gostou! Obrigado por seguir !
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem ???
    Confesso que não sou a maior fã de livros do gênero, não que eu não goste e nunca leia, mas acho que muitas vezes as histórias são previsíveis demais e com enredo parecido. Mas sempre que preciso de um tempo, naqueles dias em que eu quero um livro mais leve e divertido, eu acabo caindo em livros como esse.
    Sua resenha ficou ótima, gostei da forma como você destacou o porquê da nota e de ter criado tópicos para comentar sobre a edição e a escrita, ficou mais simples e fácil de ler !!! :D

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Então, apesar dos seus elogios, eu não me interessei muito pela história, pra ser assim bem sincera, mas acho que é uma fase, to procurando coisas mais fantásticas, menos romances, não sei!

    Mas valeu a dica.

    Beijos; Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Olá; gostei da sua resenha, ainda não conhecia o livro.
    A ideia de se passar num cruzeiro me agradou.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas visitas e comentários ! :)

    ResponderExcluir
  8. "Contar quantas mulheres o Murilo citou" , kkkkkkk
    Markus..... hahahha, já te disse que eu adoro as suas resenhas né?
    hahha, sabe que eu curto uma coincidência, kkkk. Minha vida toda foi e é um amontoado delas, hhahhah e se a gente prestar atenção, elas estão por toda a parte. Mas eu sei que em livros, as vezes fica meio repetitivo e parece que o autor não teve criatividade para criar outras situações. Mas eu curti a resenha. Já tinha ouvido falar no livro, mas não sabia bem do que se tratava. Gostei de conhecer melhor, hahahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse é um livro que só pela sinopse eu não leria (muito genérico, muito clichê), mas, por você dizer que a escrita da autora é ótima, fico menos receosa em dar uma chance. E comédia romântica = ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  10. Oi Markus!

    Obrigada pelo carinho com o BT e pela resenha maravilhosa!

    Bjo^^
    www.livrosdeelite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana! Eu que agradeço pela oportunidade de participar!
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha!
    Pelo que disse, este livro é muito bom, gostei da sinopse e fiquei muito curioso com a leitura!!

    Parabéns!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Luan! Quando ler me conta o que achou! Abraço!
    Markus

    ResponderExcluir