terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Resenha: Rico e Joana em O Pirulito Assassino - Maria Izabel



Caro amigo,

Hoje eu trouxe mais uma resenha de um livro nacional: Rico e Joana em O Pirulito Assassino, de Maria Izabel. Espero que goste da resenha e se interesse pelo livro, assim como eu interessei. 
Vamos lá.



Dados do livro:
Paginas: 322
Editora: Isis
Ano: 2012
Skoob: Rico e Joana

Sinopse:
"Um atípico assassino vestido de palhaço faz suas vítimas desferindo golpes com um enorme e duro pirulito de rapadura. O renomado e habilidoso detetive Rico Dantas e a destemida Joana Coquinho irão desvendar esse mistério.

Com um enredo dinâmico, cheio de ação, mistério, aventura, suspense, romance e diálogos recheados de humor, o romance policial (primeiro volume da série) prende a atenção do leitor do início ao fim, de forma a agradar a todas as idades. Em um estilo próprio do narrador, as cenas inusitadas vão pouco a pouco desnudando a trama central ao longo de todo o romance. Quando então, nos capítulos finais, é revelada a verdadeira identidade do palhaço assassino e os motivos que o levaram a matar suas vítimas à pirulitadas, em um desfecho emocionante, que surpreenderá até o mais atento dos leitores."


Resenha:


Humor, suspense, romance e mistério. E mais um pouco de humor. Nessa aventura incrivelmente bem narrada, encontramos Sr. Ronald em sua inusitada fábrica de rapaduras, na cidade de Quibeleza, capital do estado de Será. Isso mesmo, Será. O nome da fábrica é "Las Cadentes" e, a pedido da autora, não repita o nome várias vezes. Um lance de cacofonia.
Em uma certa noite, quando quase todas as atividades da fábrica já tinham acabado no dia, Sr. Ronald, apaixonado pelo seu trabalho ,ficou até mais tarde em seu escritório. 
Então acontece de um dos vigias da empresa ser atacado e morto com uma pancada na nuca. Eis que a parece Rico, detetive Rico, que com a ajuda de um delegado, investigam o ocorrido. Eles descobrem que o alvo do assassino era o Sr. Ronald. O vigia estava no lugar errado, na hora errada.
A partir daí, começam as investigações e as apresentações dos personagens e locais do livro. 
Tudo, claro, com humor e mistério envolvidos. Surge também a Joana, filha do Sr. Ronald. Ela encontra com Rico pela primeira vez em sua casa. Nessa parte, é imaginável uma cena de propaganda de shampoo, até acontecer ...

"Joana descia degrau por degrau, lentamente, pegando nos cabelos e olhando para Rico, fazendo charme. Mas em um piscar de olhos, ela escorregou no antepenúltimo degrau e rolou pelos dois últimos até chegar ao pé da escada."

~Imaginou o comercial de shampoo que se transformou em novela das sete? Enfim...

E assim corre o livro. Rico e Joana se tornam amigos e Joana insiste em ajudar nas investigações. Tipo, ele fala que isso é um trabalho da polícia e que é perigoso e talz, mas ... ela é mulher né. Quer dizer, uma mulher insistente. 


Um detalhe que eu adorei no livro foi a narração. É como uma pessoa sentada numa roda de leitura, contando a história.
Em diversas partes do livro, a narradora conversa com o leitor, de forma formal ou informal e isso é muito legal.

Voltando a falar do assassinato, pouco tempo depois, com novos assassinatos, eles descobrem que o assassino usava um enorme e duro pirulito de rapadura (sim, isso mesmo) e se vestia de palhaço. Exótico, não?!
Não soou tão estranho para os investigadores porque na fábrica de rapadura eram criados diversos derivados, entre eles, pirulitos de rapaduras. Inclusive um dos assassinados trabalhava nesse setor na empresa. Se tornou, então, mais uma pista na busca do assassino. 
Rico e Joana (contra a vontade de Rico, profissionalmente, porque na verdade ele tava adorando a presença dela) vivem incríveis aventuras na busca de desvendar esse mistério e descobrir quem estava tentando matar Sr. Ronald e por quê. 
Outros personagens influentes no livro são os primos Melissa e Arnoldo. Melissa é a melhor amiga de Joana e pouco é falado de suas características. Já Arnoldo... ele é uma piada. Tipo, ele é super apaixonado pela Joana e morre de ciúmes dela com Rico. Os dois brigam o tempo inteiro elevando a infantilidade do grande detetive. Detalhe: Rico discute usando termos formais, o que o torna  bastante cafona, na minha opinião. Arnoldo vive tratando Joana como uma deusa. O problema de tudo é que ele é tão meloso quanto uma rapadura derretida. "Ah, meu chocolate com licor" , "minha jujubinha", "minha tortinha de limão" e outros milhões de apelidos carinhosos. 
Foi um dos personagens que eu mais gostei, porque além de ser o mais engraçado, era o mais puro ali e o que me provocou menos raiva. Joana é super insistente. Rico é muito formal. Ronald é um tanto convencido. Melissa é um pouco alterada. Arnoldo só é meloso.
Quando leio livros de investigação, romances policiais, eu sempre passo a maior parte do tempo tentando descobrir quem é o assassino. Na maioria das vezes, se prestar muita atenção, é fácil descobrir.
Não é o caso desse livro. A revelação foi surpreendente e eu não imaginei nunca que seria essa tal personagem. 
Me pegou de surpresa e todos os meus suspeitos estava pouco ou quase nada relacionados com o criminoso. 
Isso me ganhou, porque eu pensei que estava bastante previsível. 
Eu recomendo a leitura pra todos. E pra todas as idades também, porque tem o seu humor leve que vai atrair muitas crianças e tem o suspense que todo mundo gosta.  Um ótimo livro. Super recomendado. 


Sobre a edição: Bom, eu já conhecia o trabalho da editora Isis. As folhas são brancas, mas o tamanho das letras e o bom espaçamento impedem a leitura de ser cansativa. Tem orelhas e um ótimo material. 

Nota final: 4,5. Eu amei o livro, amei a história. Só não gosto muito de personagens formais, convencidos e com piadinhas de tio-em-festa-de-família. 


A fanpage do livro no facebook é uma das melhores no que se refere (like a Dilma) à interação com o leitor. Além de muitos posts sobre livros, eles sempre estão com incríveis sorteios e promoções. Garantem interação e divertimento ! Isso não é uma propaganda, porque eles nem precisam disso. De fato, é uma página incrível e divertida, assim como o livro, Rico e Joana

___________________________________________________
Então, é isso. 
Espero que tenha gostado da resenha.


Quero aproveitar o post pra deixar algumas novidades. 
01)  Gosta de marcadores? Agora enviamos para o leitor. Para solicitar, basta preencher esse formulário: http://goo.gl/forms/5A9EGZWNLt . 
Funciona assim: Um certo número de participantes serão selecionados por mês e estes receberão marcadores sortidos enviados pelo correio. Entraremos em contato pelo seu e-mail. As regras não obrigatórias aumentam o número de marcadores enviados.
Tem marcadores de diveeeeeersos livros. Marcadores de livros famosos, marcadores personalizados, marcadores autografados por autores parceiros, marcadores de livros nacionais, etc.

02) O blog Mundo Em Cartas chegou à marca de 10000 visitas, com 8 meses de idade. Isso é um grande feito pra mim, depois dos enormes (enormes mesmo) problemas pessoais que eu tive nos 3 últimos meses de 2014, onde teve poucas publicações e eu pensei que não conseguiria levar o blog em frente. 
Mas esse mês de janeiro veio super bem pra mim, o blog tá crescendo bem e to super firme e animado pra seguir !! Então, muito obrigado a você que reserva um pouco do seu tempo pra ler o que eu escrevo aqui nessas "cartas". Obrigado mesmo, de coração. 


Um abraço ! 
Markus A. 

23 comentários:

  1. Oi Markus,
    Pela sua resenha, diria q a melhor palavra para descrever esse livro é irreverente.
    Achei bem interessante essa mistura de suspense, humor, misterio e romance.
    Adoro quando o autor consegue fazer uma narrativa mais informal, como se estivesse conversando com o leitor.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Markus, adorei essa postagem do início ao fim. Primeiramente, adorei a sua resenha. Leve e divertida como sempre. Já vi esse livro em algum lugar, mas n tinha me interessado muito. Mas agora fiquei curiosa. Adoro comédia, hahahah
    E simplesmente adorei a sua resenha humorada. comercial de shampoo que vira novela das sete, kkkk
    Vou ver se consigo ler (e a lista só cresce, kkk)
    Ah e eu adorei suas novidades. Parabéns por alcançar essa meta; Se o blog está fazendo 8 meses, qr dizer que logo teremos festinha de um ano <3
    E já preenchi o formulário e já estou esperando lá na frente de casa, o carteiro entregar, kkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, Irreverente descreve muito bem esse livro. Haha

    Gih, que bom que gostou :3
    Obrigado e sim, logo tem festa de um ano \o/ \o/ \o/ \o/
    kkkk
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Melhor título da literatura nacional de todos os tempos, apenas. Com certeza darei um jeito de ler.
    E parabéns pelos 8 meses de blog ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e apesar de nunca ter ouvido falar no livro
    me interessei, parece bom.

    Seguindo aqui...Abraços
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/para-os-meninos.html

    ResponderExcluir
  6. Olá; amei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro. Parece bem divertido, do tipo que agrada leitores de todas as idades. Os nomes da cidade e da fábrica são bem engraçados/curiosos.

    Sorteio O Livro do Bem: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Markus, a resenha ficou ótima, a historia do livro parece um tanto surreal, mas parece ser boa, enfim, o seu blog é muito bom, parabéns.

    Abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi muito falar do livro, até tenho parceria com a autora, mas não tive a oportunidade de ler o livro.
    É bem instigante e curioso o título do livro e a forma em que se trabalha cada investigação.
    Super adorei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que gostaram *---* Obrigado pelas visitas XD

    ResponderExcluir
  11. Olha eu ainda não tive chance de ler esse livro, mas tenho bastante interesse, porque a história me parece bastante instigante. A autora me mandou o livro e ainda não li. Estou devendo pra falar a verdade. Mas vou coloca-lo logo na minha lista desse ano, porque além da autora ser um amor de pessoa, ela merece toda a nossa atenção na divulgação de sua obra. Amei sua resenha, porque me deixou bastante curiosa com os acontecimentos dos fatos. Parabéns =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey Markus! Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Eu já conhecia esse livro da FanPage da autora, mas, sei lá, nunca tive interesse pela história, sabe?

    Assim... por mais que todo mundo fale que é bom, eu não consigo me convencer ._. Não sei o que é isso. Mas, quem sabe depois eu não leia e perca esse receio, né?

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tua resenha me deixou com uma grande vontade de conhecer ainda mais este livro, principalmente quando você disse que a narração é como uma pessoa contando a história em uma roda. Conheço livros que tem de tudo para serem bons, mas a forma que o autor narra acaba desanimando um pouco, deixando a leitura cansativa e muitas vezes nos levando a abandonar o título. Muito chato quando isso acontece, né? Mas esse parece ser totalmente descontraído e fluído, o que dá mais pontinhos pra ele! Já pretendo ler.

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu AMEI sua resenha, pois o gênero policial é o meu favorito e estou à procura de novidades nesse quesito. Assim que vi a capa, achei que fosse algo mais infantil, mas percebi que é um livro que eu gostaria de ler.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pirulito assassino? Hahahahaha esse já promete só pelo título. Adorei sua resenha, parece que o livro tem um pouquinho de tudo, e isso já é uma grande amostra de que o livro é ótimo :DD

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O presente do meu grande amor", vem ver!

    ResponderExcluir
  16. Oi, nunca tinha visto esse livro. Parece ser bem legal e divertido!!! Parabéns pelas 1000 visualizações!!! Vou correndo solicitar marcadores kkkkkkkkk Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Hey, Markus!
    O livro, pelo que você diz, realmente deve ser irreverente mesmo, mas matar a pirulitadas? Sei lá... rs
    De qualquer forma, nem quero ler, porque tenho medo de palhaços... ahahahaha

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  18. Parece ser muito divertido kkkk eu gosto de livros assim pra distrair um pouco, eu achei bacana o título haha

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelas visitas e comentários :D

    ResponderExcluir
  20. Oi Markus.
    Adorei a resenha. Não sei porque, mas cada vez que vejo essa capa sempre acho que o livro é uma HQ. kkkkk Me surpreendi ao descobrir que é um livro escrito "normalmente".
    Adorei a premissa da história e fiquei bem curiosa quanto a leitura. A editora Isis arrasa mesmo. Seus trabalhos estão cada vez melhor!
    Parabéns pela grande quantidade de visualizações que o blog alcançou. A gente fica feliz por cada passo que os nossos cantinhos dão né! Novamente parabéns. Você merece.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir