sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Resenha: Radiante - Alyson Noël



Caro amigo,

    A resenha de hoje é do livro "Radiante", da autora americana Alyson Noël. O livro é o primeiro da série Riley Bloom e, pelo que eu entendi, é um spin-off da série Os Imortais
    
    Sendo assim, essa resenha pode conter spoilers de Os Imortais. Eu não li essa série, então não sei dizer ao certo.Confira a resenha:




Dados do livro
Páginas: 174
Editora: Intrínseca 
Ano: 2011
Skoob: Radiante

Sinopse:


    Algum tempo após o acidente de carro que a matou, Riley Bloom deixou sua irmã, Ever, no mundo que conhecemos e atravessou a ponte da vida após a morte até um lugar chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora. Riley reencontrou os pais, também vítimas do desastre, e Buttercup, o cão da família. Todos estavam se adaptando a uma morte boa e tranquila, até que ela foi chamada perante o Conselho e um segredo lhe foi revelado: a pós-vida não significa simplesmente uma eternidade de lazer. Riley tem tarefas a realizar. Ela é designada como Apanhadora de Almas, e Bodhi, um garoto diferente, que ela não consegue decifrar muito bem, é seu guia.
    Riley, Bodhi e Buttercup voltam à Terra para sua primeira tarefa: fazer o Menino Radiante, que há anos assombra um castelo na Inglaterra, atravessar a ponte. Muitos Apanhadores de Almas já tentaram convencê-lo e não obtiveram sucesso. Mas isso foi antes que o menino conhecesse Riley...



                                                                    Resenha:

"A maioria das pessoas acha que a morte é o fim.


O fim da vida – dos bons tempos -, o fim de... bem, praticamente tudo.

Mas essas pessoas estão enganadas.

Completamente enganadas.

Eu sei muito bem. Faz quase um ano que morri."


    Pra começar, esse é um livro que eu nunca compraria. Eu nunca li a série Os Imortais e alguns amigos leram e não gostaram. Tudo bem que essa capa é linda e a sinopse é interessante, mas eu não compraria, se não tivesse custado 3 reais. Eu tava fuçando o site da Submarino - na esperança de achar livros bons e baratos - e encontrei e o segundo da série, Luminoso, por preços bastantes acessíveis.   Enfim... depois de comprar, guardei o livro na estante (minha estante não é bem uma estante, mas é estante. Entendeu, né? não), até que um dia ele me ganhou pela capa e eu fui pesquisar se valia a pena ler ele sem ler a primeira série. Me falaram que não tem ligação com Os Imortais, só os personagens. Ótimo.
    
    O livro é narrado Riley Bloom e ela está morta. Mas a morte, nesse caso, não é como a gente imagina. Pra Riley, não mudou nada. Ela só foi saber que estava morta quando viu que podia atravessar as paredes e percebeu que algo estava errado.
    Ela conta estar no carro com a família - mãe, pai, Ever (a irmã mais velha) e Buttercup (o cachorro) - e de repente se encontrava num lugar totalmente diferente. Um campo cintilante, tipo, um paraíso. Seus pais iam para um lado e sua irmã ia para outro e ela ficou parada tentando escolher quem ela seguia até que perdeu todos de vista e ficou presa entre dois mundos. Esse lugar se chama "Aqui" e a hora é sempre "Agora'. 
~sim, confuso, também acho.~
   Tipo, é tudo praticamente igual ao que era antes na vida dela. Sua cidade, sua casa, seus pais, seu cachorro. As coisas que mudaram são só que, a vizinhança está vazia, porque a maioria está viva e todos conseguiam materializar tudo que quisessem. 
  Nessa "pós vida" que ela tava, tinha escola, locais onde não deveria ir, regras de convivência, etc. Tinha outras coisas loucas também como brilhar, ler pensamentos, ah... esse livro é uma loucura !!!
  Fiquei completamente perdido, tentando acostumar com as loucuras que iam acontecendo. Era coisa demais pra minha cabeça assimilar e eu comecei a não gostar do livro.
    Depois de um bom tempo, eu consegui acostumar e fui...
Aí a coisa toda bagunça de novo. Riley vai pra uma espécie de julgamento. Sua vida toda passa num telão e tem tipo uns jurados que vão decidir o futuro dela. Eita!  Cara... essa parte é emocionante. Porque eu me imaginei ali no lugar dela e tipo, sua vida toda passando num telão é... meudeus.  E tipo, grande parte da vida dela foi dedicar a tentar parecer com sua irmã e sempre segui-la. É bem chocante essa parte...                        Decide-se então, que para permanecer naquele lugar, ela teria que realizar umas missões. Ela voltaria ao mundo terreno para ser uma Apanhadora de Almas. É fácil de entender essa parte, porque bem... ela vai voltar ao mundo original e resgatar almas que ficaram presas lá. 
    Na companhia de Buttercup e Bodhi, seu guia-nerd-skatista-estranho, ela descobre que não será tão fácil assim. Sua primeira missão é fazer um garoto atravessar a ponte que separa os dois mundos, que está lá há anos e nunca, ninguém conseguiu convencê-lo a atravessar. Esse é o Garoto Radiante. Porque ele é Radiante. Daí o nome do livro ~avá.
    
    A história desse livro é muito interessante, muito inteligente e muito legal. A escrita  da autora é muito boa. Porém, foi tudo de uma forma muito complicada pra mim. Eu custei a compreender muitas coisas e acontecia muito rápido. Acho que, pelo livro ser curto, foi muita informação de uma vez e eu sou muito lerdo.
    Riley é super engraçada. Tipo, patricinha, rebelde, louca, despojada. E isso foi o que me fez ler o livro até o final. Diverti muito com os pensamentos dela, com as mancadas que ela dava e o jeito de falar que me cativou. 
     Só tem um porém. Ela é narrada como muito criança, no início e entende muito bem os acontecimentos e toma ações muito maduras, usa palavras complexas e consegue dominar seus sentimentos. Achei isso uma falha porque não é o que costumo ler em livros com crianças.  E tem mais:

"Olhei para Bodhi, pensando em como era engraçado o fato de ele ser como qualquer outro garoto normal de catorze anos, que usa expressões como 'mais melhor', e na outra ser todo sério e burocrático, usando palavras como 'arbítrio'." (pág 78)  ~ok. Uma criança falar assim... sei lá... não convenceu isso. 

Sobre a edição: Intrínseca, né?! Acho que todo mundo já conhece o trabalho deles.                                                                  E acho que é uma das capas mais bonitas da minha "estante". 

Nota final: Apesar de ter adorado a história, a Riley e o Bodhi, o livro não me conquistou tanto. É legalzinho. Mas tem muitos poréns. Eu vou continuar lendo a série, mas sabendo que devo esperar loucuras que não encaixam na minha cabeça.  3! 


Outros livros já lançados da série (essas capas são perfeitas!) : 






____________________________________________________
É isso! Espero que tenha gostado da resenha. 

Mas e você? Já leu? Tem vontade? Me conta.




Abraço.
Markus A.


22 comentários:

  1. Eu já havia lido o primeiro livro da sério Os Imortais,só que não me cativou muito, mas pretendo continuar. sobre essa série eu ainda não li, mas também pretendo, já que o submarino está com uma ótima promoção, vamos ver o que dá. Você até disse que é meio maluco e pela resenha parece que o chapeleiro maluco da Alice que escreveu. skksks.
    Abraços.

    Escritaliteraria1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Markus, tudo bem??? Ahhh eu adorei essa história, heheh, mas isso vc já sabe né? Acho que dei 4 estrelinhas no skoob :)
    Até que eu achei tudo bem convincente, as atitudes dela e tal, ahhah. Mas para a gente ver, como de leitor para leitor, tudo varia. Vc a achou meio madura, eu a achei comum e minha cunhada que também leu, a achou muito infantil. Hhahaha. Para ver como cada leitor é único não é?
    E eu tbm comprei só por causa do preço, kkk. Impossível resistir a uma promoção de 3,00 :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas visitas. Gih, já conversamos sobre esse livro, ne? Eu gostei muito da história tb mas.... poxa, que loucura. kkkk
    Beijoo

    ResponderExcluir
  4. Olha eu sinceramente tive bastante curiosidade de obter a série OS IMORTAIS da autora e já tem um bom tempo que estou querendo comprar pra ler e saber o que tanto o povo reclama, porque eu também vejo uns falando bem e outros muito mal e eu nunca sei do porque do negócio.

    E tipo, esse livro que vc resenhou já ouvi falar da série também, mas nunca tive curiosidade de ler, mas pelo que notei no começo vc deu uma desanimada, mas mesmo assim persistiu que é muito bom, porque as vezes um livro pode nos surpreender mesmo. Isso aconteceu comigo no livro APENAS UM DIA no qual vc comentou em meu blog. Tava parado de uma maneira que estava prestes a largar, mas depois melhorou o ritmo e acabei ficando hiper curiosa com a história. Mas espero ainda ter a oportunidade de ler alguma coisa da autora, porque ainda não conheço sua escrita.

    Achei que vc desenvolveu muito bem sua resenha
    Meus parabéns.
    Espero que possamos ser bons amigos =]
    Conte comigo pra sempre passar por aqui viu?

    Já estou seguindo você aqui.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Depois se puder passa no meu cantinho que tem postagem NOVA =]

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvana! Se tem a curiosidade, leia porque acho que não é uma leitura que causa arrependimento. É interessante de ler, só tem que estar preparado pra aceitar algumas coisas incomuns. Obrigado pela visita. Adoro seu blog e to sempre olhando lá! Beijo !!

    ResponderExcluir
  6. Oi Markus. Tudo bem???
    Também comprei esse livro bem baratinho, não tanto quanto o seu, mas barato igual. Será que se ler a série Imortal ele fica menos louco??? Tipo lá pode esplicar muitas loucuras desse livro. Será que não???
    Tenho essa dúvida de se mesmo sendo independente da série não seria melhor lê-la igual. :P
    Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  7. Oi Markus! Tudo bem?

    Eu comecei a série "Os Imortais", da mesma autora, mas abandonei no segundo volume. Não achei legal... não fazia o meu tipo, sabe? Apesar de você ter gostado mais ou menos da história, eu não darei a chance... se não curti a história da primeira série, acho que não gostarei dessa também :/

    Mesmo assim, parabéns pela resenha! Ficou ótima!

    Abs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Giane, você tem razão, pode ser que a série Os Imortais esclareça mais as coisa.
    E Jhonatan, já vi várias pessoas dizendo que também abandonaram .

    ~confuso

    ResponderExcluir
  9. Bom, pelo que você comentou não foi tão ruim assim a leitura. Eu já li o primeiro livro da série Os Imortais e aff, que horror, nunca mais. Sério, não consigo engolir os livros dessa autora. Mas pelo visto ela deu uma melhorada até nessa série, ainda bem! Espero que você consiga ler todos os livros :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre Readgeek, vem descobrir o que é!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carol ! Acho que consigo ler todos sim! XD
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. A história não me interessou muito mesmo não, mas, como os livros continuam bem baratinhos no submarino, quem sabe um dia eu acabe lendo.

    Ah, o mangá que eu comentei o outro dia foi Koi Wa Ina Mono Myouna Mono, da Taishi Zaou. Você pode ler em português no Aino Scanlations ou em inglês no Manga Fox. Ele é muito bom!

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  12. Oi Markus,
    Já tinha visto mts elogios a autora, mas me parece q essa série é realmente confusa.
    De fato, a intrinseca sempre capricha nas edições.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Elisa, obrigado! Vou procurar pra ler!

    Alexandre, muito, muito confusa kkk
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu já li os livros da série Imortal e até gostava, mas tentei ler esse e terminar a leitura foi um sacrifício, não gostei nem um pouco.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gosto bastante de spin-off, pois nos mostra a história por outro anglo. Mas infelizmente não li a série Imortal, na realidade quase nunca leio séries por falta de tempo, mas gostei muito da resenha.

    Abraços e ótima semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/unboxing-joia-rara.html

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não li nada da série ainda, mas sempre vejo esses livros "por aí". Gostei da sua resenha, bem bacana. Quem sabe dou uma chance a eles também?

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Markus tudo bem?
    Adorei sua escrita, parece com a minha haha!!!
    Este livro me lembra, "Nosso Lar", eu não li nenhum dos dois, mas assisti o filme "Nosso lar", é espírita.
    Eu me interesso, por esses assuntos, embora tenha bastante medo, porque eu sou uma cagona rsrs..
    Bom, acho que provavelmente lerei este livro!
    bjusss

    http://magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pelas visitas e comentários !! *---*

    ResponderExcluir
  19. Oi Markus, eu lembro de ter me interessado muito pelo livro. Mas lembro que desisti porque me falaram que é um livro espírita e eu não gostei muitos de alguns que já li desse gênero!

    ;)

    Abraços!

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Joanderson, não é um livro espírita! Ou sei lá, pelo menos nao achei kkkk
    abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    tenho alguns livros da Alyson aqui em casa, confesso que nunca tive muita vontade de ler não viu mas, quem sabe um dia kkk, adorei sua resenha :) Intrínseca é demais néh.

    Beijão
    Blog Notinhas de Rodapé

    ResponderExcluir