quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan


Caro amigo, 



Escrevo hoje a resenha do primeiro livro da série “Os Heróis do Olimpo”, “O Herói Perdido”, do Rick Riordan. Essa foi a minha primeira leitura do ano (agora já to na quarta) e eu comecei bem, porque adorei a história e to louco pra continuar a série (só dei uma parada pra ler outros que estavam na lista antes). Enfim, borá ler sobre o livro...

Dados:
Páginas: 440
Editora: Intrínseca 
Ano: 2011

Sinopse:
       Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.

    Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
    Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.


Resenha: 

    Quem leu a série “Percy Jackson e os Olimpianos” já começa essa leitura acostumado com a magia presente na escrita do Rick. É bem, uma continuação da série, com novos personagens, novas aventuras, mas a mesma essência que tira o fôlego de quem está lendo.
    O livro é narrado em terceira pessoa pela perspectiva de 3 personagens: Jason, Piper e Leo. Começa com Jason. Ele acorda num ônibus escolar cheio de garotos e garotas numa estrada no meio do deserto, de mãos dadas com uma menina (Piper), sem lembrar de nada. Tipo, nada mesmo. O “professor” nota a presença dele o encara como se soubesse que não era pra ele estar ali, mas deixa a entender que o conhecia. Depois de perguntar, ele descobre que está na Escola de Vida Selvagem e todos ali o conhecem. Piper é sua namorada e Leo é seu melhor amigo.

     Quando eles param, o treinador Hedge (o professor) anuncia que eles vão ver o Grand Canyon. Lá, aparece uma tempestade e eles são atacados por um espírito da tempestade que estava “infiltrado” entres eles e Hedge se revela um sátiro, estando ali para proteger os três garotos. Eles lutam e Jason, depois de ver que o treinador é um fauno (sátiro, na forma romana), que um dos estudantes é um espírito da tempestade com o corpo feito de vapor, descobre que ele tem super poderes. Ele pode voar. Pulou de uma altura de 1200 metros pra salvar Piper que havia caído e, quando a segurou, pararam no ar.
     Depois desse monte de descoberta, Annabeth (queridinha já conhecida por todos) apareceu após ter uma visão de que ela deveria estar lá naquele momento, pois teria uma resposta do seu problema. Um dos campistas do Acampamento Meio-Sangue (que eu imagino que todo mundo já conhece, né?) havia desaparecido e ela estava a procura dele. Percy Jackson.
    Os garotos foram levados ao acampamento e houve toda aquela explicação a eles sobre deuses, semideuses, sátiros, etc, além da apresentação do acampamento, dos chalés e dos campistas.
    Leo havia sido reclamado com filho de Hefesto (deus do fogo), Piper, seria filha de Afrodite (deusa do amor) e Jason, filho de Júpiter (Zeus, na forma romana, o senhor dos céus). Jason, ainda sem lembrar de nada antes de acordar no ônibus, sabe o nome de vários seres mitológico na mitologia romana. (Tipo: "ah, eu não sei de onde eu vim, nem quem eu sou, mas pera, esse bicho aí é um Venti, tenho certeza"). Isso tem uma explicação (no fim do livro).
 Após Jason ser reclamado, Rachel – o oráculo – diz a profecia:

Filho do Relâmpago, tome cuidado no chão,
Da vingança dos gigantes os sete nascerão,
A forja e a pomba devem abrir a cela.
E liberar a morte pela raiva de Hera. 

    ~ Lembrando de quando eu li a série Percy Jackson, após eu ler essa profecia, pensei: A vida dos deuses e semideuses seria tão mais fácil se o oráculo falasse como pessoa normal. Talvez até gírias. “ÔhFilho de Zeus, é melhor cê num ir andando não porque a terra vai te comer, etc etc”. A vida já é difícil e cheia de maldições e os coitados ainda têm que ficar interpretando essa linguagem enigmática... Enfim... parei. Voltemos. ~ 



    Jason está, então, diante de uma missão. Salvar a deusa Hera, que está sequestrada pelo gigante Porfírio. Ele pode escolher quem vai acompanhá-lo. Analisando a profecia com a linguagem enigmática do oráculo, forja é o símbolo de Vulcano, digo, Hefesto, e pomba é o símbolo de Afrodite. Claro, Leo e Piper o acompanharam na missão.


    Muita aventura, mitologia fiel, muito enigmas (claro), muita história de fazer o leitor não querer soltar o livro. Ótima escrita (Rick Riordan, né amgxx?!), tudo bem combinado pra fazer dessa, umas das melhores e mais famosas séries do mundo.


Conhecendo os personagens principais: 

Piper McLean: Filha de Afrodite. Ela é adorável, porém cheia de segredos. Cheia, não. Um em especial. O pai dela também está sequestrado e ela recebe ordem em seus sonhos de alguém dizendo que, para salvá-lo, ela deveria trair os garotos. No começo, ela acreditava ser namorada de Jason (como eu falei no início da resenha), depois, Annabeth explica pra ela que só foi uma ação da Névoa, que cria uma falsa memória. Ela tem alto poder de persuasão. Usa o charme, herdade da mãe, para convencer as pessoas a fazerem o que ela quer.  


Leo Valdez: Filho de Hefesto. Ele foi o personagem que eu mais me identifiquei. No começo da missão ele fica meio descolado achando que tá sobrando entre Piper e Jason, mas depois ele descobre seu valor. Vive criando e consertando coisas. Dentre elas, o dragão Festus (capa do livro), antes considerado uma maldição dos filhos de Hefesto. Ele tem um passado e vive escondendo alguma coisas, como o motivo da morte da sua mãe num incêndio criado por... ah e tem a Tia Callida, que ele conta ter tentado matá-lo várias vezes durante a infância. Na verdade, ela estava "preparando" ele para a vida de semideus. Ele domina o fogo e é um dos raros semideuses ( o únivo vivo) que consegue isso.

 Jason Grace: Filho de Júpiter (Zeus). O cara que não lembra de nada e vive falando o nome dos seres mitológicos na forma romana. É o líder da missão e é sempre o alvo da morte. Com o "passar do livro", ele vai recuperando a memória e descobrindo seu passado, inclusive seu sobrenome. Ele controla o ar, já disse né! 


Cara, esse Rick é brilhante. Cada livro dele é mais encantador que o outro. Muita aventura, humor e mistérios envolvidos!! 
Esses são os 5 livros da série "Os Heróis do Olimpo": 

Nota final: 

_______________________________________________

É isso! Espero que tenha gostado da resenha! Já leu ? Comenta aí dizendo o que achou do livro. 

Ah, o Blog Mundo Em Cartas foi indicado como blog do ano no Pétalas de Liberdade. Clique aqui para votar !! 
Visite nossa página no facebook. Muito em breve vai ter vários sorteios lá!
Um abraço!!

Att,
Markus A.

35 comentários:

  1. Pela resenha deve ser um ótimo livro, quero terminar de ler Percy jackson e Os Olimpianos para ler essa saga!

    Se puder ver o meu blog, eu ficarei grato, primeira postagem do blog!
    Link: http://iii-threegeeks.blogspot.com.br/2015/…/quem-somos.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriel ! Tenho certeza que quando terminar de ler PJO vai querer ir logo para Os Heróis do Olimpo ! São muito bons!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não terminei esta série, dei um tempo pra ela se alongar mais hahahaha
    Realmente a escrita de Riordan é cativante, mas confesso que não gostei tanto deste livro, porque como tantos fãs eu queria o Percy e só hahahaha

    Fico por aqui, até^^
    Nathy Miranda
    http://www.natocacomacoruja.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nathy! Eu não senti taaaanta falta do Percy. Seria melhor se tivesse ele, mas ainda ficou muito bom :3

    ResponderExcluir
  5. E aí, Markus!! Tudo bem??
    Nossa, eu amo essa série! É muito boa mesmo, fica ainda melhor depois haha, para mim os melhores são o terceiro e o quarto, quando todos os sete meio sangues já estão juntos ^^. Não querendo te desanimar, mas quando chegar no último livro da série, não vá com muitas expectativas, é o pior de todos...
    Abraços,
    https://enjoythelittllethingss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Guilherme! Obrigado pelas dicas! haha ' Vou estar preparado, pode deixar! Abraços!

    Markus

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro essa série, minha personagem favorita ainda é a Annabeth, que eu acompanho desde PJO. Dos novos personagens, eu gosto bastante do Leo e da Piper. Ainda não li o último livro, estou adiando a leitura, mas muita gente se decepcionou com o final.

    Sucesso com o blog, abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gleydson ! Meu personagem favorito, até agora, é o Leo. Verdade, já vi mta gente decepcionada com o final, mas vamos la! kk
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oii Markus, tudo bem? terminei de ler, no último olimpiano. E essa segunda série, eu nem adquiri ainda. Confesso que tenho um pé atrás, pq minha irmã leu e não gostou dessa. Ok, não sou minha irmã, hahahah. mas a gente tem um gosto meio parecido. Mas quero sim adquirir, pois desde que terminei a leitura, fiquei meio carente daquele universo. =D

    Ah, eu já votei lá. Claro, não podia deixar de votar. Fiquei muito feliz por ver seu blog lá. Parabéns, você merece :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gih ! Joia! Leia, é no mesmo estilo de PJO, então você vai gostar sim! Se não gostar, escreve uma resenha negativa, que eu amo kkkkk Obrigado por votar <3

    ResponderExcluir
  12. Ai, esse tio Rick é demais mesmo! Além de nos dar a oportunidade de continuar acompanhando as aventuras do Percy, inclui vários outros personagens encantadores. Se esse já te tirou o fôlego, segura o coração porque ainda tem muuita coisa pra acontecer pra te deixar sem chão UHAUHA cada volume melhor que o outro! <33

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Encarcerados", vem conferir!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol !! Nossa. To até imaginando meu forninho caindo nos próximos livros! Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Acredito que meu blog tenha uma ideia legal, porque ele é uma carta. (Sim). Minha, para você. Os posts são os parágrafos. É um texto confuso, você precisa ler bem para me desvendar. http://leiaumcarta.blogspot.com ;)

    ResponderExcluir
  15. Oiiie Markus! Posso dizer que Te amo?!
    Meu deus, primeira visita do ano e dou de cara com um Resenha de Percy Jackson <333 Senhooor!
    Parei kkkk Mas caramba, essa série é mais do que perfeita e sua resenha ficou tãão detalhada, tãão perfeita. Apaixonada aqui. Trate de ler e fazer as resenhas!!

    Seguindo!
    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Participe das promoçes de livros:aqui e aqui

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não li esse livro, mas morro de vontade, parece ser incrível! Assim como a resenha que ficou ótima!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, gente! Pedro, vou dar uma olhada, fiquei curioso.
    Larissa, me ame <3 <3 parei kkkkkk Que bom q gostou !
    Milena, obrigado ! É incrível sim ! :3
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Tá ai uma série que ainda não li. Mas são tantos comentários positivos e tantos fãs que é quase impossível ele ficar fora da lista de leitura. Então Rick Riordan faz parte da minha lista de leituras de 2015. Espero conseguir cumpri-la..rsrs.

    caffecomletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Tomara que sim, Andreza! Pq são muito bons livros!

    ResponderExcluir
  20. Eu sou um grande fã da series olimpianas e este é o melhor, só não li ainda porque n terminei ainda a primeira coleção ainda estou na "Maldição do Titã", porque tenho outros livros para terminar, mais logo chego nesse...
    Abraços... :D ;)

    http://www.umcontoliterario.com/

    ResponderExcluir
  21. Ei, Pedro ! A Maldição do Titã foi um dos que eu mais gostei de PJO :3
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Eu o tenho e quero muito ler, mas a lista de leitura anda meio... gigante jdoajdoasi o livro é muito bem recomendado e eu vou ler assim que puder.

    http://orelhadapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ana, leia assim que puder, não vai arrepender!! ;D

    ResponderExcluir
  24. Oi Markus!
    Primeiramente, parabéns pela indicação de blog do ano.
    Segundo, estou lendo o primeiro livro do Percy Jackson e estou amando! Essa sua dica foi ótima para me empolgar ainda mais!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Alessandra! Obrigado <3
    Haha ' Se ta gostando do primeiro, vai amaaaar mais ainda os outros!
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Preciso começar essas séries do Rick... Estou órfão de séries... Finale acabou e, apesar de Destino ser incrível, tenho um vazio que ainda precisa ser preenchido...

    Abraços
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ítalo ! Entendo sobre esse vazio ... hahaha

    ResponderExcluir
  28. Oi Markus, gostei bastante da sua resenha, eu já tinha lido a saga Heróis do Olimpo antes(na verdade li mais do que uma vez) e obviamente gosto muito. Só me decepcionei um pouco com o último livro "O sangue do Olimpo", que não parece estar no mesmo nível dos outro da saga.

    Gostei bastante do seu blog e já estou seguindo. Dá uma passadinha lá no meu:

    cyberreader.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Jefferson, mais do que uma vez?! Nossa' queria ter tempo pra poder reler os livros que eu gosto! hahaha'
    Obrigado, vou lá no seu blog! Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi! Bela resenha. Ficou bem completa.
    Li esse livro há um ou dois anos e gostei bastante, apesar de achar a série bem repetitiva.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Paulo! Obrigado pela visita :)
    Eu ainda só li o primeiro, mas já ouvi gente falando disso mesmo!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  32. Oi Markus,
    Que resenha espetacular, to quase apagando a do meu blog e colocando a sua hehe, brincadeira, ficou muito boa. Eu comecei a Ler O Filho de Netuno ontem, e tipo, as coisas começam bem parecidas, tipo do jeito que estão acontecendo "Percy acordou sem saber de nada..." e assim vai, mais fora isso eu to amando o segundo livro da serie.
    Cara adorei seu blog, já estou seguindo ele!! Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi, Gabriel ! Eu li a sua resenha e ficou ótima! hahaha '
    Ainda não comeicei a ler O Filho de Netuno, cara! To doido pra ler, mas tenhos umas prioridades antes huehue'
    Abraço

    ResponderExcluir
  34. Olá, Markus! Muito incrível sua resenha, uma das melhores que já li. Sem falar no livro, que é muito bom. Li ele faz algum tempo, e também já li os próximos da série, e digo, é um melhor que o outro. Riordan é incrível. Já estou seguindo você, acesse meu bolg, comente e me siga também (http://sorcerersreaders.blogspot.com.br/). Gostaria de algumas dicas suas, seu bog é muito legal.

    ResponderExcluir
  35. Os livros do Rick são maravilhosos
    Foram minhas primeiras leituras memoráveis e sempre ocupa um espaço na minha estante e no meu coração. Todo ano leio pelo menos um do Rick e nunca me arrependo, cada vez é uma emoção diferente.
    Se quiser outra série que vale a pena leia As Crônicas dos Kane. São 3 livros sobre mitologia egípcia. Sim! Eu disse MITOLOGIA EGÍPCIA!!! É uma trilogia super rica em detalhes e emocionante.
    Leia também o Magnus Chase. Mitologia nórdica e tão emocionante quanto os outros livros do titio Rick.

    ResponderExcluir