segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Resenha: Máscara - Luiz Henrique Mazzaron



Caro amigo, 

Me sinto no dever de pedir as mais sinceras desculpas pela minha ausência no blog nos últimos dias (meses). Tive uma série (grande) de problemas e minha vida desandou...  enfim.
Aqui estou eu ! Vamos recomeçar ! :)
Hoje, venho falar desse incrível livro...   "Máscara", de Luiz Henrique Mazzaron. Saiba mais sobre a nossa parceria com o autor (aqui).


Sinopse: Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus.
Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana...
Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?

Dados sobre o livro:
Páginas: 368
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Skoob: Máscara


Resenha: Não há nada melhor, no mundo literário, que pegar um livro sem saber o que esperar dele e se surpreender de forma positiva. Foi o que aconteceu com "Máscara". Eu já havia lido resenhas e pesquisado bastante sobre ele, mas a surpresa que ele trás por dentro é incomparável e indescritível. Que livro incrível! A criatividade do autor, a leveza na escrita e a habilidade na narração são de deixar o leitor de boa aberta!
A história começa mostrando o dura dia-a-dia de Liam, um garoto de 7 anos que morava com o tio e vivia sob maus tratos deste ser, além de passar a maior parte do tempo trancado num quartinho debaixo da escada. Até que um anjo aparece para salvá-lo. Uma mulher dizendo que Liam deveria ficar sob responsabilidade do Instituto da Criança depois confirmar que ele vinha sofrendo maus tratos do tio. 
Sergey, o tio, não aceitou que levassem seu sobrinho e parte para briga com a mulher. Ela pede que Liam fuja, e este o faz. Enfim, parece uma história comum de livros policiais. Mas a ideia muda quando o tia persegue Liam num estado completamente "possuído", como se uma entidade estivesse agindo sobre ele. O garoto consegue escapar e é levado por policiais que aparecem logo depois.
A partir daí, essa "coisa" começa a persegui-lo. Com uma máscara, aparece na vida de todos os que se envolvem com o menino, matando sem piedade. Não descansaria até conseguir pegá-lo.
Anos se passam (não é tão simples para a "entidade" persegui-lo - só lendo pra entender, hehe), Liam foi taxado de louco por sempre dizer que via alguém o perseguindo trajando uma máscara, tinha pesadelos com uma risada gélida e apresentava um cansaço emocional preocupante. Até que ele é capturado pela coisa. 
Começa o jogo.
Ele se vê, então, num outro mundo, obrigado a participar de um jogo (sim, tipo Jogos Mortais, só que mais contextualizado). O mundo de Dômus.
Na primeira parte do jogo, Liam tem que escolher 5 companheiros, com 10 opções. 10 pessoas separadas em 10 cabines. Todas desconhecidas, cada uma com sua história. Em cada cabine havia uma ficha de dados com características dos ocupantes. Todas ressaltavam um defeito de cada (estuprador, corrupto, ladrão, invejoso, etc, etc). Pecados da humanidade que são vistos todo o tempo. O poder de julgamento era de Liam, 5 pessoas continuariam no jogo. Outras 5 pagariam pelos seus pecados. Sim, morrendo. 
Durante toda sua vida, Liam não teve contato com o mundo, não sabia pra que viver e qual era o motivo disso tudo, não aprendeu nada de bom. Apenas sofreu com seu tio. À sua frente estavam pessoas "livres", que viveram e estragaram sua vida com seus respectivos pecados.
Era muito importante a escolha, pois os escolhidos iriam continuar com Liam até o final do jogo. Se chegassem lá. 
Terror. Suspense. Drama. Mistério. Romance. Ação. Há de tudo no livro. Na medida certa. A trama criada por L. Henrique prende o leitor do início ao fim e o deixa com vontade de mais. Incrível inteligência na criação das cenas, dos jogos, dos personagens e suas características. Cada um trabalhado de forma perfeita, sem falhas. 
Além, é claro, das brilhantes características nas ações da "entidade". Deixa muitos autores de suspense no chinelo!

Sobre a edição: Folhas amareladas, orelhas, texto bem espaçado, proporcionando uma imensa facilidade na leitura. Pouco ou nenhum erro. Tudo excelente. 

Nota final: 5,0.

Eu amei, de todas as formas, ler esse livro e quero muito a continuação. Fiquei impressionado com o conteúdo do livro. Me diverti muito !! A literatura nacional é cheia de imensas surpresas. 

Ficaria aqui falando muito mais sobre esse livro, mas estou muito cansado. Não estou dormindo bem. Estou tendo pesadelos nessas últimas noites. Não consigo tirar aquela risada da minha mente...
É isso.


_______________________________________________________________

Obrigado ao autor pela parceira. Desejo muito sucesso, você mais que merece.
Obrigado a você, leitor, que acompanha o blog e fica aqui meu pedido de desculpas pelo meu não comprometimento nos últimos dias (meses).

Um abraço!
 Com carinho,
Markus A.


13 comentários:

  1. É o tipo de leitura que me agrada bastante. Esse autor merece todo o reconhecimento, já li esse livro e simplesmente amei, sou fã de livros no estilo Jogos Mortais. Estou esperando ansiosamente pela continuação.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana ! Esperemos todos a continuação !
    \o/
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, parece ser um livro muito enigmático e que traz um terror, mas aquele psicológico, espero poder ler logo, fiquei curioso... :)

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luan ! Leia assim que puder ;) é muuuito bom !

    ResponderExcluir
  6. Olá, que bom te ver de volta. Gostei bastante da resenha, é um livro que sempre desperta minha curiosidade quando vejo algum post sobre ele. Curiosa pra saber como isso tudo termina!

    Participe da promoção e concorra ao livro Dhyana e o guardião do portal: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Que bom que voltou! Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas me interessei pela história.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamila ! Obrigado pela visita. Leia, não vai se arrepender !!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Markus!
    Achei muito legal a premissa do livro, já li bastante resenhas sobre ele e todo mundo adora! hehe
    Fiquei bem curiosa para saber como esse "jogo" termina e quem é esse tal de mascarado. Ótima resenha.

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Markus! Que bom que voltou. Ah, esses imprevistos que acabam fazendo com que a gente se afaste das coisas que gostamos. Também fiquei um tempo longe do meu blog. Enfim.
    Que premissa, hein? Como você disse: a literatura nacional é cheia de surpresas, uma pena que seja tão desvalorizada. Pra mim a literatura brasileira, independente de ser clássica ou contemporânea, é tão rica quanto a internacional.
    Adorei a resenha, parece ser um livro bem original.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela visita! Super concordo com o que disse!
    Beijos

    Markus

    ResponderExcluir