quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Resenha: Amazônia - Arquivo das Almas - Paul Fabien


Caro amigo

Terminei de ler o livro “Amazônia – Arquivo das Almas”, do autor brasileiro Paul Fabien. Ele é nosso parceiro e você pode saber mais sobre isso aqui.



Sinopse:  Em um futuro não muito distante, um casal de oficiais, Vitã e Helena, participam de várias campanhas militares. Em todas as oportunidades lutam para defender a grande Floresta Amazônica. Eles não imaginam que uma nova missão irá lançá-los na mais espetacular e perigosa das aventuras. O grande enigma começaria dentro da Amazônia, um lugar inóspito, assustador e repleto de mistérios e grandes perigos. Após vários confrontos, deparam-se com as cavernas de Abissínia, na Colômbia, onde encontram a origem do verdadeiro mal e descobrem antigos segredos gravados em inscrições cuneiformes registradas por outras civilizações pré-diluvianas.

Dados sobre o livro:
Páginas: 332
Editora: Ísis 
Ano: 2013
Skoob: Amazônia

Resenha:

"...vivemos num planeta onde o forte sempre domina o mais fraco. Como haveria fronteiras e cidades, se não houvesse escravidão? Como as leis surgiriam, se o mais poderoso não tivesse ditado?..."  (pag 307)

    Antes de ler sobre o conteúdo do livro, eu já fiquei interessadíssimo graças à premissa ambiental que ele tem. Eu, como sou um ambientalista e talz...  já fiquei curioso.
     O cenário principal: Amazônia (avá). Mas não a Amazônia que a gente conhece. Um espaço futurista, uma outra sociedade, altas tecnologias, uma biologia impressionante, etc. É bastante interessante e convidativo.
    Livros de ficção científica, geralmente, não me chamam muito a atenção, mas esse eu consegui fixar muito na leitura.
    O livro é narrado em terceira pessoa numa narrativa fácil, detalhista e instigante. Não é nada previsível, surpreende e possui a pitada de romance que todo livro de ação deve ter. É, sem dúvidas, uma excelente obra.
    Os protagonistas são Helena e Vitã. Dois majores que tiveram em seus destinos a missão de trabalharem juntos. Essa missão é super secreta, então não tenho autorização pra falar muito.  (hahahah)

     A coragem e sede de justiça de Vitã foi o que mais me chamou a atenção. A tecnologia da nava SIB 41 também é impressionante! 
    E cara, como o autor consegue ressaltar os pontos fortes do Brasil!! Não é só essa miséria que a gente ta acostumado a ver. É um Brasil potência, temido e invejado !! As riquezas do Brasil, como a Amazônia, são super ressaltadas nesse livro de uma forma incrível!  Será que, num futuro não tão distante o Brasil vai ser reconhecido assim?? 

    Mas enfim... cada missão dos dois, uma nova aventura. Você nunca sabe o que vai acontecer e nem imagina como vai! Isso te surpreende, te deixa sem fôlego!! 
Coisa que eu achei super interessante é a relação com os índios. Harmonia, respeito ao espaço, respeito à cultura, tudo na mais devida ordem. Um pouco diferente da nossa realidade, mas, quem sabe no futuro não será assim? 
    Fanatismo, religiosidade, diversidade cultural, sede de poder, abuso de autoridade, guerras por recursos, proteção ao ambiente... esses são vários aspectos que consegui notar no livro. Tudo inteligentemente encaixado na história.


Sobre a edição: Eu já conheço vários trabalhos da Editora Isis e ela não deixa a desejar! Ah, mas as folhas são brancas! Isso não atrapalha, porque as letras são grandes e a escrita é leve e fácil. Capa, orelhas, tudo bem trabalhado. Há alguns erros de gramática, de concordância, mas o autor já havia alertado sobre isso e o livro foi relançado com as correções! Nada que atrapalhe a leitura!

Nota final:  DARIA UM ÓTIMO FILME!  
Todo mundo, quando termina de ler o livro, imagina como seria o filme. Eu sempre faço isso, mas esse... cara!!! Se bons diretores o pegassem e adaptassem esse livro pros cinemas... MEEEU DEUS! 
Eu imaginei cada cena, os atores, o drama, o romance, a ação! Ficaria perfeito!!
Nota: 4

Fui bem superficial na resenha, só pra dar aquele interesse a mais na leitura! Garanto que é um ótimo livro e que vale muito a pena ler!! 
Grande trabalho do Paul! Uma grande obra nacional!

Obrigado! Até mais!

att,
Markus A.

10 comentários:

  1. Oi Markus!
    Caramba, já vi resenha desse livro em algum outro blog.
    Estou com muita vontade de ler u.U

    Parabéns pela resenha!
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Markus,,,,
    Já li, e adorei, imaginei um filme tbm!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diego! Oi, Luan!! Valeu pelas visitas !! XD
    O livro é mto bom o/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não tinha conhecimento sobre o livro, nem pelo autor!
    Gostei da história e da resenha, fiquei super curiosa!

    Atééé
    http://finalmentelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fabi!! Espero que goste quando for ler!! bjo!
    Markus

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabi,
    Também sou parceira desse autor e vou começar a ler em breve a obra dele! Sua resenha me deixou só mais ansiosa <3

    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha me deixou super empolgado para ler este livro :)

    ResponderExcluir
  8. Boa leitura, Manu !! <3

    Entre Livros e Mundos, leia assim que puder!! >_<

    Markus A.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado amigo Markus pela emocionante resenha.

    Fiquei muito feliz com suas palavras, estou fazendo a continuação.

    Abraço amigo vamos nos falando

    ResponderExcluir