quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Resenha: Se Arrependimento Matasse - Alma Cervantes


Caro amigo,

Vim hoje escrever a resenha do livro "Se Arrependimento Matasse" do autor parceiro do blog, Alma Cervantes! Eu li o livro bem rápido porque é uma história que pede pra ser lida com rapidez!
Saiba mais sobre a nossa parceria com o autor aqui!

Sinopse:
Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes. 

Dados sobre o livro:
Editora: Novos Talentos
Ano de Publicação: 2013
Páginas: 246

Resenha: "Se Arrependimento Matasse" foi uma leitura bastante instigante! Eu o li em pouco tempo porque não conseguia parar por imensa curiosidade. A narrativa me prendeu e a sabedoria e criatividade do autor me surpreenderam! 
Começa com três adolescentes ( Alex, Rebeca e Alice), que são amigos e não se veem há muito tempo que estão indo passar uns dias no hotel dos pais de Alex. Antes de falar qualquer coisa, Alice é um homem! Confesso que no início achei que as referências a ele como sexo masculino eram erros gramaticais, mas logo logo é explicado que ele é um rapaz e é muito "zoado" por esse nome. 
Quando eles chegam ao hotel, são recepcionados pelos funcionários Andrei e Jeremiah, já conhecidos de Alex. O autor quis ressaltar um tom misterioso nos dois, acredito que para tornar a leitura mais curiosa e preparando o leitor para próximos acontecimentos, ou pra já ir trabalhando o papel de detetive do leitor. 
Após chegarem aos seus quartos, os garotos decidem ir até a sala de estar pra colocar a conversa em dia. Durante a conversa, um homem com aparência mais misteriosa ainda chega a portaria do hotel, ignora a recepção e vai direto ao grupo a procura de informações sobre o hotel. De cara, isso também já é mais um indício para o papel de detetive. A descrição do homem é completamente suspeita a qualquer coisa. Alguém morreria em qualquer hora, isso já é explicado na sinopse, então o autor faz uma espécie de "brincadeira" com o leitor, dando indícios e dicas de quem poderia ser o futuro assassino.  
Mais tarde, é a hora do jantar, onde todos os poucos hóspedes do hotel e os donos, pais de Alex, se reuniram na sala de jantar para o banquete feito por Victor, o cozinheiro do hotel. Durante o jantar, são interrompidos com a chegada de uma nova hóspede. Os olhares todos se voltam pra ele, pela sua beleza e simplicidade. Com o passar do tempo, há um pouco de conversa e até um bom entrosamento entre os presentes. Todos são apresentados tanto entre si quanto ao leitor e isso dá uma abertura ao livro. Após o jantar e um jogo de cartas entre os três garotos, Dante e Frederica, esses dois últimos sendo um professor que estava recém hospedado no hotel e a mulher que havia chegado durante o jantar, todos os hóspedes vão para seus respectivos quartos. Quanto, então, são surpreendidos por uma queda de energia. Minutos depois, são avisados e aconselhados a descerem à sala principal. Quando todos estão presentes, é dada a notícia de que Victor, o cozinheiro, havia sido assassinado. 
O pânico toma conta de todos e Frederica é quem toma as primeiras atitudes. Primeiramente, causa desconforto suas atitudes investigativas, mas logo logo todos a aceitam e entendem que não havia muita coisa a ser feita. 
A partir daí, a tensão toda conta de todo ambiente e o livro se baseia nas investigações realizadas por Frederica.  Quem seria o assassino? Estavam seguros? Ele iria agir de novo? O assassino estava presente entre os hóspedes? Como descobrir? 
Em uma trama recheada de suspense, ação e tensão, o autor conseguiu criar uma história profundamente criativa. Cada cena, cada acontecimento são trabalhados minuciosamente, de modo a garantir um ótimo desfecho. A inteligência do autor é surpreendente. A capacidade de criar cenas, pistas, suspeitos e mexer com a cabeça do leitor tentando descobrir quem é o assassino foi excelente. 

É suspense garantido. Um ótima leitura. Um ótimo desenrolar. Um ótimo trabalho! Recomendo à todos que leiam.

Sobre a edição: Um ótimo trabalho da editora. Poucos ou nenhum erro ortográfico. Capa curiosa e bem trabalhada. Folhas amareladas. Orelhas. Letras médias e com bom espaçamento. Tudo para garantir uma ótima e proveitosa leitura.

Nota final: Infelizmente ou felizmente, não sei dizer, eu já "descobri" o assassino logo no início. Isso, devido à algumas pistas ou histórias que, se não fossem relacionadas ao assassino, não fariam sentido algum no livro. Isso me atrapalhou na parte do suspense em investigar quem poderia ser, porque nada me fazia pensar o contrário. Fora isso, foi uma leitura bastante agradável e divertida. De novo, a inteligência e criatividade do autor me surpreendeu muito! Nota 4,5. 

 É isso! Obrigado por ler até aqui. Espero que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro. Recomendo muito! 
Um obrigado também ao autor pela parceria!! Muito sucesso e parabéns pela imensa inteligência na criação dessa obra! 

Meu companheiro de leitura! *-*

Abraços!

Markus A.



18 comentários:

  1. Eu simplesmente amei esse livro, vai pra minha lista. Sou fascinada por mistérios, a sinopse está ótima e sua resenha foi super instigante!

    Bj
    http://www.tendadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daiana! Ah, que bom que botou na lista \o/ Se gosta de mistérios, vai amar esse ! Valeu pela visita! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiiiii Tony! Espero q ele tenha gostado da leitura também ;)
    Eu sempre leio junto com o Jake <3
    Bjinhosssssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sarah! Ah, o Tony amou! <3
    Lê pro Jake esse, vai amar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, já vi comentários bastante positivos acerca deste livro. Tenho interesse em ler. A história parece ser bem instigante! Adorei a resenha, parabéns!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey, Milena! Obrigado ! A história é ótima, pode ler sem medo! Vai adorar!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bom?
    A sua é uma das poucas resenhas que li do livro e sempre me impressiono quando leio, principalmente ao ser relembrada de que é um ótimo suspense e vale totalmente a leitura. Faz mais de meses que quero ler o livro e ficar tão aterrorizada e chocada quanto os que leram!
    Realmente o autor foi muito feliz ao escrever uma ótima história, e digo isso sem mesmo te lido o livro, sinto que conheço boa parte da história também através de sua resenha. Espero ser encantada pela escrita também!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  8. Uau, que resenha perfeita!
    http://estantedorefugio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernanda! Olha, não perca tempo! Leia logo, vai ser uma ótima aventura, tenho certeza! Bjos

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Amanda! Fico muito feliz em ler isso! *-*

    ResponderExcluir
  11. uuuuuooou!!! que livro eh esse?? deve ser um suspense e tanto!!! de prender o leitor mesmo!! eu ficaria fascinada lendo esse livro!! amei!!
    bookmoda123.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sarah! Né? kkkkkkkk Prende muito, tomara que você possa ler!
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Fiquei muito a fim desse livro, sua resenha já deixa a gente com esse suspense. Pena que vc descobriu o assassino logo, mas se mesmo assim deu 4,5 é porque deve ser muito bom, então ainda quero ler!
    bjs
    http://felicidadeinventada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Achei a resenha muito boa, estou me interessando por esses temas de mistério e investigação, o autores desse tipo adora brinca com nossa curiosidade... :3

    ResponderExcluir
  15. Oi Querido!
    Eu vi que resenhou esse livro e vim ler! Eu li também e super curti, fiquei surpresa de ter gostado tanto, pois na época eu não tinha muito contato com livros do estilo! E fiquei muitoooo surpresa com o fim! Adorei a resenha e o post ficou lindo!
    Nova Resenha: Tentação ao pôr do sol - The Hathaways - Livro 03 - Lisa Kleypas!!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-tentacao-ao-por-do-sol.html
    Beijinhos
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  16. Que curiosidade para saber quem era o assassino!!!
    Gostei muito da sua resenha, pretendo ler o livro algum dia.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Já li resenhas desse livro mas não despertaram meu interesse! Do jeito que você descreveu me pareceu um livro bem misterioso, vou colocá-lo na minha lista de desejados!

    criei um a pouco tempo e se você puder retribuir ficarei grata!

    tire-medotedio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir