quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Resenha: Morte Súbita - J.K. Rowling



Caro amigo,


Hoje escrevi a resenha do livro Morte Súbita, da J.K. Rowling. Eu queria muito escrever essa resenha porque precisava falar com alguém logo sobre esse livro. Como você vai ver, a matéria ficou enorme, mas espero que te interesse e leia até o final. Obrigado!! 


Dados sobre o livro: 
Páginas: 504
Editora: Nova Fronteira
Lançamento: 2012

Sinopse: 
Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.




Resenha: 

Primeiramente, se você é apenas um fã de Harry Potter, que não tem o costume de ler livros e espera de Morte Súbita mais uma aventura emocionante e mágica da J.K., nem se dê ao trabalho! Morte Súbita é um livro bastante criticado por jovens que esperavam uma história mais emocionante e um livro mais fácil de ler. Mas como a própria editora diz: J.K. escreve seu primeiro livro adulto. Preciso dizer que foi uma leitura bastante difícil, porém logo se tornou agradável. Conheço várias pessoas que não conseguiram ler, inclusive minha mãe, por causa da complexidade do livro. 
A história se passa na pequena cidade de Pagford e a escrita vai mudando de cenário, mostrando a vida dos personagens que, apesar de alguns muito separados, sempre têm algo que os liga. Acho que soou confuso, mas a ideia é essa. Sempre tem alguma coisa ligando todos os personagens da história, o que é muito interessante. Nessa cidade, aparentemente é tudo normal. As pessoas seguem seu cotidiano e a autora ressaltou diversos casos que são presentes em todas as cidades. Brigas de pais e filhos, brigas entre ricos e pobres, ciúmes entre casais, brigas entre professores e alunos, rebeldia, uso de drogas, preconceito, bullying, homossexualidade, etc, etc. 
Toda a base do livro está na morte súbita de Barry Fairbrother. Ele era um cara muito importante na cidade e sua morte abalou todos os personagens. Então a trama toda rola em cima dos mistérios da sua morte e ocupação do seu lugar no conselho paroquial. Sede de poder, infidelidade, grandes segredos, o livro é repleto de descobertas e acontecimentos que te deixam de boca aberta. 

Eu achei alguns personagens extremamente chatos e entediantes. E tem muita história desnecessária, que não faria falta alguma no livro. O livro é muito grande e complexo. O leitor demora a entender e pegar o ritmo, mas quando entende, torna a leitura agradável. 
Outros personagens eu adorei muito e fizeram toda a diferença na “seriedade” do livro. Te provocam risos, choros, angústia, pena, alívios e uma série de sentimentos que te faz querer ler mais e mais.

Não dá pra falar sobre os personagens em si e a história porque eu entraria em detalhes e daria spoilers. Mas vou falar dos personagens que eu mais gostei:
Andrew: Ele é um cara muito indeciso. Tem uma relação a ferro e fogo com o pai, apesar de não ser muito problemático. Tem um amor platônico por Gaia, ama fumar e faz de tudo pra surpreender o amigo Bola. Ele não é um cara mau, mas agradar o amigo é um objetivo dele e ele faz o que for preciso pra isso. Se alguém já assistiu o seriado Skins, vai perceber que ele se assemelha muito com o personagem "Sid". 
Krystal: Essa garota é muito problemática. Mas lógico. A mãe é uma viciada em drogas e não quer nada com a vida além de não cuidar direito do seu irmãozinho, Robbie. No fundo, ela é uma garota de sonhos, que quer mudar tudo e garantir um futuro para o irmão. Ela foi a que mais sofreu com a morte de Barry, pois ele era o que mais demonstrava interesse e preocupação na vida dela. A sua rebeldia e a quantidade de palavrões que ela diz assustam de início, mas logo você percebe que ela é uma garota legal que sofreu muito e criou armaduras. Eu estava completamente "caído" por ela, até que ela fez uma coisa lá pro final do livro que me deu vontade de matá-la!!  

Fiz uma lista dos personagens, pode ajudar quem tiver começando a ler:

Barry Farbrother é casado com Mary Fairbrother. Filhos: Fergus, Decla, Nianh e Siobhan
Howard Mollison é casado com Shiley Mollison. Filhos: Patrícia e Miles Mollisson, que é casado com Samantha Mollison e tem como filhos Lexie e Libby.
Collin Wall(Pombinho) é casado com Tessa Wall. Filho: Stuart(Bola)
Simon Price é casado com Ruth Price. Filhos: Andrew e Paul
Vikram Jawanda é casado com Parminder Jawanda. Filhos: Jaswant, Rajpal e Sukhinder
Gavin Hughes é namorado de Kay Bawden, mãe de Gaia.
Terri Weedon é mãe de Krystal e Robbie.
Maureen Lowe. Sócia de Howard

Ainda tem alguns outros personagens, mas de pouca presença. Entre eles, Obbo. Um filho de um p*ta. E, se você ler, vai entender o porquê. Ele é um desgraçado, sem caráter, desumano e f*de com a vida da Krystal.  ¬¬  O personagem que eu mais odiei em todos os livros que eu já li.  Mas enfim...


Sobre a escrita: Eu já conhecia a escrita da J.K. e sei que ela é um tanto detalhista. Ela gosta de fazer imaginar cada cena perfeitamente e as descreve num lírico contagiante. A simplicidade das frases, misturada com a poesia descritiva, torna algumas cenas muito lindas e passa um filme perfeito pela sua cabeça. A quantidade de “palavrões” no livro extremamente grande, mas pelo lado bom, isso torna a leitura mais cotidiana. Afinal, os palavrões estão presentes na nossa vida todo o tempo, queira ou não.

Sobre a edição: Um belíssimo trabalho da editora. Capa fosca. Arte semelhante à original. Folhas amareladas. Letras médias. Não há o que reclamar da edição e eu sou completamente apaixonado por esse livro.

Resumindo tudo: Não é um livro fácil. A história é complexa. Os personagens são muitos e de características muito pessoais. Quando se pega o ritmo, é possível ligá-los e entender o motivo de cada um ter sido criado e sua importância no livro. 


Apesar de conter várias partes entediantes, eu não queria que acabasse. Quando cheguei na página 500, lágrimas desceram não só pelo acontecimento final, mas porque eu sabia que não ia desapegar tão fácil de alguns personagens.
Fiquei feliz em saber que a BBC e a HBO farão a adaptação do livro em uma minissérie! Não acharia tão legal se fosse apenas um filme, porque iriam cortar muita coisa necessária. As filmagens já começaram e ainda não há uma data de estreia. Entre os personagens, o mais comentado é “Howard” que será interpretado por Michael Gambon. Sim, o eterno Dumbledore!!  Pra quem não sabe, Michael Gambon atuou como Dumbledore a partir de Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban, após a morte de Richard Harris. Além de Júlia McKenzie que atuará como Shirley Mollison, esposa de Howard

Olha aí algumas fotos divulgadas do início das gravações. Os personagens mostrados são o Howard e a Shirley Mollison



Nota final: Então. Que livro difícil. Mas que história. Que escrita. J.K. é dona de uma criatividade tão impressionante. Acredito que a única coisa que atrapalhou foi a quantidade de histórias não tão necessárias e que tornaram o livro muito grande. 

Enfim, caso você tenha lido, deixe sua opinião sobre o livro aí, porque eu preciso muito ler e conversar com pessoas que já leram.  
É isso, espero que tenha gostado! Até a próxima! Abraços!!  

Att, 
Markus Andrez.

14 comentários:

  1. Amo amo amo amo amo Morte Súbita <3 e eu não achei algumas histórias desnecessárias não, Markus. Acredito que tudo q esteja lá, é por algum motivo maior, no caso, na minha opinião, nos apegarmos (ou odiarmos) os personagens. Achei confuso até 25%, tedioso até, mas não mudaria exatamente nada nele
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sarah. Entendi, é tem razão! No caso, eu odiei muito alguns personagens e apeguei tanto a outros !! Obrigado pela visita! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Quero ler esse livro, li toda a resenha rsss, livro complexo vs resenha grande,. Vc me instingou a ler morte súbita,muito muito, muito!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fabrício! kkkkkkkkk Que ótimo que você leu tudo e interessou! Vale a pena ler o livro, sério!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Markus, tudo bem? Acho que sou uma das únicas pessoas que ainda não leu nada da J.K. #ShameOnMe preciso mudar isso urgentemente! Li muitas críticas sobre esse livro, duas amigas leram e gostaram bastante e como vc, apontaram os pontos da leitura, como o fato de ao contrário de HP, Morte Súbita é uma leitura uma pouca mais densa e complexa. Não sei ao certo se irei gostar do livro mas com certeza irei dar uma oportunidade à obra.
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  6. Ei. Pelo que notei - através da sua resenha e das outras que li - muitos leitores tem uma relação de amor e ódio com o livro. Não só por ser algo complexo, ao menos pelo que me pareceu devido as tramas cruzadas ali, como também por ser algo completamente diferente do que nós fãs da JK estamos acostumados a ler dela. Porém me parece algo de tirar o fôlego. Não sei se gostaria ou se o leria em um momento de ressaca literária, mas não dispenso nada da JK. :D

    Beijos,
    Larissa

    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andréia ! Tentar ler. Se você gosta de boas histórias e criatividade, vai gostar do livro e da J.K. , tenho certeza! Bjos

    Markus

    ResponderExcluir
  8. Larissa, jóia? Realmente. Muito amor e ódio! kkkkkkkk É completamente diferente de HP. A única característica em comum que eu encontrei foi o lirismo descritivo da J.K.
    Se tiver a oportunidade, leia sim!!! Bjs
    Markus

    ResponderExcluir
  9. Oii..
    Vi seu comentário no facebook e vim conferir sua resenha.
    Não esperava que este livro fosse igual ao Harry Potter mesmo..ele tem uma trama mais adulta e diferente. Para falar verdade, nunca li Harry P. mas imagino.
    Gostei da sua resenha que foi bem esclarecedora.
    Tenho curiosidade em ler a obra, mas acho que iria demorar um pouquinho. É tantos livrinhos para ler..rs
    Bom, gostei do blog e estou seguindo. Se quiser dar uma passadinha e conhecer o meu.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Awwwnt, Letícia! XD É muito adulto e diferente mesmo!!
    Obrigado pela visita! Já fui no seu blog e também to seguindo! Obrigado de novo! Bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu sou doida para ler esse livro! Quero muito conhecer um universo da Rowling sem ser HP. Já tinha visto algumas resenhas que falam que é complicadinho de ler. Mas eu acho que leria tudo da J.K. Já leu O Chamado de Cuco? Parece ser ótimo! Morte súbita é um livro que está na minha meta de leitura esse ano.
    bjs bjs
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sofia! Ainda não li O Chamado do Cuco, mas ta na lista também!! Boa leitura!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Olááááá!
    nossa eu amei esse livro. por mais que tenha ficado um pouco perdida no começo... adorei o livro. Acho que demoramos um pouco para sacar a pegada do livro... mas quando conhecemos todos os personagens, e entramos no eixo da trama, nao tem como não se envolver!
    eu adorei! E também fiz uma listinha de 'ajuda' hahaha!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lara!! Concordo com você! Haha' depois de conhecer tudo, nossa.... fica muito bom! :3

    Bjãaao!
    Markus

    ResponderExcluir