Caro amigo,
A resenha de hoje é do livro "Eu Estive Aqui", da Gayle Forman, lançado no Brasil pela Editora Arqueiro.
Dados do livro
Páginas: 240
Ano: 2015
Editora: Arqueiro
Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.
Resenha:
"Eu Estive Aqui" foi o primeiro livro que li da Gayle Forman, famosa por suas histórias intensas. Realmente, o livro apresenta uma história forte e que te envolve a cada frase.
É narrado pela garota Cody, uma adolescente típica dos YA's famosos, cujas características nem precisam ser descritas aqui.
Sua melhor amiga, Meg, acabou de cometer suicídio, sem dar um verdadeiro motivo para seus familiares e amigos. Apenas mandou um e-mail para todos, avisando o ato.
Depois de todas aquelas cerimônias fúnebres, os pais de Meg pedem para ela viajar para a cidade onde a guria morava para buscar suas coisas. Ela morava numa espécie de república, onde os outros moradores não a conheciam muito bem.
A história se desenvolve bem rápido, sem muitas enrolações. Cody, ás vezes, irrita por querer as coisas do jeito dela. Sua mãe é uma ... daquelas que não está nem aí pra nada e a criou muito mal, não dando a devida atenção. Lá em Tacoma, ela conhece Alice, Richard, Tree e Harry, os mais próximos de Meg. Tree é uma hippie nojenta, Richard é um locão que vive chapado, Alice é a... menina normal e legal e Harry é o coreano nerd. Lá na casa de Meg, Cody descobre que a amiga tinha dois gatos e fica chocada por não saber disso.
Nessa parte a história já começa a ficar confusa. Se as duas eram melhores amigas, porque esconder simples gatos?!
(eu tomei birra de gatos em livros adolescentes. É incrível, todo YA tem gato? ¬¬)
Cody acaba conhecendo também Ben McCallister, com quem Meg já teve um caso. O cara é um daqueles bonitões que toca numa banda (mais clichê impossível).
Cody, após "visitar" Tacoma, começa uma busca para saber os verdadeiros motivos da amiga. Inicialmente, o motivo principal seria o pé na bunda que ela levou de Ben. Mas, após olhar as últimas mensagens do computador de Meg, ela descobre que tem mais coisas por trás disso.
Após encontrar um arquivo criptografado, ela volta pra Tacoma, para pedir ajuda a Harry, o nerd, para desbloquear. Nesse arquivo, continha coisas assustadoras que você encontra sobre suicídio na internet. A famosa deep web.
O que me prendeu, de fato, nesse livro, foi a boa escrita da Gayle. A história é densa, o tema é legal e a narrativa é super convidativa. É um livro sobre o luto e como lidar com a perda de alguém querido. Tinha tudo pra ser uma das minhas melhores leituras, mas as atitudes de Cody me irritaram ao extremo. Eu não via a hora do livro acabar logo, pois não estava suportando mais essa garota.
" - Se cuida, Cody.
De repente, sinto vontade de levar os gatos comigo. A ideia de voltar para casa sozinha me deixa arrasada. Por mais que queira ficar a quilômetros de distância de Ben McCallister, agora que estou fazendo exatamente isso, percebo o alívio que é dividir esse fardo com alguém.
- Obrigada. Você também. Tenha uma boa vida.
Não é bem isso que quero dizer; acabo soando petulante. Mas talvez isso seja o melhor que você pode desejar para alguém." pg. 56
A recepção desse livro foi muito boa, pelo que vi. É um livro adolescente, que envolve amores e dramas psicológicos. História sobre suicídio também atraem muito. Junta com a boa escrita e tem tudo pra dar certo.
Mas pra mim, a busca de Cody era em vão. Ela precisava apenas culpar alguém pela morte da tão amada amiga que escondia praticamente toda a sua vida. Eu ficava me perguntando "onde ela quer mesmo chegar?", a culpa da morte de Meg era da própria Meg. Não foi nenhum ser da deep web que a matou e se ela procurou isso, foi porque queria há muito tempo.
Logo, o foco do livro muda para um romance melodramático que qualquer amigo não aceitaria. Não é, nem de longe um bom livro, na minha opinião. Uma história forte que enfraqueceu drasticamente do meio pro final.
Nota: 3. Capa incrível, edição impecável e trabalho de marketing excelente. Uma ótima escrita, num enredo entediante. Infelizmente, o livro não deu certo comigo e acho que fui o único a escrever uma resenha negativa. Talvez eu tenha ido com muita expectativa após receber o kit da editora e saber que a autora vem ganhando muito prestígio.
_____________________________________________________________
Um abraço
Markus A.
Oiie Markus, eu vi esse livro na Saraiva e ele me pareceu bem interessante, mas depois de ler sua resenha fiquei meio com o pé atrás, será que vale mesmo a pena comprar ele?
ResponderExcluirP.S.: Amei sua resenha
Abraços!
http://meumundoraay.blogspot.com.br/
Oi, Ray!! Se você gosta de YA, vale a pena sim ^^
ExcluirAbraços
Olá, Markus.
ResponderExcluirPelo visto o trabalho de marketing foi melhor do que o trabalho de escrita, pois já vi algumas críticas que concordam com a sua.
Eu não leria a obra. Não é meu tipo de livro, detesto algum dos clichês inseridos na obra e de livro que não acrescenta eu estou correndo.
Excelente resenha.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.
Olá! Sim, o trabalho de marketing foi melhor que o trabalho de escrita, na minha opinião. Não vi outras opiniões negativas ainda!
ExcluirAbraço
Oi, Markus! Tudo bem? Putz, que pena que o livro não tenha sido tão legal assim... Eu já li umas resenhas bem positivas para essa obra, então estava bem animado para ler Eu Estive Aqui, mas agora comecei a ficar preocupado. Os pontos negativos que você expôs não me agradaram, então estou com receio de ler o livro. Mas adorei a resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Oi, Tony! Eu também vi muitas resenhas super positivas do livro, mas não funcionou comigo, sabe? Eu não vi mesmo onde gostar do livro!
ExcluirAbraço
Oi,
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro. Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas tenho muita curiosidade.
Bjs!
Viciados Pela Leitura
Oi, Iris! Caso tenha interesse, não comece por esse livro haha'
ExcluirBeijos
Poxa, Markus, fiquei bem triste em saber que você não gostou do enredo, justamente porque esse foi o primeiro livro da Gayle que tive vontade de ler!
ResponderExcluirBeijão, Guta! ♥
www.opinada.com
Oi !! Ah, que pena. Mas leia, quem sabe você gosta??
ExcluirMuita gente gostou *-*
Bjs
Estou louca para ler esse livro !
ResponderExcluirAssim como você , o que mais me encanta nos livros da Gayle é a sua escrita , que é de uma qualidade inarrável :)
Beijos ...
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oi, Diane!! Sem dúvidas, a escrita dela é de muita qualidade!! Boa leitura!
ExcluirBeijos
Não curto muito a Gayle desde Se Eu Ficar, não sei se leria outro livro. Talvez quem sabe...
ResponderExcluirdevoradores2livros.blogspot.com.br
Um xero.
Oi, Moises! Ainda não li Se Eu Ficar, mas vou arriscar em breve e insistir nessa autora!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu também tenho esse livro, mas ainda não estou convencida da escrita da Gayle, lerei com certeza esse mês, mesmo estando com um pé atrás. Mas acho ótima a abordagem sobre suicídio, um tema recorrente e ainda assim um tabu.
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Oi, Kamila! Eu também gosto da abordagem sobre suicídio, mas nao achei que deu certo nesse livro :/
ExcluirOlá Markus,
ResponderExcluirConfesso que não gosto de jeito nenhum da escrita da "Gayle Forman", até confesso que a capa é linda e tudo mais. Mas, não sinto vontade nenhuma de ler.
Até mais, beijocas
https://quetal-carol.blogspot.com/
Oi, Carol!
ExcluirA capa é linda msm, né?! Mas eu até curti a escrita dela. Não deu certo, pra mim, foi a história mesmo!
Beijos
Olá Markus, já ouvi falar desse livro, e fiquei com bastante vontade de lê-lo, mas você sabe, sem money hehehe. a capa é muito linda.
ResponderExcluirAbraços
http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/
Oi, Pedro ! Entendo hahaha'
ExcluirA capa é linda msm ne!
Abraços
Oi Markus!
ResponderExcluirQuando vi que você fez resenha de Eu Estive Aqui eu não imaginava que seria negativa.
Realmente, os comentários que li até agora foram bem positivos e confesso que minhas expectativas estavam altas. Acho que não vou esperar mais tanto dessa obra.
No entanto, acho a escrita da autora muito envolvente e espero conferir o que ela fez neste livro rs.
Um abraço,
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Oi, Bárbara! Peguei o livro com muita expectativa e achei que seria uma ótima leitura. Realmente a escrita é muito envolvente, mas a história, nem tanto.
ExcluirRecomendo que leia, já que estava interessada antes!
Abraço
Oi, Markus! Tudo bem? Que pena que o livro não te conquistou, mas foi legal saber sua opinião sincera. Ainda não li nada da Gayle Forman e estou esperando o hype dos livros da autora passar para que eu não leia com altas expectativas, como foi o seu caso. Apesar disso, essa é a história que mais me deixou curiosa justamente pela temática do suicídio, esse é um assunto delicado e muito pouco trabalhado, gostaria de ler mais tramas que o trabalhassem de maneira correta. E essa capa é linda, o que aumenta ainda mais a minha vontade de tê-la na minha estante! Bjs
ResponderExcluirJéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Oi, Jéssica!! Eu recomendo que leia, sem grandes expectativas. A surpresa é bem melhor que a decepção, certo?
ExcluirO tema trabalhado desperta curiosidade, assim como a capa atrai muito. Comigo, a história criada não deu muito certo!
Beijos
Meu primeiro contato com a autora foi lendo "Se eu ficar", sinceramente gostei demais da narrativa, da história e leria outros livros dela. Ou melhor: lerei assim que tiver oportunidades.
ResponderExcluirAbraço, www.likelivros.blogspot.com
Oi, Érick!
ExcluirAinda não li Se Eu Ficar e com certeza vou arriscar! Já que gostou, recomendo sim que leia esse!
Abraço
Oie
ResponderExcluirTudo bem?
Confesso que tenho muita vontade de ler por da Gayle e do Se eu ficar *0* A escrita dela, realmente prende a gente ;p
Beijinhos Screepeer
screepeer.blogspot.com
Oi!! A escrita dela é muito boa mesmo!! Ainda vou ler Se Eu Ficar!
Excluirbeijos
Olá,
ResponderExcluirAcho que você já sabe que minha opinião é completamente contrária a sua, eu adorei o livro, confesso que curti cada coisa, as pequenas coisas. Não fiquei descrente com relação ao negócio dos gatos, até porque foi um sinal da amizade das duas que já não estava muito boa... Mas enfim, em meu conceito o livro é muito bom.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi, Inês! Eu li sua resenha do livro e vi que você curtiu muito!! Infelizmente, não deu certo comigo :/
ExcluirBjos
Olá!
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha, porém, para mim, quanto mais gato melhor...rsrs... brincadeira!
Beijos!
SUA ESTANTE
Gatita&Cia.
Oi, Tati!!
ExcluirAiin n suporto mais gatos kkkkk
Bjs
Na verdade, a autora também não me encantou :(
ResponderExcluir"Se eu ficar" não deu certo pra mim, com o tempo até fiquei tentada em ler "Eu estive aqui" mas com sua resenha resolvi minha dúvidas e deixo Gayle pra quem é mais fã hahahah Adorei ver uma resenha sincera assim :)
bj.
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Oi, Jess! Estou querendo ler Se Eu Ficar, mas com medo de não dar certo de novo!! Acho que farei o mesmo, deixar a Gayle pra os fãs haha'
ExcluirBjs
Espero do fundo do meu coração, não detestar tanto assim este livro! kkk
ResponderExcluirSério Markus, eu estava com tantas expectativas boas em relação a ele!
Bom, depois de ler eu te conto!
Beijinhos
www.wonderbooksdaalice.com
Oi, Alice!! Me conta sim! Infelizmente, não deu certo pra mim, mas espero que seja uma boa leitura pra voce!
ExcluirBeijos
Oi KinhUUu!!!
ResponderExcluirPOsso falar? Garrei trauma dos livros dessa mulher depois de "Se eu ficar". Em Todos os livros dela alguém morre e tem um toque paranormal também ? Não que eu tenha algo contra, mas vamos mudar um pouquinho né?
Não sei, não vou arriscar não. Next...
Boa resenha, moço.
Abraço =)
Diego, Blog Vida & Letras
http://blogvidaeletras.blogspot.com
Oi, Di!
ExcluirEu quero ler Se Eu Ficar, mesmo com esse tanto de comentários negativos hahah'
Mas se n curtiu, nao leia esse !!
Abraço
Oie,
ResponderExcluirtenho este livro em casa, mas ainda não peguei para ler.
Confesso que tenho quase certeza que ele não vai ser uma grande paixão rsrsrs
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Olá!!
ExcluirLeia sem expectativas, pode ser que você goste! hhe'
Bjs
Olá Markus,
ResponderExcluirAo contrário de você, amei esse livro.
A Gayle mexeu com meus sentidos e, em determinados momentos, quis me suicidar.
Apesar de não termos o mesmo ponto de vista, gostei bastante da sua opinião e achei totalmente válida.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oi, Bruna!! O livro agradou muita gente mesmo! Até agora fui não li uma resenha negativa. Que bom que você gostou!
ExcluirBeijos
Oi Markus!
ResponderExcluirEu só li "Se eu ficar" da Gayle Forman e não curti. Tanto que nem quis conferir outro livro dela.
Acho a proposta de "Eu estive aqui" interessante, mas meu trauma falou mais alto, rsrs.
Que bom que a sua primeira experiência com a autora foi mais positiva que a minha.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Oi, Mari! Não foi tão positiva assim, né! kkk Apesar disso, eu vou tentar ler Se Eu Ficar!
ExcluirBeijos
Oi
ResponderExcluiracho que você é o primeiro que vejo e que não curtiu tanto a leitura, eu quero ler esse livro pais parece ser legal e li dois livros da autora e gostei, acho que todo livro hoje em dia tem elementos clichê, acho que é um pouco difícil fugir disso.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oi, Denise! Eu tambem acho, viu! :/
ExcluirSe voce gostou de outros livros da autora, vai gostar desse tambem!!
Bjs
De todos os livros que tratam sobre suicídio, esse é um dos que não me interessa. E saber que a história se perde do meio para o fim também não é muito animador.
ResponderExcluirBjus
Anna - Letras & Versos
Oi, Anna! Eu até gosto do tema, mas realmente nao deu mto certo nesse livro!!
ExcluirBjs
Ainda não li nada da autora mas sou bem curiosa para saber como é a sua escrita. Sua resenha me lembrou o livro A Playlist de Hayden que também trata de suicídio e sobre uma busca por respostas que no final não dá em nada.
ResponderExcluirBeijoos,
Sétima Onda Literária
Oi, Mandy! Eu ia comentar na resenha que lembra muito A Playlist de Hayden, mas acabei nao colocando! Os livros são bem parecidos por esse motivo!
ExcluirBjs
Oi Markus, em primeiro lugar adorei a sinceridade de suas palavras.
ResponderExcluirQuando eu vi a capa deste livro achei que falto criatividade, parece mais do mesmo, mas não tive a oportunidade de ler o livro, então não posso julgar, mas realmente, está é a primeira critica que leio sobre o livro.
Beijos e até mais.
http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/08/primeira-impressao-dez-coisas-que.html
Oii!
ExcluirQue bom que gostou. Ainda não vi críticas negativas a respeito do livro. Eu gostei da capa, apesar de ser no mesmo estilo das outras capas da autora.
Beijos
Oi Markus,
ResponderExcluirNão tive uma experiencia muito boa com o livro Se eu Ficar da autora, achei a história muito parada ( emocionante) mas parada e cheia de detalhes que podiam passar despercebido.
Então desde aquele livro, não tive vontade de ler mais nada autora.
Que pena que não gostou do livro :/
Visitando pela primeira vez e seguindo o blog!
Bjs e até mais!
http://diarioelivros.blogspot.com.br/
Oi, Jessica! Apesar dos comentários negativos, eu vou tentar ler Se Eu Ficar !
ExcluirBjos. Obrigado por seguir.
Oi, Markus!!!
ResponderExcluirOlha, não gosto da Gayle e não gosto de livros que tenham suicídio, sendo assim, esses são dois motivos que eu tenho para não ler "Eu Estive Aqui"! hahahaha
É um tal de lançarem livro que tem suicídio...peguei birra!
Eu acho a Gayle muito apelativa, sei lá...não sinto emoção!
Bom, pelo menos você disse que a história não enrola...dos males, o menor! hahahaha
Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
Oi, Tamires!!
ExcluirUltimamente, têm lançado vários livros com esse tema ne? hahaha'
Não curti meu primeiro contato com a autora, mas vou insistir ainda
bjs
Depois de ler "Se eu ficar" e "Para onde ela foi", tenho muita curiosidade de ler os outros livros da autora.
ResponderExcluirhttp://postandotrechos.blogspot.com.br/
Olá!! Ainda lerei Se Eu Ficar. Espero gostar mais!
ExcluirBjs
Oi Markus!
ResponderExcluirLi da autora Se Eu Ficar e gostei bastante. Tenho Pra Onde Ela Foi, mas ainda não li.
Esse livro parece ser bem interessante, uma pena que o enredo tenha ficado entediante.
Beijos,
Epílogos e Finais
Oi, Bianca!!
ExcluirEu também tenho Pra Onde Ela Foi e não li ainda!! Vou tentar ler Se Eu Ficar pra ver se gosto!
Beijos
Olá, Markus! Tudo bem?
ResponderExcluirAndei sumido, mas cá estou eu! Nunca li nada da autora, apesar de ter interesse em praticamente todas elas, bem, esse não se encaixa em minha lista de desejados '~' Depois do que você falou, mesmo a resenha tendo sido negativa, fiquei meio tentado a conhecer a história, haha. Mas não o farei, pois sei que posso me arrepender. Parabéns pela resenha!
Abs!
Jhonatan | Leitura Silenciosa
Oi, Jhonatan! Quanto tempo! Eu também tinha interesse em todas as obras da autora. Mas minha primeira experiência nao foi muito boa :/
ExcluirAbraços
Oi Markus, confesso que antes eu não estava com muita vontade de ler o livro, mas depois que vc falou fiquei curiosa sobre o deep web. Nunca tinha reparado que muitas protagonistas de YA tem gato, mas tbe não leio muito YA kkkk
ResponderExcluirAbç,
Boo Nina (gi)
http://www.rascunhocomcafe.com/2015/08/a-garota-no-trem-as-aparencias-enganam.html#.VcJTpflViko
Oi, Gi! Eu comecei a reparar isso ultimamente e fiquei com birra kkk'
ExcluirAbraço!
Oii!
ResponderExcluirEsse livro tá na meta de leitura desse mês! Vou ler com umas amigas. Fiquei extremamente chateada em saber de como o livro não te convenceu :(
Mas vou ler (por causa do projeto) e depois te digo o que eu achei.
O kit da arqueiro é sensacional.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Ana!! Te desejo uma boa leitura. Me conta como foi depois!
ExcluirBeijos
Markus, eu tinha uma opinião sobre Gayle e suas histórias quando li "Se Eu Ficar" e "Para Onde Ela Foi", que eu pretendia confirmar ou não com uma nova leitura de outra obra da autora, mas sua resenha já me fez ter uma boa ideia que minha opinião se mantém.
ResponderExcluirEla aborda temáticas muito interessantes, instigantes e escreve muito bem, mas tem o dom incrível de criar protagonistas fracas, de personalidade que irritam o leitor.
Adorei a resenha.
Bjs*.*
MaH
O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br
Oi, MaH
ExcluirRealmente, a escrita dela é muito boa e a protagonista desse livro é muito fraca. Ainda nao li Se Eu Ficar, mas já muitos comentários assim.
Beijos
Oi Markus!!
ResponderExcluirEu estou começando o livro "Se eu ficar" e também estou gostando da escrita de Gayle. Gosto bastante de YA, mas esse livro me preocupou um pouco por você ter dito que se irritou com a Cody rsrs. É muito chato quando existe esse tipo de personagem principal que você quer entrar no livro e sacudí-la até criar alguma noção rsrsrs, isso já aconteceu comigo diversas vezes.
Já li muitos YA e realmente quase todos tem gatos o_ò, mas ainda não me irrito porque felinos são meus animais favoritos, então não tem problema. rsr
Seguindo de volta porque realmente gostei do seu blog ;)
Beijos!!
Quer falar de livros?
Olá! Obrigado por seguir !
ExcluirA escrita da Gayle é até boa e tenho vontade de ler outros livros, mas esse... não deu certo pra mim.
Eu AMO gatos, mas sei lá, irritei já de tanto gato! kkk
Beijos
Oi
ResponderExcluirBom, eu não li nada da autora ainda, mas assisti Se eu ficar, baseado na obra dela, e me decepcionei. Não que a estória não seja boa, mas é que criei tanta expectativas que fiquei me perguntando: "Tá. Cade o resto?". Uma pena que o livro não tenha sido uma boa leitura pra você. Dá uma tristeza quando a autora se perde no meio do livro, né? Ainda mais quando a escrita é envolvente e o início é super promissor.
Um beijo
Vidas em Preto e Branco
Oi, Lary !! Gente, porque Se Eu Ficar fez tanto sucesso, hein? Ninguém gostou totalmente. Sei lá, eu vou ler pra tirar minhas conclusões definitivas sobre essa autora.
ExcluirBeijos
Olá !
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que paro para ler sobre esse livro, e poxa.. Negativa, mas bem sincera, gosto disso.
Estava bem ansiosa e cheia de expectativas pela leitura, mas confesso que depois dessas criticas me desanimei um pouquinho..
Tenho um caso de amor e ódio pelos livros da tia Gayle Forman kk, entrei em colapso algumas vezes com os fins de suas histórias, mas acho que já acostumei..
Enfim, ótima resenha ♥
Beijinho :*
http://sorvete-literario.blogspot.com
Oi, Lari! Sinto muito ter te desanimado. Mas olha, essa história não tem um "final", então pelo menos isso n vai te afetar kk
ExcluirBeijos
Eu quero tanto esse livro (scr)!!! Gayle é uma diva!!! amei o post!!!
ResponderExcluirhttp://literandototal.blogspot.com.br/
Oi, Arthur!!
ExcluirNão consegui achar isso da Gayle ainda. Vou ler mais dela! kk