Caro amigo,
Vim hoje escrever a resenha do livro "Se Arrependimento Matasse" do autor parceiro do blog, Alma Cervantes! Eu li o livro bem rápido porque é uma história que pede pra ser lida com rapidez!
Saiba mais sobre a nossa parceria com o autor aqui!
Sinopse:
Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.
Dados sobre o livro:
Editora: Novos Talentos
Ano de Publicação: 2013
Páginas: 246

Resenha: "Se Arrependimento Matasse" foi uma leitura bastante instigante! Eu o li em pouco tempo porque não conseguia parar por imensa curiosidade. A narrativa me prendeu e a sabedoria e criatividade do autor me surpreenderam!
Começa com três adolescentes ( Alex, Rebeca e Alice), que são amigos e não se veem há muito tempo que estão indo passar uns dias no hotel dos pais de Alex. Antes de falar qualquer coisa, Alice é um homem! Confesso que no início achei que as referências a ele como sexo masculino eram erros gramaticais, mas logo logo é explicado que ele é um rapaz e é muito "zoado" por esse nome.
Quando eles chegam ao hotel, são recepcionados pelos funcionários Andrei e Jeremiah, já conhecidos de Alex. O autor quis ressaltar um tom misterioso nos dois, acredito que para tornar a leitura mais curiosa e preparando o leitor para próximos acontecimentos, ou pra já ir trabalhando o papel de detetive do leitor.
Após chegarem aos seus quartos, os garotos decidem ir até a sala de estar pra colocar a conversa em dia. Durante a conversa, um homem com aparência mais misteriosa ainda chega a portaria do hotel, ignora a recepção e vai direto ao grupo a procura de informações sobre o hotel. De cara, isso também já é mais um indício para o papel de detetive. A descrição do homem é completamente suspeita a qualquer coisa. Alguém morreria em qualquer hora, isso já é explicado na sinopse, então o autor faz uma espécie de "brincadeira" com o leitor, dando indícios e dicas de quem poderia ser o futuro assassino.
Mais tarde, é a hora do jantar, onde todos os poucos hóspedes do hotel e os donos, pais de Alex, se reuniram na sala de jantar para o banquete feito por Victor, o cozinheiro do hotel. Durante o jantar, são interrompidos com a chegada de uma nova hóspede. Os olhares todos se voltam pra ele, pela sua beleza e simplicidade. Com o passar do tempo, há um pouco de conversa e até um bom entrosamento entre os presentes. Todos são apresentados tanto entre si quanto ao leitor e isso dá uma abertura ao livro. Após o jantar e um jogo de cartas entre os três garotos, Dante e Frederica, esses dois últimos sendo um professor que estava recém hospedado no hotel e a mulher que havia chegado durante o jantar, todos os hóspedes vão para seus respectivos quartos. Quanto, então, são surpreendidos por uma queda de energia. Minutos depois, são avisados e aconselhados a descerem à sala principal. Quando todos estão presentes, é dada a notícia de que Victor, o cozinheiro, havia sido assassinado.
O pânico toma conta de todos e Frederica é quem toma as primeiras atitudes. Primeiramente, causa desconforto suas atitudes investigativas, mas logo logo todos a aceitam e entendem que não havia muita coisa a ser feita.
A partir daí, a tensão toda conta de todo ambiente e o livro se baseia nas investigações realizadas por Frederica. Quem seria o assassino? Estavam seguros? Ele iria agir de novo? O assassino estava presente entre os hóspedes? Como descobrir?
Em uma trama recheada de suspense, ação e tensão, o autor conseguiu criar uma história profundamente criativa. Cada cena, cada acontecimento são trabalhados minuciosamente, de modo a garantir um ótimo desfecho. A inteligência do autor é surpreendente. A capacidade de criar cenas, pistas, suspeitos e mexer com a cabeça do leitor tentando descobrir quem é o assassino foi excelente.
É suspense garantido. Um ótima leitura. Um ótimo desenrolar. Um ótimo trabalho! Recomendo à todos que leiam.
Sobre a edição: Um ótimo trabalho da editora. Poucos ou nenhum erro ortográfico. Capa curiosa e bem trabalhada. Folhas amareladas. Orelhas. Letras médias e com bom espaçamento. Tudo para garantir uma ótima e proveitosa leitura.
Nota final: Infelizmente ou felizmente, não sei dizer, eu já "descobri" o assassino logo no início. Isso, devido à algumas pistas ou histórias que, se não fossem relacionadas ao assassino, não fariam sentido algum no livro. Isso me atrapalhou na parte do suspense em investigar quem poderia ser, porque nada me fazia pensar o contrário. Fora isso, foi uma leitura bastante agradável e divertida. De novo, a inteligência e criatividade do autor me surpreendeu muito! Nota 4,5.
É isso! Obrigado por ler até aqui. Espero que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro. Recomendo muito!
Um obrigado também ao autor pela parceria!! Muito sucesso e parabéns pela imensa inteligência na criação dessa obra!
Meu companheiro de leitura! *-*
Abraços!
Markus A.