quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Resenha: Se Arrependimento Matasse - Alma Cervantes


Caro amigo,

Vim hoje escrever a resenha do livro "Se Arrependimento Matasse" do autor parceiro do blog, Alma Cervantes! Eu li o livro bem rápido porque é uma história que pede pra ser lida com rapidez!
Saiba mais sobre a nossa parceria com o autor aqui!

Sinopse:
Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes. 

Dados sobre o livro:
Editora: Novos Talentos
Ano de Publicação: 2013
Páginas: 246

Resenha: "Se Arrependimento Matasse" foi uma leitura bastante instigante! Eu o li em pouco tempo porque não conseguia parar por imensa curiosidade. A narrativa me prendeu e a sabedoria e criatividade do autor me surpreenderam! 
Começa com três adolescentes ( Alex, Rebeca e Alice), que são amigos e não se veem há muito tempo que estão indo passar uns dias no hotel dos pais de Alex. Antes de falar qualquer coisa, Alice é um homem! Confesso que no início achei que as referências a ele como sexo masculino eram erros gramaticais, mas logo logo é explicado que ele é um rapaz e é muito "zoado" por esse nome. 
Quando eles chegam ao hotel, são recepcionados pelos funcionários Andrei e Jeremiah, já conhecidos de Alex. O autor quis ressaltar um tom misterioso nos dois, acredito que para tornar a leitura mais curiosa e preparando o leitor para próximos acontecimentos, ou pra já ir trabalhando o papel de detetive do leitor. 
Após chegarem aos seus quartos, os garotos decidem ir até a sala de estar pra colocar a conversa em dia. Durante a conversa, um homem com aparência mais misteriosa ainda chega a portaria do hotel, ignora a recepção e vai direto ao grupo a procura de informações sobre o hotel. De cara, isso também já é mais um indício para o papel de detetive. A descrição do homem é completamente suspeita a qualquer coisa. Alguém morreria em qualquer hora, isso já é explicado na sinopse, então o autor faz uma espécie de "brincadeira" com o leitor, dando indícios e dicas de quem poderia ser o futuro assassino.  
Mais tarde, é a hora do jantar, onde todos os poucos hóspedes do hotel e os donos, pais de Alex, se reuniram na sala de jantar para o banquete feito por Victor, o cozinheiro do hotel. Durante o jantar, são interrompidos com a chegada de uma nova hóspede. Os olhares todos se voltam pra ele, pela sua beleza e simplicidade. Com o passar do tempo, há um pouco de conversa e até um bom entrosamento entre os presentes. Todos são apresentados tanto entre si quanto ao leitor e isso dá uma abertura ao livro. Após o jantar e um jogo de cartas entre os três garotos, Dante e Frederica, esses dois últimos sendo um professor que estava recém hospedado no hotel e a mulher que havia chegado durante o jantar, todos os hóspedes vão para seus respectivos quartos. Quanto, então, são surpreendidos por uma queda de energia. Minutos depois, são avisados e aconselhados a descerem à sala principal. Quando todos estão presentes, é dada a notícia de que Victor, o cozinheiro, havia sido assassinado. 
O pânico toma conta de todos e Frederica é quem toma as primeiras atitudes. Primeiramente, causa desconforto suas atitudes investigativas, mas logo logo todos a aceitam e entendem que não havia muita coisa a ser feita. 
A partir daí, a tensão toda conta de todo ambiente e o livro se baseia nas investigações realizadas por Frederica.  Quem seria o assassino? Estavam seguros? Ele iria agir de novo? O assassino estava presente entre os hóspedes? Como descobrir? 
Em uma trama recheada de suspense, ação e tensão, o autor conseguiu criar uma história profundamente criativa. Cada cena, cada acontecimento são trabalhados minuciosamente, de modo a garantir um ótimo desfecho. A inteligência do autor é surpreendente. A capacidade de criar cenas, pistas, suspeitos e mexer com a cabeça do leitor tentando descobrir quem é o assassino foi excelente. 

É suspense garantido. Um ótima leitura. Um ótimo desenrolar. Um ótimo trabalho! Recomendo à todos que leiam.

Sobre a edição: Um ótimo trabalho da editora. Poucos ou nenhum erro ortográfico. Capa curiosa e bem trabalhada. Folhas amareladas. Orelhas. Letras médias e com bom espaçamento. Tudo para garantir uma ótima e proveitosa leitura.

Nota final: Infelizmente ou felizmente, não sei dizer, eu já "descobri" o assassino logo no início. Isso, devido à algumas pistas ou histórias que, se não fossem relacionadas ao assassino, não fariam sentido algum no livro. Isso me atrapalhou na parte do suspense em investigar quem poderia ser, porque nada me fazia pensar o contrário. Fora isso, foi uma leitura bastante agradável e divertida. De novo, a inteligência e criatividade do autor me surpreendeu muito! Nota 4,5. 

 É isso! Obrigado por ler até aqui. Espero que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro. Recomendo muito! 
Um obrigado também ao autor pela parceria!! Muito sucesso e parabéns pela imensa inteligência na criação dessa obra! 

Meu companheiro de leitura! *-*

Abraços!

Markus A.



sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Parceria: Entre o Céu e o Mar - Robson Gundim


Caro amigo,

é com muita felicidade que venho anunciar mais uma parceria! Se você acompanha o blog, deve ter percebido que meu foco é sempre estar divulgando autores nacionais. Eu realmente tomei muito gosto pela literatura brasileira e, se eu posso trabalhar nisso, não há porque não o fazer! 
Mas enfim, vamos falar da parceria de hoje. 

O livro em questão é "Entre o Céu e o Mar".  De cara, eu já fiquei muito interessado nesse clima do livro. Parece ser um romance bem atrativo, que foge do convencional !

Dados do livro:
Paginas: 320
Editora: Modo
Ano: 2013

Sinopse:
Annette Legrand - descendente de ingleses - imigra para os Montes Apuseni ainda quando criança, para viver nos ermos campestres longe dos rigores da guerra. Ela acaba conhecendo e vivendo junto a um garoto chamado Richter Belmont, um orfão adotado pelo romeno Loweed Schwartz. Com o passar dos anos, Annette e Richter descobrem que irão se separar; ela é levada para um colégio interno na capital Bucareste e Richter fica sozinho no rancho. Doze anos depois, formada e transformada numa deslumbrante mulher, ela regressa ao território que marcou a sua infância, redescobrindo o marcante e profundo sentimento que uniu sua vida à de Richter. Contudo, o que Richter não sabe, é que Annette noivou-se com Nicholas Willefort, um nobre herdeiro de um conde, com quem ela irá se casar...


Sobre o autor:
Robson Oliveira Gundim nasceu na cidade de Gandu-Ba. Reside atualmente em Jequié. É estudante universitário, desenhista e escritor. Autor do livro “Entre o céu e o mar – Uma odisseia além do oceano”, também participou da antologia “O último dia antes do fim do Mundo”, “Amores Impossíveis” e “The King”. Sempre foi amante da literatura e da sétima arte, e ressalta: “Creio que esses foram os principais componentes que me fizeram se interessar pela arte de criar e escrever.”


Quem for na Bienal de SP, que começou hoje, poderá ver sobre o livro e a revista de arte que reúne todos os desenhos contidos no livro.
Veja alguns (pra ampliar é só clicar na imagem):


Esse é o livro que contém todos os desenhos:  


Como eu já disse, os livros estão sendo apresentados na Bienal de SP. (Como eu queria estar lá).



Redes Sociais


Onde Comprar



Obrigado! Estou muito feliz com essas parcerias que estou fechando! Espero que se interesse pelo livro, assim como eu!  
Um abraço!
Markus A.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Resenha: Herói - Emerson Dantas e Pimenta


Caro amigo,

Escrevo hoje a resenha do livro Herói, do nosso parceiro Emerson Dantas. Foi muito legal e divertido ler o livro e conversar com o autor durante a leitura. E eu me segurei muito pra não perguntar o que ia acontecer.
Saiba mais sobre a parceria, leia sobre o autor e o livro aqui!


Sinopse: 
“Em uma quarta-feira qualquer a vida pode se transformar completamente. No que parecia ser um dia comum, a história de Eric muda de forma inexplicável. Sendo apenas mais um em meio a tantos, com sua família normal, os mesmos amigos de sempre, e as inseguranças de qualquer adolescente, Eric sofre um acidente e quando desperta se vê em um lugar completamente estranho. Não há nada ao seu redor que faça sentido. Nada familiar. É quando ele decide se levantar e procurar uma maneira de voltar para casa, encontrando pessoas, perigos, amigos, inimigos, o amor; situações fantásticas que mudarão completamente o seu destino.”

Dados sobre o livro:
Páginas: 216
Editora: Buriti
Ano: 2014
Skoob: Herói

Resenha:

"Porque para conseguir não basta querer. Tem que acreditar e agir. Colocando a frente de tudo o sentimento. E não ter medo de errar. E se errar, não ter medo de aceitar"

    Além de uma boa história, tem uma ótima escrita. As coisas combinaram. “Herói” foi uma das leituras mais agradáveis que eu já tive. Sabe aquela escrita que te faz não querer parar de ler? Tipo, te prende, te faz imaginar todo o cenário e não apresenta dificuldades. Em um livro pequeno, o Emerson conseguiu criar uma ótima fantasia. Eu me apaixonei pelo livro e espero logo a continuação. Enfim.

    O livro conta as aventuras de Eric, um estudante do ensino médio não muito popular e em busca de um “motivo”. Tem amigos pelos quais tem muito amor, incluindo Mariana, por quem tem um amor platônico. Eric percebe uma mudança na sua vida a partir do momento em que, numa noite, tem um sonho bastante diferente. No sonho, ele se torna invisível. Ninguém o vê, ninguém nota sua presença e ele se sente em outro mundo. Seria um pesadelo comum, se ele não se sentisse tão vivo e "acordado". Perto do fim desse sonho, ele vê uma mulher com aspecto fantasmagórico que o encara e ela não sai mais de sua cabeça. Após acordar ele se encontra completamente atordoado com o sonho e visão da mulher ainda permanece nos seus pensamentos.

    A narrativa do livro é bem empolgante e contagiante. Uma pitada de humor sempre torna tudo mais agradável e o autor não economizou nisso. No início, fica a ideia de um livro pacato (não no mau sentido, eu digo, com um história simples), numa pequena cidade. Mas aí que tá...


    Em dia comum estão Eric, Mariana e seus amigos no carro rumo a escola quando uma caminhonete começa a segui-los em alta velocidade numa avenida e provoca um acidente. Quando Eric acorda, se encontra num lugar totalmente estranho e desconhecido. Tipo, O QUE? 
     É. Como se fosse um coma, Eric não está mais no local do acidente, não lembra o que aconteceu depois e para onde foram seus amigos. Sem saber o que fazer, pra onde ir e como voltar pra casa, o garoto resolve andar pelo lugar, tentando entender onde está. Quando encontra uma garota se banhando num riacho.

A partir daí, o livro começa a surpreender ainda mais. Essa garota se chama Elli, e é uma princesa. Para a má sorte de Eric, Elli estava acompanhada, vigiada por Androw, um cara com um semblante amedrontador, que agarrou o garoto pelas costas. Sem saber como agir, Eric tenta fugir, mas é recapturado por Androw. O touro podia até matá-lo com Galiel, sua espada, mas foi contido por ordens da princesa. Androw e Elli o levam ao castelo para encontrar o rei e este decide que Eric deve ser aprisionado nas masmorras suspeito de ser um feiticeiro. As roupas, a mochila, o semblante completamente diferente do normal contribuíram para a decisão. O rei é um bom homem, porém estava bastante preocupado com um baile que teria em seu castelo e nada poderia dar errado. Nada poderia dar errado... 

Se Elli não tivesse gostado tanto do estudante, as coisas seriam diferentes. Ela o visitava em sua prisão as escondidas todas as noites e um dia abriu a prisão e o levou até o riacho. Não seria spoiler se eu falar que rolou um clima entre os dois, né?! Até porque já ficou claro isso desde o primeiro momento que os dois conversaram. Sendo assim, Elli queria ter a presença de Eric no baile e bolou um plano para que ele fosse. Já sabendo como sair da prisão, no dia do baile, Eric vai até o riacho para se banhar e se vestir com as roupas que foi presenteado. Lá conhece Tigo, um híbrido. Uma mistura de ser humano com gato. Jamais vista pelos olhos de Eric. A criatura tentava roubar suas roupas, mas era uma criança e não amedrontou o estudante. 


"Eric deitou no chão e ela deitou ao seu lado. E ambos fitavam o céu. Aos poucos ela foi se aproximando até ter sua cabeça posicionada sobre o peitoral dele. Suas mãos agora acariciavam os cabelos dela, devagar e inocentemente afagando os dedos entre os fios.
__ Posso ouvir seu coração - falou a princesa num sussurro que por pouco não se perdeu na brisa.
__ E o que ele te diz?
__ Que você quer voltar pra casa - ela o instigou.
__ Ele não mentiu - confessou sem saber por quê."

*choro* 


Então tudo começa a dar errado, ou certo demais. Tigo tenta roubar as roupas de Eric, mas não consegue e acabam se tornando amigos depois que o estudante salva a vida do pequeno híbrido. Os dois vão ao castelo e de início Elli não aceita a presença do pequeno. Até que uma série de coisas acontecem (eu não posso falar) e os três fogem. Eric, na intenção de achar o caminho de casa. Elli, na intenção de reencontrar com sua mãe. Tigo, se sentindo no lugar certo pela primeira vez na vida.

Essa fuga é repleta de aventuras emocionantes e de tirar o fôlego. No caminho, eles conhecem Lori, uma kira acrobata que foi contratada para matar o garoto, porém acaba se tornando uma grande amiga. Lori...  como eu queria falar logo dela.
Ela foi a personagem que mais me cativou, a que eu mais gostei. Ela ficou na minha cabeça como uma ninja (gostosa, sexy) e com habilidades impressionantes de luta. Tudo que ela fazia e falava me agradava e eu queria que ela sempre estivesse presente no livro. Tá, eu gostei mesmo dela. 

Enfim... Emerson é um grande escritor. Construiu ótimos personagens, numa ótima narrativa, numa ótima história. Repito, uma das melhores leituras que eu já fiz. Eu me apeguei tanto ao livro, o devorei. Só não foi tão rápido devido à inúmeras coisas que eu tinha que fazer, mas foi tão agradável ler.
Todos os personagens conquistam o leitor e não há nenhum que eu não tenha gostado.

Sobre a edição: 
Cara. E essa capa? Como eu tinha falado no post da parceria, eu achei essa capa super criativa e interessante. Condiz muito com o livro. As folhas são amareladas, tem um bom espaçamento e letras não tão pequenas. Há alguns erros de gramática, mas nada que atrapalhe. Um ótimo trabalho da editora.


Notal final:  Não tenho o que reclamar do livro. É tudo ótimo. No final do livro eu tomei um susto muito grande pensando que ia acontecer uma coisa, mas ainda bem que não aconteceu. E o legal é que a história não acaba. Na última folha, o autor fala o que ainda falta e deixa claro sobre a continuação. Isso provocou muita ansiedade. Eu realmente só tenho a elogiar o livro e agradecer ao Emerson. Foi um aventura muito boa, eu fiquei querendo mais e quase tive um surto quando acabou. 
Outra coisa que eu achei bastante legal e criativo foi o início de cada capítulo. Cada um tem um pedaço de uma frase, que no final forma tipo um poema muito legal. Isso é inovador. E eu sempre ia anotando o pedacinho de cada pra ver o que ia formar no final.
Não podia ser uma nota menor que 5.


Então, é isso! Espero que tenham gostado da resenha. Caso interessem em comprar o livro, os links estão nessa postagem: Parceria Herói
Eu recomendo todo mundo a ler, porque, nossa. É um ótimo livro, de um ótimo autor! Vale muito a pena.
Muito obrigado a você que leu até o final! Deixe um comentário e concorra a uma carta cheia de marcadores (inclusive de Herói).
Muito obrigado também ao autor. Por ter escrito esse tão belo livro. Por ter aceitado a parceria. Por me dar a honra de poder ler essa maravilhosa história. Por ser paciente enquanto eu lia. Por ser tão amigável. Enfim! Muito obrigado mesmo e um abração. Desejo muito sucesso e que venham mais livros e mais fãs. Porque sim, eu já sou fã! Haha'


Selfie com Herói pq sim! 


Um abraço!
Markus A.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ruby Sparks - A Namorada Perfeita

Caros leitores,
como estão?
Assisti diversos filmes final de semana e um deles foi "Ruby Sparks - A Namorada Perfeita". Depois que vi, fiz meus pais e meus irmãos assistirem. Realmente gostei dele.

Esse filme escrito por Zoe Kazan, conta a história de Calvin (Paul Dano), um romancista que após um grande sucesso tem um bloqueio e não consegue escrever. Ele faz terapia para tentar voltar a escrever, tentar fazer amigos e superar o chute na bunda de sua ex-namorada, Lila (Deborah Ann).
Após um sonho ele simplesmente volta a escrever e não consegue mais parar. Ele começa a escrever a história de Ruby (Zoe Kazan), uma garota que foi criada em Dayton (Ohio), é artista, cria data de quando ela nasceu, quantos namorados teve, enfim, uma infinidade de coisas. E então ele se descobre apaixonado por ela. Até que um dia ele acorda e Ruby simplesmente está lá em sua casa, com sua camisa.
Ele pensa estar louco, então ele descobre que as pessoas podem vê-la. Seu irmão não acredita quando ele conta, mas aí ele vê e também não acredita. A partir daí tudo o que ele escreve sobre ela acontece. Como ela está se sentindo, línguas que fala, enfim. Uma loucura só.
O filme é muito fantasioso, mas é incrível. Você se pergunta se ela é mesmo real durante o filme, às vezes dá a impressão de que não passa de sonho. E você fica louca esperando pelo final. Que te surpreende infinitamente!
Aqui está o trailer pra vocês!



Se já viram me digam o que acharam!
Senão deem uma olhada, vale a pena mesmo!
Beijinhos,
Ruuh!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Parceria: Rico e Joana em O Pirulito Assassino - Maria Izabel



Caro amigo,

Venho anunciar mais uma parceria !! É com a autora do livro "Rico e Joana", Maria Izabel.
Eu conheço esse livro desde o seu lançamento e tava numa vontade imensa de poder ler! A autora e toda sua equipe foram muito simpáticas e adoráveis! Quem acompanha a fã Page do livro no facebook, sabe do que eu to falando. São sorteios, jogos, humor e um carinho com o leitor que não se vê em qualquer lugar.
Vamos falar do livro. Eu já li alguns capítulos e já posso dizer que é uma história muito envolvente e uma leitura muito boa!! É um livro pra qualquer idade e só pelos primeiros capítulos já garante muita diversão!! 


Sinopse:
"Um atípico assassino vestido de palhaço faz suas vítimas desferindo golpes com um enorme e duro pirulito de rapadura. O renomado e habilidoso detetive Rico Dantas e a destemida Joana Coquinho irão desvendar esse mistério.

Com um enredo dinâmico, cheio de ação, mistério, aventura, suspense, romance e diálogos recheados de humor, o romance policial (primeiro volume da série) prende a atenção do leitor do início ao fim, de forma a agradar a todas as idades. Em um estilo próprio do narrador, as cenas inusitadas vão pouco a pouco desnudando a trama central ao longo de todo o romance. Quando então, nos capítulos finais, é revelada a verdadeira identidade do palhaço assassino e os motivos que o levaram a matar suas vítimas à pirulitadas, em um desfecho emocionante, que surpreenderá até o mais atento dos leitores."



Dados do livro:
Paginas: 322
Editora: Isis
Ano: 2012
Skoob: Rico e Joana


Sobre a autora:

Maria Izabel Gomes Silva é natural da Paraíba, onde graduou-se em Farmácia e Análises Clínicas, pela Universidade Estadual da Paraíba. Em 2000, foi morar na cidade de Fortaleza-CE,  onde realizou especialização em Microbiologia e Parasitologia, Mestrado em Ciências  Farmacêuticas e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é docente da Faculdade Grande Fortaleza e pesquisadora pós-doutoranda da UFC, na cidade de Fortaleza, onde reside com seus esposo e filho. Possui vários trabalhos científicos (incluindo artigos e capítulos de livros) publicados em periódicos nacionais e internacionais. No entanto, escreve também sobre variados temas de ficção, incluindo os volumes da série policial “Rico e Joana”. O primeiro volume da série policial foi publicado em 2012, pela Editora ISIS, e tem agradado leitores de todas as idades.

Redes Sociais:



E-mail para contato: ricoejoana.promocoes@gmail.com


Onde Comprar:

Editora Isis (frete grátis)



Em breve eu faço a resenha e conto como foi poder ler esse livro. 
Espero que se interessem e gostem! 
Abraços! 


Att, 
Markus A.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Resenha: Morte Súbita - J.K. Rowling



Caro amigo,


Hoje escrevi a resenha do livro Morte Súbita, da J.K. Rowling. Eu queria muito escrever essa resenha porque precisava falar com alguém logo sobre esse livro. Como você vai ver, a matéria ficou enorme, mas espero que te interesse e leia até o final. Obrigado!! 


Dados sobre o livro: 
Páginas: 504
Editora: Nova Fronteira
Lançamento: 2012

Sinopse: 
Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.




Resenha: 

Primeiramente, se você é apenas um fã de Harry Potter, que não tem o costume de ler livros e espera de Morte Súbita mais uma aventura emocionante e mágica da J.K., nem se dê ao trabalho! Morte Súbita é um livro bastante criticado por jovens que esperavam uma história mais emocionante e um livro mais fácil de ler. Mas como a própria editora diz: J.K. escreve seu primeiro livro adulto. Preciso dizer que foi uma leitura bastante difícil, porém logo se tornou agradável. Conheço várias pessoas que não conseguiram ler, inclusive minha mãe, por causa da complexidade do livro. 
A história se passa na pequena cidade de Pagford e a escrita vai mudando de cenário, mostrando a vida dos personagens que, apesar de alguns muito separados, sempre têm algo que os liga. Acho que soou confuso, mas a ideia é essa. Sempre tem alguma coisa ligando todos os personagens da história, o que é muito interessante. Nessa cidade, aparentemente é tudo normal. As pessoas seguem seu cotidiano e a autora ressaltou diversos casos que são presentes em todas as cidades. Brigas de pais e filhos, brigas entre ricos e pobres, ciúmes entre casais, brigas entre professores e alunos, rebeldia, uso de drogas, preconceito, bullying, homossexualidade, etc, etc. 
Toda a base do livro está na morte súbita de Barry Fairbrother. Ele era um cara muito importante na cidade e sua morte abalou todos os personagens. Então a trama toda rola em cima dos mistérios da sua morte e ocupação do seu lugar no conselho paroquial. Sede de poder, infidelidade, grandes segredos, o livro é repleto de descobertas e acontecimentos que te deixam de boca aberta. 

Eu achei alguns personagens extremamente chatos e entediantes. E tem muita história desnecessária, que não faria falta alguma no livro. O livro é muito grande e complexo. O leitor demora a entender e pegar o ritmo, mas quando entende, torna a leitura agradável. 
Outros personagens eu adorei muito e fizeram toda a diferença na “seriedade” do livro. Te provocam risos, choros, angústia, pena, alívios e uma série de sentimentos que te faz querer ler mais e mais.

Não dá pra falar sobre os personagens em si e a história porque eu entraria em detalhes e daria spoilers. Mas vou falar dos personagens que eu mais gostei:
Andrew: Ele é um cara muito indeciso. Tem uma relação a ferro e fogo com o pai, apesar de não ser muito problemático. Tem um amor platônico por Gaia, ama fumar e faz de tudo pra surpreender o amigo Bola. Ele não é um cara mau, mas agradar o amigo é um objetivo dele e ele faz o que for preciso pra isso. Se alguém já assistiu o seriado Skins, vai perceber que ele se assemelha muito com o personagem "Sid". 
Krystal: Essa garota é muito problemática. Mas lógico. A mãe é uma viciada em drogas e não quer nada com a vida além de não cuidar direito do seu irmãozinho, Robbie. No fundo, ela é uma garota de sonhos, que quer mudar tudo e garantir um futuro para o irmão. Ela foi a que mais sofreu com a morte de Barry, pois ele era o que mais demonstrava interesse e preocupação na vida dela. A sua rebeldia e a quantidade de palavrões que ela diz assustam de início, mas logo você percebe que ela é uma garota legal que sofreu muito e criou armaduras. Eu estava completamente "caído" por ela, até que ela fez uma coisa lá pro final do livro que me deu vontade de matá-la!!  

Fiz uma lista dos personagens, pode ajudar quem tiver começando a ler:

Barry Farbrother é casado com Mary Fairbrother. Filhos: Fergus, Decla, Nianh e Siobhan
Howard Mollison é casado com Shiley Mollison. Filhos: Patrícia e Miles Mollisson, que é casado com Samantha Mollison e tem como filhos Lexie e Libby.
Collin Wall(Pombinho) é casado com Tessa Wall. Filho: Stuart(Bola)
Simon Price é casado com Ruth Price. Filhos: Andrew e Paul
Vikram Jawanda é casado com Parminder Jawanda. Filhos: Jaswant, Rajpal e Sukhinder
Gavin Hughes é namorado de Kay Bawden, mãe de Gaia.
Terri Weedon é mãe de Krystal e Robbie.
Maureen Lowe. Sócia de Howard

Ainda tem alguns outros personagens, mas de pouca presença. Entre eles, Obbo. Um filho de um p*ta. E, se você ler, vai entender o porquê. Ele é um desgraçado, sem caráter, desumano e f*de com a vida da Krystal.  ¬¬  O personagem que eu mais odiei em todos os livros que eu já li.  Mas enfim...


Sobre a escrita: Eu já conhecia a escrita da J.K. e sei que ela é um tanto detalhista. Ela gosta de fazer imaginar cada cena perfeitamente e as descreve num lírico contagiante. A simplicidade das frases, misturada com a poesia descritiva, torna algumas cenas muito lindas e passa um filme perfeito pela sua cabeça. A quantidade de “palavrões” no livro extremamente grande, mas pelo lado bom, isso torna a leitura mais cotidiana. Afinal, os palavrões estão presentes na nossa vida todo o tempo, queira ou não.

Sobre a edição: Um belíssimo trabalho da editora. Capa fosca. Arte semelhante à original. Folhas amareladas. Letras médias. Não há o que reclamar da edição e eu sou completamente apaixonado por esse livro.

Resumindo tudo: Não é um livro fácil. A história é complexa. Os personagens são muitos e de características muito pessoais. Quando se pega o ritmo, é possível ligá-los e entender o motivo de cada um ter sido criado e sua importância no livro. 


Apesar de conter várias partes entediantes, eu não queria que acabasse. Quando cheguei na página 500, lágrimas desceram não só pelo acontecimento final, mas porque eu sabia que não ia desapegar tão fácil de alguns personagens.
Fiquei feliz em saber que a BBC e a HBO farão a adaptação do livro em uma minissérie! Não acharia tão legal se fosse apenas um filme, porque iriam cortar muita coisa necessária. As filmagens já começaram e ainda não há uma data de estreia. Entre os personagens, o mais comentado é “Howard” que será interpretado por Michael Gambon. Sim, o eterno Dumbledore!!  Pra quem não sabe, Michael Gambon atuou como Dumbledore a partir de Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban, após a morte de Richard Harris. Além de Júlia McKenzie que atuará como Shirley Mollison, esposa de Howard

Olha aí algumas fotos divulgadas do início das gravações. Os personagens mostrados são o Howard e a Shirley Mollison



Nota final: Então. Que livro difícil. Mas que história. Que escrita. J.K. é dona de uma criatividade tão impressionante. Acredito que a única coisa que atrapalhou foi a quantidade de histórias não tão necessárias e que tornaram o livro muito grande. 

Enfim, caso você tenha lido, deixe sua opinião sobre o livro aí, porque eu preciso muito ler e conversar com pessoas que já leram.  
É isso, espero que tenha gostado! Até a próxima! Abraços!!  

Att, 
Markus Andrez.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Robin Williams

Caros leitores, como estão?
Ontem o cinema perdeu mais um grande ator. E à pedidos vou falar sobre ele: Robin Williams.
Robin era um grande comediante. Fez trabalhos na televisão e em teatro, mas a maior parte de seus trabalho se deu no cinema. Então nada mais justo que relembrar cinco filmes que marcaram a sua carreira.


  1. Bom dia Vietnã 

    Nesse filme de comédia dramática , Robin interpreta um DJ completamente irreverente da rádio das forças armadas estado-unidenses. É ele quem faz a alegria dos soldados americanos no Vietnã.
  2. Gênio Indomável

    Nesse filme, William faz um papel coadjuvante. O filme traz a história do Will, umjovem que é um gênio da matemática e que tem que fazer terapia por determinação da lei, mas ele não aceita. Até que Sean(Robin Williams) aparece e faz com que Will aceite o tratamento.
  3. Patch Adams - o amor é contagioso

    Hunter, tenta suicídio, e após isso descobre que tem o dom de ajudar as pessoas com o humor. Ele vai estudar medicina e encontra várias barreiras, porque as pessoas não acreditam que seus métodos possam dar certo.
  4. Amor Além da Vida

    Esse romance baseado no livro de Richard Matheson, conta história de um casal, que perde seus filhos em um acidente. Após quatro anos da morte de seus filhos, eles estão levando uma vida praticamente normal. E então acontece a morte de Chris(Robin Williams). Abalada pela morte de sua família, Annie não aguenta o sofrimento e comete suicídio. E por isso sua família não poderá nunca mais se reencontrar. Mas Chris não deisiste, afinal, se trata de sua família.
  5. O Homem Bicentenário

    E não dá pra lembrar de Robin Williams sem falar no seu papel mais marcante no cinema. Nesse filme, Robin faz o papel de Andrew, um robô que foi feito apartir das três leis da robótica (um robo não pode ferir um ser humano; um robo deve obedecer ordens; um robo deve proteger sua propria existencia). Acontece que com o tempo Andrew adquiri características humanas(curiosidade, inteligência e emoções). A partir daí Andrew começa uma busca para se tornar cada vez mais humano.
E aí, qual desses vocês mais gostam? Ou tem algum outro filme dele que vocês curtem?
Espero que tenham gostado!
Até a próxima!
Beijos,
Ruuh